Roteiro para desenvolver o regulamento do seu evento esportivo

Não existe evento esportivo sem regulamento, não é mesmo? Já pensou que bagunça seria? Os árbitros fariam a regra que lhe desse a cabeça, os atletas fariam o que quisessem durante a competição, entre outros inúmeros problemas que surgiriam devido à falta de um regulamento.

As regras existem para que o esporte seja organizado, mais fácil de ser compreendido e, até mesmo, para garantir a segurança de todos.

Para te ajudar a organizar o regulamento do seu evento, para que ele seja claro, objetivo e fácil de ser memorizado, fizemos esse artigo com as etapas de desenvolvimento das regras de uma competição. Você pode adaptar esse roteiro para a sua modalidade esportiva.

Vários objetos referentes a julgamento, mesa de tribunal
Vários objetos referentes a julgamento, mesa de tribunal

Então, vamos conhecer o nosso roteiro para desenvolvimento de um regulamento para provas esportivas?

#01 Histórico e objetivos

Aqui é a fase de introdução do regulamento. Ele não fará sentido se os participantes não souberem a história da competição, a tradição, como surgiu, quem a criou, etc. Isso tudo ajuda os competidores a se ambientarem com o evento e entender o seu contexto.

Mostre o objetivo com que a competição foi criada, quais modalidades e categorias já fizeram parte dela, seu histórico, quem foram os campeões, os principais participantes, as histórias mais inusitadas, etc.

Escrevendo em um papel
Escrevendo em um papel

#02 Competição

No segundo item do regulamento, deve-se deixar claro como será o modelo da competição nessa edição.

  • Modalidades

Se a sua competição for uma gincana, olimpíada ou qualquer outro modelo de evento que irá reunir várias modalidades, como futsal, vôlei, handebol, basquete, é ideal elaborar uma descrição e um regulamento para cada uma dessas modalidades.

É preciso definir quais serão os critérios de pontuação, como o campeão é definido, etc.

Essas regras devem estar claras também quando sua competição é dividida em categorias. Corridas de rua, por exemplo, são divididas em caminhada, corridas de 3km, 6km, masculino e feminino, idade, etc. Já eventos de motocross são divididos pela potência das motos. Todas essas diferenças devem estar claras aqui nessa parte do regulamento.

  • Participantes

Definir quais são os critérios para inscrição e segmentação dos atletas dentro da competição, como idade, sexo, potência de motos, em que categoria ele pretende participar, etc.

Os atletas precisam saber claramente em quais categorias ou modalidades podem se inscrever, para evitar confusões como um atleta com 21 anos se inscrevendo, por engano, na categoria de 16 a 20 anos, por não ter compreendido bem essa questão aqui no regulamento.

  • Calendário

Defina o cronograma com o horário das provas, a data do evento, hora de credenciamento, distribuição dos kits, hora da premiação, etc.

Organizar dessa forma faz com que os atletas e o público se preparem para participar do evento, saibam os horários que precisam chegar, o que precisam fazer, etc.

Liste também todos os locais em que as provas serão realizadas, o período em que o evento será realizado, onde estarão arquibancadas, área vip, locais de descanso dos atletas, pontos de hidratação, horários das pausas para hidratação e descanso.

  • Modelo da competição

Como será a disputa e classificação para a competição. Serão etapas eliminatórias, grupos, rodízio, turnos, pontos corridos, quem chegar primeiro?

  • Coordenação técnica

Apresente os árbitros que serão responsáveis pela competição e, se possível, como eles avaliarão as pontuações. O que será irregular? O que poderá ser considerado atitude antidesportiva?

Para valorizar a competição e levar mais segurança para os atletas, apresente o histórico da comissão arbitrária, para que eles possam ver que os juízes da competição são sérios e conhecem bem as regras.

Mulher segurando tablet e mostrando a um homem
Mulher segurando tablet e mostrando a um homem

#03 Inscrições

Nessa etapa do regulamento você deve definir como se darão as inscrições do evento.

  • Número de participantes

A competição deve ter um número mínimo em cada categoria para que ela possa acontecer e um número máximo, por questões de segurança. Deixe essa quantidade clara aqui e, ao iniciar as inscrições, contabilize cada inscrição para ter esse controle.

Em caso de esportes coletivos, deixe explícito o número de participantes por equipe.

  • Requisito para se inscrever

Esses devem seguir os critérios descritos nos tópicos modalidades e participantes. E pode-se exigir algumas outras regras, como exames de saúde, índice técnico, documentação no comitê, e outros fatores que irão depender de cada organização de evento.

  • Especificações de cada categoria

São as informações como ranking, índice técnico, informações do uniforme. Esses dados podem ser apresentados pelos atletas na hora da inscrição.

  • Inscrição e pagamento

A forma mais fácil de gerenciar os inscritos do seu evento, receber o pagamento das inscrições e coletar as informações é através do seu site ou pelas inscrições na sua página no Facebook.

Por serem plataformas digitais, a organização das informações é feita automaticamente e facilita muito mais o planejamento da equipe do evento.

Além disso, as plataformas disponibilizam várias formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto bancário, pode oferecer opção de parcelar e tudo isso garante que você receberá de todos os inscritos, facilitando até a captação de verba do seu evento.

E, quanto mais fácil for para o atleta se inscrever, melhores forem as condições de pagamento, mais gente irá participar do evento pela facilidade.

Moto de competição com number plate em sua frente
Moto de competição com number plate em sua frente

#04 Classificações

É hora de definir como os campeões do seu evento serão reconhecidos, os critérios de pontuação, de desempate, separação por categoria, etc.

  • Critérios de pontuação

Os critérios de pontuação devem ser separados por modalidade, categoria e classificação geral. O campeão geral é o que tem a maior pontuação dentre todos no campeonato e é o que, normalmente, recebe a premiação de destaque.

Deve-se definir aqui o que soma pontos, o que pode subtrair pontos do competidor e como ele será considerado o campeão.

  • Critérios de desempate

É muito comum que aconteçam empates em competições esportivas e, portanto, é preciso estipular quais serão os critérios para desempatar em caso de resultados iguais. Pode ser confronto direto, sorteio, saldo de gols/pontos, maior número de determinadas manobras ou golpes, etc.

Analise as peculiaridades da sua modalidade e defina essa questão.

#05 Punições e irregularidades

Nesse item do seu regulamento você precisa definir o que será considerado irregular dentro da competição e como os infratores serão punidos.

  • Irregularidade na inscrição

Podem acontecer algumas irregularidades na inscrição dos atletas, como atleta vinculado ainda a outra equipe, inscrição na idade errada, inscrição duplicada, inscrição para menores da idade permitida no evento, etc.

Defina como você irá controlar esses problemas em seu evento e, principalmente, como será a punição dos infratores.

  • Casos de indisciplina

Há atletas que possuem comportamento indisciplinado, que são agressivos ou que não levam a competição a sério. Podem comparecer ao evento bêbados ou criar situações desconfortáveis para os demais colegas.

Defina o que será considerado comportamento inadmissível durante seu evento.

  • Casos de doping

É extremamente importante e justo que o seu evento possua esse controle antidoping, para evitar escândalos e que atletas que façam uso de substâncias ilícitas tirem proveito da situação e tenham vantagem sobre atletas que treinaram durante todo o ano.

  • Penalidades

Como serão as penalidades para cada caso de infração que pode ocorrer durante a competição? Defina todas com clareza aqui nesse item.

  • Comissão julgadora

Quem serão os responsáveis por julgar as irregularidades? Como farão o julgamento? Como o resultado chegará até o público em geral?

  • Recursos

Aqui você deve definir o que cabe ou não recurso, quanto tempo o atleta/equipe tem para recorrer, em quanto tempo será o novo julgamento, etc.

Atleta uniformizada sentada sozinha no campo ao lado de seu taco e capacete
Atleta uniformizada sentada sozinha no campo ao lado de seu taco e capacete

#06 Premiação

Esse é um dos itens de maior interesse dos atletas ao participarem de um evento esportivo, pois é a representação da conquista deles. Por isso, é importante detalhar como será essa etapa do evento.

  • Nomeação dos vencedores

Defina como os vencedores serão apresentados para todos, como e quando serão reconhecidos. Esse item tem relação direta com a classificação.

  • Relação de prêmios

É importante deixar claro para os atletas quais serão os prêmios distribuídos no evento. Quantos troféus, medalhas, homenagens, premiação em dinheiro terão ao total, vai haver premiação de participação, vai ganhar algum prêmio extra do patrocinador, etc.

  • Local de entrega e detalhes do cerimonial

A premiação será feita no dia do evento mesmo ou em outra data, em um coquetel ou cerimônia específica? Defina como será a premiação do evento e todos os detalhes relacionados a um dos momentos mais especiais de uma competição.

Observar o item cronograma do evento.

Pódio com troféus de ouro, prata e bronze
Pódio com troféus de ouro, prata e bronze

#07 Disposições gerais

Defina nesse campo as informações gerais sobre o evento, como cerimoniais, alojamento dos atletas, pousadas próximas ao evento, regras de conduta para as delegações e outros fatores que influenciam diretamente no dia do evento.

#08 Da organização do evento

Nesse campo é importante você apresentar todos os membros da equipe, suas funções e, se possível, até fotos, para que no dia do evento todos possam localizar a organização do evento em caso de alguns imprevistos.

Apresente também a identificação e assinatura dos organizadores do evento dos representantes de delegações e equipes, se for o caso do seu evento.

#09 Anexos

É o local ideal para colocar as informações extras do evento, como cartaz, convites, fichas para sorteio, mapas para chegar ao local do evento, especificações técnicas, calendários, etc.

#10 Divulgação do regulamento

Antes de mais nada, lembre-se de que você precisa divulgar essas regras para todos os participantes do seu evento, como atletas, comissão organizadora, público participante, técnicos das equipes, etc., pois isso ajudará a prevenir interpretações errôneas, discussões desnecessárias, dupla interpretação, mal-entendidos e outros problemas que podem surgir quando as regras da competição não estão claras.

Para isso, deixe um link em evidência no seu site com o regulamento completo, com fácil acesso para todos, envie por e-mail para cada um dos inscritos no evento e para cada membro da equipe. Se for o caso, imprima e distribua no dia do evento uma cópia para cada pessoa.

Faça também divulgações nas redes sociais do evento, com links diretos para o regulamento e até algumas com conteúdos específicos sobre algumas regras. Deixe todos os seus canais de comunicação com o público sempre abertos para esclarecer dúvidas (que sempre surgem).

O mais importante é mostrar que a equipe organizadora do seu evento é transparente e que vocês estão às ordens para evitar qualquer constrangimento no dia do evento.

Eventos com regras que não são claras para todos os participantes, que deixa dúvidas sobre algumas partes do regulamento, dá margem para duplas interpretações, confusões, discussões e desgaste dos competidores.

Homem assinando documento
Homem assinando documento

... Hora de fazer suas regras!

Um evento sem regras não possui ordem e coloca em risco até a integridade física dos atletas e do público. Por isso, você não pode deixar de definir o regulamento do seu evento.

Agora, após ter esse roteiro completo para desenvolver um regulamento para uma competição, ficou bem mais fácil fazer o seu, não é?

Então, conta aqui pra gente... Como você faz o regulamento do seu evento? Você se preocupa com essa questão? Como os participantes da sua competição ficam sabendo sobre as regras? Estou te esperando aqui nos comentários, ta bom?

2 visualizações0 comentário