Por que é importante se preocupar com o design da premiação do seu evento?

O que é design?

Design, segundo Steve Jobs, “é função, não forma”. O que Jobs quis nos dizer é que design vai muito além de visual e estética, tem a ver com inovação, usabilidade, informação, identificação. Design é o meio de aliar aspectos visual e funcional de um produto, trazendo ao usuário conforto e segurança.

Algumas pessoas ainda confundem design com arte, mas o design tem uma função útil que busca solucionar algo. Arte também pode buscar solucionar algo, mas é muito mais visual e essa máxima não é algo obrigatório em uma arte, que pode apenas expressar ou provocar reflexão sobre algo.

O design está praticamente em tudo que vimos: no celular, nos carros, na cadeira, na mesa, nas embalagens, na TV, etc. O design está ainda presente na estratégia de muitas empresas e seu entendimento vem sendo cada vez mais valorizado.

Dicas para seu evento esportivo

Feira, congresso, campeonato, etapa, exposição, não importando a modalidade, um evento esportivo precisa se diferenciar dos demais. Por isso, é de extrema importância, em primeiro lugar, criar uma identidade visual para fazer com que ele seja facilmente reconhecido e memorável. Uma boa identidade visual ajuda a fixar a marca do seu evento e dos seus patrocinadores nos participantes.

Uma boa identidade visual é indispensável para reforçar o posicionamento da sua marca e do seu evento e pode, inclusive, influenciar na decisão de alguém em participar ou não dele. Afinal, para um evento acontecer, ele precisa divulgar para alcançar os participantes e uma boa primeira impressão conta muito, não é?

A partir daí, o importante é manter o padrão visual em todo o evento. Na sinalização do local, na uniformização da equipe, em todas as peças de divulgação e, claro, na premiação.

Imagine que irá acontecer o seguinte: um atleta participa do seu evento e de mais alguns outros durante o ano e ele irá estampar os prêmios de cada um desses eventos em sua estante. Como você pode se destacar ali? Como, a partir disso, você pode promover o sentimento do participante desejar voltar outras vezes em seu evento e falar dele com orgulho? Através de um belo design na premiação!

Ao pensar na premiação do evento, escolha o que mais se adequa aos participantes: troféus, medalhas, placas, escarapelas, cinturão? Lembre-se de que premiações são momentos feitos para celebrar, para ficarem registrados na memória de quem esteve ali presente.

Pense como serão os materiais, MDF, acrílico, inox? Qual deles chamará mais atenção do seu público?

Procure inovar nos prêmios. Você já tem uma identidade visual definida. A partir daí, busque seguir a mesma linha de raciocínio ao escolher um modelo de troféu ou como ele será composto. Quanto mais você conseguir personalizar, mais ele terá a cara do seu evento.

Deixe as informações claras na identidade visual da sua premiação. Lembre-se que é algo que ficará exposto no escritório ou na sala da casa dos atletas, que são os locais onde recebem os amigos e, provavelmente, falarão sobre seu evento.

E não se esqueça de quem te apoiou! Dê o devido destaque aos seus parceiros e patrocinadores, pois eles acreditaram em seu evento, te deram suporte e esperam em troca, uma evidência digna de estampar algo que ficará guardado na memória dos atletas participantes.

Não deixe de separar uma parte verba da organização do evento para a premiação. Os organizadores de eventos costumam se esquecer dessa parte ou deixá-la mais para o final, mas os prêmios são muito importantes para os participantes, é um objeto que vão guardar com carinho e se recordar por um bom tempo sobre a data.

Não se esqueça de que pode haver outros problemas caso você deixe a premiação para última hora, como atraso na entrega, não ter tempo hábil para produção dos produtos, etc.

Por fim, não se esqueça de que, são produtos que simbolizam a vitória, superação, conquista, sucesso ou destaque de uma pessoa. Por esse significado tão profundo, não deixe que a premiação do seu evento seja uma decepção para seu público.


5 visualizações0 comentário