O que sua marca tem a ganhar ao patrocinar um evento esportivo?

Atualizado: 8 de Dez de 2020

O investimento em patrocínios pode ser uma ferramenta poderosa para valorizar a sua marca, pois não se trata de ser apenas uma ação de assistência social, mas de uma estratégia valiosíssima para atingir seu público-alvo.


O papel principal do patrocínio é vincular ou associar a sua marca ou produto a algum projeto/evento e essa associação deve ser como um casamento e se encaixar perfeitamente para ambos os lados, para que seu público perceba uma relação verdadeira entre a marca e o evento. Além disso, você precisa se vincular a eventos que tenham relação direta com o seu público-alvo.


O investimento viabiliza a realização do evento e, na contramão, aproxima a sua empresa do cliente. Essa aproximação através do evento deve gerar uma experiência real de relação entre cliente x empresa e é uma ótima oportunidade para ações de ativação.


O patrocínio a eventos esportivos é uma excelente forma de levar experiência ao consumidor. A paixão pelo esporte, seja futebol, basquete, tênis, ciclismo ou o que for, é uma ótima opção para vincular uma marca e fixa-la na mente do consumidor de forma rápida. Quando você é apaixonado por um esporte, tende a enxergar uma marca que apoia a sua modalidade/equipe/time com mais admiração e respeito e ela se torna uma das primeiras opções na hora da compra. 


Vários itens para torcida na cor azul
Vários itens para torcida na cor azul

Em nosso último artigo, descrevemos o outro lado dessa jogada e mostramos o segredo para captação de bons patrocínios para o organizador de evento. Agora, vamos descrever quais os benefícios para o patrocinador e como ele pode se aproveitar dessa relação comercial para valorizar a sua marca e fixar de vez na mente dos seus clientes.


Os principais benefícios gerados pelo patrocínio


Através do patrocínio bem planejado, você conquista para sua marca ampla divulgação institucional, marketing diretamente direcionado ao seu público, fidelização de clientes e promoção dos seus produtos e serviços. Tudo isso é alcançado através de ações que verdadeiramente engajem seu público durante o evento.


Como você pode alcançar tais êxitos? Você pode engajar antes, durante e depois do evento, com ações promocionais para atração de inscritos para o evento, através de propagandas criativas anunciando a data do evento, com um stand que promova uma experiência diferenciada enquanto o evento está acontecendo, com pesquisa de satisfação pós-evento ou brindes que ficarão como recordações após o evento. As opções são milhares e aqui citei apenas as mais comuns, mas o que vale é ativar sua marca durante o evento que está patrocinando.


Outros benefícios também são alcançados através do patrocínio, como contato direto com formadores de opinião do seu segmento. Imagine que você tem uma marca de suplementos alimentares e que está patrocinando um evento de ciclismo. Agora imagine quais as chances de um grande influenciador desse segmento participar desse evento, como um ciclista famoso ou um educador físico que estará mencionando algumas dicas antes do evento acontecer. São pessoas que conversam diretamente com seu público e que podem te trazer boas relações comerciais. 


Homem sentado anotado algo em um bloco
Homem sentado anotado algo em um bloco

Além disso, o patrocínio a um evento gera mídia espontânea, afinal de contas, a mídia local irá cobrir o evento e as chances da sua marca aparecer a um número ainda maior de pessoas aumentam. Dentro das mídias espontâneas, ainda podemos citar as redes sociais, pois grande parte dos participantes, com toda certeza, irá publicar suas fotos durante a participação em suas mídias, gerando mais divulgação a sua marca. É aí que aparece a importância também da experiência do participante, seja ele atleta ou espectador, no evento, pois se você promove uma experiência positiva e diferenciada, ele se sentirá mais próximo da sua marca.


E, depois de todos esses benefícios, ainda tem mais um: lei de incentivo fiscal, que beneficiam empresas que apoiam o esporte local. Não é o máximo?


Como escolher o evento a patrocinar?


Antes de escolher os eventos que você irá participar, algumas considerações precisam ser feitas, para que seus esforços não sejam direcionados em vão.


Em primeiro lugar, você deve definir qual o seu maior objetivo ao decidir patrocinar eventos. É aumentar sua visibilidade, aumentar o número de clientes, aumentar os contatos no segmento? Sem um objetivo, você dificilmente chegará a algum lugar. É aquela velha frase de Alice no País das Maravilhas: Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. 


Homem mexendo em um notebook e anotando algo em um caderno
Homem mexendo em um notebook e anotando algo em um caderno

Em seguida, você deve definir o orçamento que será destinado aos patrocínios e qual retorno você espera obter com as ações. O retorno pode ser em networking, geração de novos negócios ou valorização da sua marca.


Aí você começa a decidir o tamanho dos eventos que quer participar e quantos. Você precisa entender só uma coisa: estar em eventos grandes é ótimo, mas os pequenos valorizam sua marca localmente e, pelo número menor de patrocinadores e de investimento, você consegue se destacar mais (ainda que seja para um público menor) por um investimento menor.


Agora você decide: qual o melhor perfil de evento? Se você, por exemplo, tem um restaurante de gastronomia vegana, não seria bacana promover uma experiência em um evento de dança ou corrida? Ou se você possui uma loja de material de construção, não poderia construir cenários durante uma prova de Mountain Bike, por exemplo?


Mas para todas essas opções, você precisa antes negociar e planejar a sua participação no evento, a quais espaços você terá direito enquanto patrocinador e quais ações são permitidas que você faça com o valor que você está investindo.

Além disso, você precisa verificar a organização do evento como é feita. Você não quer vincular sua marca a um evento que deixa os participantes insatisfeitos, que não é organizado ou que o organizador tem má reputação no mercado, não é? Cheque todos esses fatores antes de fechar o negócio.


Para ter certeza de que está investindo no evento certo, preste bastante atenção na apresentação do organizador do evento no momento da captação do seu patrocínio e investigue patrocinadores antigos da marca para entender o valor real desse investimento.


Qual tipo de conteúdo minha marca deve promover durante o evento?


Essa decisão é intimamente ligada com a definição dos seus objetivos. Com isso, você decide se a sua divulgação será institucional, promocional ou as duas formas.


A institucional terá como objetivo fortalecer a sua marca perante o público ao se associar a uma modalidade esportiva e a visibilidade vem através do posicionamento ao que você está defendendo. Exemplo bem simples: você tem uma empresa de fotografia e está patrocinando um evento de Motrocross e seu slogan é “Eternizando seus melhores momentos”. O que você pode fazer para reforçar essa identidade no evento? Distribua aos vencedores da competição fotos da premiação em quadros/porta-retratos. Você mostra ali a agilidade dos seus serviços e você registra um grande momento de um competidor. Você estará registrado na memória afetiva desse público. Não faz sentido para você?


A exposição promocional objetiva promover seu produto ou serviço para fechar negócios através do patrocínio. Nesse caso, o mais importante é alavancar as vendas. Como você pode atingir esse objetivo? 


Homem sentado mexendo em um tablet que mostram gráficos
Homem sentado mexendo em um tablet que mostram gráficos

Você pode fazer anúncios de seus produtos/serviços durante o evento, oferecer amostras em seu stand no evento ou aumentar sua rede de contatos com possíveis clientes no evento e entrar em contato depois.


Ou ainda, pode ser positivo para você utilizar as duas abordagens, se seu objetivo for atingir retorno financeiro e visibilidade para sua marca. Você, então, pode utilizar estratégias criativas para divulgação do evento relacionando com sua marca e expor seus produtos e angariar contatos em seu stand durante a organização do evento.


Case Uniart


Nós, ao longo do ano, patrocinamos diversos eventos, desde grandes, como o Campeonato Brasileiro de Motocross, organizado pela CBM até eventos locais em nossa cidade, Campanha/MG.


O patrocínio à CBM, por exemplo, garante que alcancemos visibilidade no país todo, pela audiência que esse evento possui. Nós estampamos nossa marca nos troféus/placas de premiação e nas peças referentes ao campeonato nas mídias sociais. 


Cartaz do campeonato de motocross com vários motociclistas em prova
Cartaz do campeonato de motocross com vários motociclistas em prova


Já os patrocínios aos eventos locais garantem que nos relacionemos de forma mais próxima com a comunidade local e reforce nossa marca, mostrando que não vivemos do esporte não somente comercialmente falando, mas que nossa relação vai muito além disso. Afinal de contas, nós vivemos o esporte e somos apaixonados pelo esporte. E isso se traduz em apoio e incentivo ao esporte local. Normalmente nesses eventos nós estampamos nossa marca nos troféus, na sinalização do local, no backdrop, etc. 


Incentivamos o esporte local também através do incentivo a atletas locais que se destacam em alguns esportes e que levam nossa marca a grandes competições.


Publicação do Facebook com agradecimento para a organização do Rodeio de Monsenhor Paulo
Publicação do Facebook com agradecimento para a organização do Rodeio de Monsenhor Paulo

Conclusão


O ideal hoje é que o patrocínio seja um casamento de interesses entre patrocinador e organizador: que o organizador viabilize uma boa visibilidade para sua marca e que você, patrocinador, viabilize a organização do evento.


Quando uma marca deixa de ser apenas uma mera imagem corporativa e passa a oferecer experiência e emoção para seu público, ela, no mesmo instante, passa a ser vista por seu consumidor de forma diferente.


Um patrocínio bem planejado e executado gera impactos até mesmo em quem não participou do evento, como pessoas impactadas pela mídia espontânea ou pelo boca-a-boca gerado pela boa organização do evento.


Após esse artigo, sabemos que você saberá definir melhor sua estratégia de patrocínios e conseguirá alcançar melhores resultados.

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