Tendências do mercado de eventos para 2019

O mercado de eventos renova constantemente as suas tendências e, a cada ano, as novidades aumentam e estão cada vez mais conectadas ao mundo da tecnologia. Quem deseja se manter competitivo nesse mercado e fazer com que seu evento desperte cada vez mais interesse do público precisa ficar atento às novidades do setor e se planejar para o que o futuro o reserva.

Hashtag em fundo azul claro
Hashtag em fundo azul claro

Estar atento às tendências do setor e tirar proveito delas, pode ser o diferencial para seu evento se tornar um sucesso. Através das tendências, você se coloca a frente dos eventos concorrentes, potencializando a divulgação, atraindo mais inscritos, melhorando o acesso do público ao local, aumenta a sua base de dados e a eficácia da coleta, etc.

Sabendo disso, neste post descrevemos as principais tendências para o próximo ano, para que em 2019 seu evento se destaque e atraia muitos participantes. Em 2019, alguns fatores ficam no passado, enquanto outros se tornam mais atuais que nunca.

Vamos conferir o que 2019 reserva para os eventos?

O Marketing Experiencial segue forte

Nos últimos anos o marketing experiencial ganhou muita força dentro do mercado de eventos e, para 2019, a tendência se mantém. É uma ferramenta que tem causado impacto nos participantes de eventos e que oferece inovação na forma do público interagir com as marcas presentes no evento e com a própria marca do evento.

As ações de marketing que envolvem experiências aumentam a fidelidade entre o público e a marca, atrai mais patrocinadores e aumenta o retorno sobre o investimento no evento. Essas ações fazem com que os participantes tenham uma relação ativa e direta com as marcas, que mesmo após o evento estarão na mente desses consumidores e promove também o compartilhamento dessas experiências nas redes sociais.

Diversas pesquisas já apontam que os eventos em que o público se satisfaz ouvindo horas de palestras e apresentações sobre um assunto, produto ou serviço acabaram. Atualmente, o público busca uma posição ativa durante os eventos, quer participar, descobrir e se encantar com o que está sendo apresentado a ele.

Quadro com desenho de lâmpadas somadas a engrenagem resultando em um gráfico em ascensão
Quadro com desenho de lâmpadas somadas a engrenagem resultando em um gráfico em ascensão

Em eventos esportivos, isso pode ser explorado através da tecnologia da realidade virtual, levando os atletas e participantes do evento a muitas realidades de prova diferentes, por exemplo. Isso atrai o interesse de muitos patrocinadores e incentiva o compartilhamento desse momento nas redes sociais.

Outras ações podem ser exploradas, como stands ensinando a prevenir acidentes durante a prática do esporte ou exposição de pequenas amostras do seu serviço, como um estúdio de fotografia promover um encontrão de amigos durante o evento e os presentear com as fotos do evento.

Verba curta não é desculpa para não realizar grandes ações de marketing de experiência. Aliar a criatividade da sua equipe de organização aos objetivos dos patrocinadores do evento é uma boa saída para driblar a pouca grana que você tem disponível. Ações simples, como stands para tirar selfies personalizadas ganham força nesse cenário. Mas sua criatividade pode voar ainda mais longe para promover uma experiência inesquecível para quem comparecer ao seu evento.

Câmera fotográfica mirando palco de show
Câmera fotográfica mirando palco de show

As principais máximas a serem seguidas dentro das ações de marketing experiencial são promover uma experiência que seja inesquecível para o público e gerar compartilhamento da ação em outras mídias. Dessa forma, seu evento irá atrair os olhares de muitos outros atletas ou participantes para a próxima edição.

Adivinha quem se tornou onipresente também nos eventos? A tecnologia!

A tecnologia segue firme em 2019! Muitos organizadores de eventos ainda mantêm os seus processos de organização do evento manuais, evitando a tecnologia, mas essa é uma tendência que está cada vez mais perto do fim.

As etapas de organização de eventos estão migrando pouco a pouco para os meios digitais, automatizando as tarefas e possibilitando maior organização do tempo para criar estratégias que proporcionem aos participantes experiências únicas.

Tablet e teclado sobre a mesa
Tablet e teclado sobre a mesa

A tecnologia está tomando conta dos eventos através de aplicativos que otimizam a organização dos eventos, promovendo agilidade, conforto, engajamento, segurança e alta performance para coletar dados. As inscrições e compra de ingressos em sites especializados já se tornaram algo comum e facilitam a rotina do atleta e a coleta de dados para ações e conhecimento do público por parte da organização.

A tecnologia, inclusive, é muito presente para ativar o marketing experiencial e, quase sempre, mostra-se indissociáveis, tamanha correlação entre essas duas tendências, como em ações que envolvem realidade virtual, associação a redes sociais, etc.

Há uma forte tendência, inclusive, de que grandes eventos criem seus próprios apps com informações sobre tudo relacionado ao evento: aceitam inscrições, fotos, criam redes para os participantes interagirem no espaço, envio de notícias, pesquisas pós-venda, etc. Esses aplicativos aumentam o engajamento do público com a marca do evento e torna muito mais confortável a participação na competição.

A venda de ingressos online chega para facilitar a vida dos organizadores e dos participantes dos eventos, pois permite que a inscrição seja feita de casa e que os organizadores coletem mais informações e de forma organizada de seus inscritos.

Além disso, através da venda de ingressos online, é possível se manter em contato com o público através dos dados informados, enviando ao público dicas para competir, para chegar ao local do evento, como se preparar, o que o espera no evento, dicas sobre a modalidade, sobre material esportivo, sobre o mercado de atuação dele, etc. Dessa forma, você contribui ativamente para que a participação do seu atleta ou inscrito no seu evento seja uma experiência completa e enriquecedora.

Imagem simulando interface WhatsApp
Imagem simulando interface WhatsApp

Os QR Codes são outro meio que está facilitando a vida das equipes nos eventos, seja facilitando o credenciamento , evitando filas, seja para encaminhar os participantes a determinadas áreas do site ou para determinadas experiências online, etc.

A realidade virtual é outro fator que está tomando conta dos espaços nos eventos, criando experiências únicas para os participantes e os levando para um universo totalmente imerso na atmosfera do evento.

Mulher com óculos de realidade virtual
Mulher com óculos de realidade virtual

Toda essa tecnologia aumenta o interesse de patrocinadores pelo seu evento, pois permite que as marcas se tornem ativas durante o acontecimento e tenham alta taxa de engajamento da sua equipe. Além disso, os participantes entram em contato com a sua equipe de forma muito mais fácil, aumentando também a satisfação de quem está participando do seu evento, despertando o desejo de estar presente na próxima edição.

A tecnologia chegou para facilitar a vida dos organizadores, tornar os processos mais fáceis e organizados e para conectar os três pilares de qualquer evento: organização, patrocinadores e participantes. Em 2019 ela estará mais forte do que nunca. Fique atento a essas novidades!

A preocupação com a sustentabilidade é cada vez maior

O uso de tecnologia permite que a organização do evento tenha essa consciência ecológica. Utilizando tecnologia para promover o seu evento, consequentemente, o uso de material impresso reduz, se adequando a essa tendência mundial, que está tomando conta de todos os setores. Afinal de contas, se preocupar com o meio ambiente é se preocupar com a nossa própria sobrevivência, certo?

A preocupação com a sustentabilidade tem se tornado também pauta dentro da maior parte das empresas. Ou seja, se preocupar com esse fator também irá facilitar na captação de patrocinadores, visto que uma das máximas do patrocínio é encontrar um evento que tenha a ver com a identidade da empresa.

Mas, muito além da utilização de papéis, a preocupação com a sustentabilidade visa também adotar o uso de materiais recicláveis, economia de energia e se preocupar com o mínimo de emissão de gases possível, para retardar os impactos do efeito estufa.

Mãos segurando terra e planta
Mãos segurando terra e planta

Esse cuidado pode ser tomado ao investir em materiais para premiação com artigos que sejam ecologicamente corretos, com o racionamento de energia no local, evitando o desperdício, etc. Toda atitude que mostre empatia e que evite ao máximo o impacto ao meio ambiente é bem-vinda nesse cenário.

Quanto mais personalizado, melhor!

As gerações mais novas estão cada vez mais acostumadas a consumir conteúdos específicos, como as sugestões da Netflix, que seguem as preferências apontadas pelo usuário, o Daili Mix do Spotfy, as suas redes sociais, o anúncio daquele produto que andou pesquisando, etc.

Além disso, cada um de nós gosta de se sentir especial para alguém, sentir que algo foi feito exclusivamente para nós, não é verdade?

Isso está cada vez mais forte no mercado de eventos e chega com força total para 2019!

Essa personalização pode ser considerada nos eventos em cada detalhe, como na inscrição, ao enviar o convite para alguém participar do seu evento e personalizar os campos com os dados da pessoa. Quando recebemos um e-mail do tipo “Inscreva-se agora!” é um sentimento, mas quando recebemos uma mensagem que diz “Ei Priscila, venha conhecer nosso evento” o sentimento é outro. Nos sentimos mais próximos daquela mensagem, sentimos que ela foi escrita especialmente para nós.

Várias caixas de presente com mensagem "Just for you"
Várias caixas de presente com mensagem "Just for you"

Esse é um exemplo até bobo, mas simples de como a personalização pode estar em cada detalhe do seu evento.

Uma comunicação pessoal, que considera a jornada de compra do cliente, que leva em conta a sua personalidade, é um aspecto que tem impacto direto na relação do cliente/atleta/participante com o seu evento.

Essa máxima tem relação direta com as outras tendências anteriores, pois a tecnologia permite esse conhecimento mais aprofundado do cliente, que irá gerar uma experiência inesquecível e personalizada.

A personalização fica ainda mais evidente em um detalhe que poucos podem pensar: na premiação.

Quando você conhece seu público, já sabe bem como é seu perfil e que tipo de troféu, medalha ou placa irá agradá-lo mais. Aqui na empresa, por exemplo, sabemos que os organizadores de eventos para equinos preferem troféus mais largos e que organizadores de eventos de artes marciais preferem medalhas de ferro, que são mais pesadas.

A sua premiação será uma extensão do que foi o seu evento, uma lembrança permanente que os participantes terão do seu evento. Por isso, você precisa considerar personalizar o máximo possível, para que os atletas tenham uma boa lembrança do seu evento, uma relíquia da experiência que ali viveram.

Pódio da CBM com campeão segurando troféu placa de acrílico
Pódio da CBM com campeão segurando troféu placa de acrílico

Isso pode ser feito através de formas variadas, como personalizando o recorte, apostando forte na identidade visual do evento impressa no prêmio, escolhendo materiais de maior qualidade, investindo em designs exclusivos e, se os vencedores/homenageados já forem conhecidos antes do evento, imprimindo seus nomes nos artigos, para torna-los os mais únicos possíveis.

Integrar on e off-line

Pode parecer contraditório, pois acabei de falar que a tecnologia segue firme no mercado de eventos para 2019, mas você vai entender bem o que estou dizendo nas próximas linhas.

Muitas pessoas veem nos eventos esportivos um meio de escapar de loucura do dia-a-dia ou ainda da onipresença dos meios digitais. Isso em caso de atletas amadores. Atletas profissionais podem utilizar as redes justamente para se conectar com seus fãs, seus patrocinadores e promover as suas carreiras.

Em meio a essas duas realidades existe um fato que é presença certeira em qualquer evento, esportivo ou corporativo: o desejo de muitos atletas, amadores ou profissionais ou ainda desejo dos espectadores de compartilhar a experiência que viveu durante a competição/evento.

Homem sobre tela de celular prestes a largar em uma corrida de atletismo
Homem sobre tela de celular prestes a largar em uma corrida de atletismo

Por isso, proporcionar uma integração entre o mundo off-line com o online é fundamental para que seu evento seja um arraso em 2019.

Isso pode ser feito promovendo uma experiência única para os que estão presentes no seu evento e possibilitando que essa experiência seja compartilhada em suas redes.

Disponibilize Wi-Fi para o público do evento e torne a descoberta da senha uma integração entre os presentes, com charadas e brincadeiras. Promova as ações de marketing experiencial a partir daí. Faça com que as pessoas ali presentes se desconectem do mundo exterior, mas que depois possam compartilhar o que viveram.

Em um evento, se você percebe que as pessoas estão o tempo todo com “a cara enfiada” no celular, é nítido que o que está acontecendo ali provoca tédio nas pessoas. Mas, se você percebe que todos estão interagindo, sorrindo e que esquecem algum instante das tecnologias, é porque foi capaz de promover uma sensação diferente para os participantes.

Inclua um espaço para as fotos interativas, para conversas e reunião de uma galera, ofereça para seus patrocinadores opções de stands que interajam mais com o público presente, faça com que as pessoas se conectem ali, para depois se conectarem no digital.

Duas pessoas fazendo self sentadas em um cás
Duas pessoas fazendo self sentadas em um cás

Apostar nas tendências anteriores torna essa daqui muito mais possível.

Em resumo, aposte nas tendências

Agora você já sabe o que 2019 prepara para o mercado de eventos, se organize e já comece a planejar seus próximos eventos seguindo essas tendências, para você ficar a frente dos eventos concorrentes do seu.

Veja as tendências que mais se adequam ao seu público e se organize para oferecer o melhor para os participantes da sua celebração ou competição. Vale entender que o mercado muda e que é preciso se renovar com ele, para se manter atrativo para os participantes.

Duas dessas tendências nós sabemos que se encaixa em qualquer tipo de evento: personalização e experiência. Não importa se você conversa com um público conectado ou não, você precisa se preocupar em oferecer uma experiência inesquecível em seu evento e fazer com que o participante se sinta único em contato com a sua marca.

Duas pessoas brindando com cervejas ao pôr-do-sol ao fundo
Duas pessoas brindando com cervejas ao pôr-do-sol ao fundo

Conhecer seu público é fundamental para saber se apostar em tecnologia e sustentabilidade irá agregar valor para os participantes do evento. Isso pode ser descoberto através de pesquisas prévias junto aos inscritos.

De qualquer forma, agora você já sabe o que vem por aí e como se preparar para receber as novas tendências. E você? Sabe de alguma tendência que está chegando com força para o próximo ano e que nos esquecemos de citar? Conta pra gente e vamos trocar umas ideias sobre o mercado de eventos esportivos ou corporativos.

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