Qual a importância da escolha da premiação para o meu evento?

Que premiar atletas após o término de uma competição se tornou uma tradição há centenas de anos, isso você já sabe. Mas existem outros motivos, tão fortes quanto esse, para que você se preocupe em escolher a premiação do seu evento com tanto cuidado?

É isso que nós vamos ver a partir de agora nesse post que preparamos com muito carinho para você, com 07 motivos para que você cuide ao escolher a premiação do seu evento.

Troféus da Corrida da Virada sobre a mesa
Troféus da Corrida da Virada sobre a mesa

Vamos começar, então?

#01 Esse é o momento mais esperado pelo atleta

Desde a preparação física e treino para participar de diversas competições o atleta já está pensando nos troféus e medalhas que vão conquistar ao longo da carreira esportiva. Ao se inscreverem para uma competição, esse preparo fica ainda mais intensivo e a vontade de conquistar um lugar no pódio fica ainda maior. E todo esforço no dia das provas é voltado para esse fim: se superar e conquistar uma premiação.

Daí chega a hora de receber o seu prêmio e... O atleta se depara com um troféu totalmente sem graça, uma medalha sem acabamento e, às vezes, nem isso. Já pensou na frustração?

E esse é um dos motivos mais fortes que farão com que seu evento seja inesquecível para esse competidor, seja pelo lado positivo ou negativo.

Participantes de evento de judô no pódio com troféus em mãos
Participantes de evento de judô no pódio com troféus em mãos

#02 Lembrança permanente do que aconteceu no evento

Com certeza você já visitou um amigo que é atleta ou você é esse atleta e sabe que quem compete guarda com muito carinho os troféus e premiações que recebe ao longo da vida. E o troféu do seu evento será a lembrança eterna para esse atleta de tudo que aconteceu na data da sua competição.

E tem mais: os troféus mais significativos, imponentes, com design mais arrojado demonstram maior preocupação em valorizar a conquista do atleta e tendem a ficar em destaque nessa exposição de prêmios.

E, se você quer que o atleta tenha boas lembranças do seu evento, precisa entregar a ele um prêmio digno do valor da sua competição. Por isso, vale a pena investir um tempinho maior na escolha da premiação ideal para o seu evento.

Várias pessoas segurando medalhas de ferro em suas mãos
Várias pessoas segurando medalhas de ferro em suas mãos

#03 Esse é o momento mais fotografado pelos atletas e pela imprensa presente

A premiação é o momento mais fotografado e filmado pelos atletas, que anseiam em divulgar a sua performance de sucesso em mais um evento, e pela imprensa local que compareceu ao evento, que vai divulgar o resultado da competição e como foram as provas.

Pense que esse será o momento que ficará marcado como a “cara” do evento, já que estará estampado em jornais e redes sociais. E você quer sair bem na foto, né?

Essa divulgação do evento tem grande potencial para atrair novos públicos para os eventos que ainda irão acontecer. Há pessoas que, só por ver como o evento foi bem organizado, divertido e contou com a presença de muitos atletas, começam a planejar participar das próximas edições.

Homens segurando troféus de evento de rally
Homens segurando troféus de evento de rally

#04 Um bom prêmio valoriza a marca do evento

Quando o atleta se sente valorizado e vê que recebe uma boa premiação no evento, ele tende a falar mais sobre o evento, divulgar mais em suas redes sociais, contar sobre a experiência inesquecível que viveu durante a competição.

Mas quando o atleta sente que pagou pela inscrição e não recebeu uma boa experiência da organização do evento, ele sente que seu esforço foi em vão e, portanto, desvaloriza a imagem do seu evento.

Um troféu com design arrojado e diferenciado se torna uma marca registrada para um grande evento e o valoriza ainda mais.

E não precisa ser o maior troféu do mundo para isso. É só pensar em grandes premiações, como o Oscar, que é, talvez, a mais famosa de todas... O troféu não é grande, mas carrega uma simbologia muito forte. O troféu só precisa ter um significado importante e refletir a identidade da sua competição.

Troféus de MTB com acrílico e corte em forma de coroa da bicicleta
Troféus de MTB com acrílico e corte em forma de coroa da bicicleta

#05 Incentivo para os atletas voltarem na próxima edição do evento

Os atletas, quando sentem que foram valorizados pela organização do evento, com um bom troféu, além de uma boa organização e estrutura durante a competição, tendem a voltar nas próximas edições da competição.

É simples. Se você sente bem em algum lugar, sente que foi bem tratado e que seu esforço para estar ali foi valorizado, você sempre volta, certo?

E você, enquanto organizador de eventos, não vai ficar só em um evento, né? Ainda mais se a experiência do último que aconteceu foi um sucesso. Por isso, você vai precisar de inscritos também para as próximas competições e quanto mais atletas forem fidelizados nessa jornada, melhor é para os seus eventos, que contará com cada vez mais inscritos.

Além disso, nada melhor para demonstrar que você se importa com a superação do atleta do que um troféu imponente e com design único, não é mesmo?

Pessoa digitando - se inscrevendo para o próximo evento
Pessoa digitando - se inscrevendo para o próximo evento

#06 Valoriza a conquista e superação do atleta

A premiação é o momento de valorizar todo esforço do atleta para participar de competições da modalidade que ele escolheu seguir. É através do troféu que toda superação do atleta é colocada em evidência e é a prova de que ele realmente se esforçou para se destacar em seu esporte preferido.

A premiação se torna, ainda, um incentivo para que os atletas sigam treinando firme para conquistar lugares cada vez mais altos no pódio, até conquistar o 1º lugar em todos os eventos em que participar.

O troféu é o símbolo mais significativo para um atleta e o atleta é a razão de existir do seu evento.

Adestradores e donos de cavalos em uma premiação de Copa de Marcha
Adestradores e donos de cavalos em uma premiação de Copa de Marcha

#07 É um costume que vem desde a Idade Média

O costume de premiar vencedores vem desde a Idade Média. A tem origem do latino “tropaneum”, mas seu significado vem do grego “tropaion”, o qual significa mudança, reviravolta ou transformação.

Surgiu com a ideia de premiar grandes feitos militares em lutas bélicas e os primeiros prêmios eram um pouco estranhos: partes dos corpos inimigos.

Mas o conceito de troféu veio se modificando e passou a ser fortemente utilizado em competições esportivas para destacar grandes feitos. E foi ganhando forma até chegar ao que conhecemos hoje.

E se é um costume tão antigo, uma tradição tão enraizada nas culturas de todo o mundo, é bem provável que você decepcione se não seguir a ideia, já que é algo que todos esperam de competições esportivas.

Castelo antigo
Castelo antigo

... Vamos premiar?

Esses são os principais motivos para que você capriche na premiação do seu evento e deixe os atletas participantes da sua competição satisfeitos e empolgados ao falarem da experiência positiva que tiveram.

Como você planeja a premiação do seu evento? Está com alguma dúvida? Conta aqui pra gente nos comentários.


1 visualização0 comentário