O que o organizador de eventos pode fazer durante o período de isolamento?

Ninguém esperava que em 2020 o mundo fosse tomado por uma pandemia. O coronavírus fechou fronteiras, cancelou os eventos esportivos, chocou o mundo todo e ainda ameaça as economias das maiores potências do globo.

Enquanto isso, a população deve continuar seguindo as recomendações de não sair de casa, a não ser em caso de extrema necessidade.

E você, enquanto organizador de eventos esportivos? O que pode fazer para não piorar a sua situação? Fizemos aqui uma lista de medidas que você pode tomar para sair dessa crise mundial com a marca do seu evento mais forte do que antes e conquistar ainda mais inscritos assim que conseguir remarcar a data do seu evento.

Vamos ver o que pode ser feito enquanto isso?

Mulher de máscara
Mulher de máscara

#01 Estudar custos e estrutura do evento

Se o seu evento foi adiado com certa antecedência, você poderá aproveitar esse tempo para repensar alguns detalhes do evento, como o custo e estrutura.

Você havia escolhido a melhor estrutura para o tipo de evento que você organiza? Ou havia improvisado por conta da correria do dia-a-dia? Você enxugou ao máximo seus custos? Tem algo que você possa acrescentar para melhorar o espaço do evento? Há alguma providência que possa ser tomada durante esse período? Você avaliou todas as possibilidades? Há custos desnecessários que podem ser evitados?

Estude todo sistema que envolve o seu evento e veja o que pode ser melhorado e o que pode ser evitado. Esse é o momento ideal para rever vários pontos antes de o evento acontecer.

Homem em frente a um computador com fones de ouvido
Homem em frente a um computador com fones de ouvido

#02 Negociar com os fornecedores

Após estudar todos os detalhes que podem ser modificados no evento, com certeza você listou algumas mudanças que podem ser feitas.

Com isso, você pode aproveitar essa pausa “forçada” para negociar melhor com alguns fornecedores ou, até mesmo, pesquisar novos para conhecer novos processos e levar novidades para seu evento. Além disso, novos fornecedores podem se encaixar melhor em seus custos e te trazer vários outros benefícios.

Melhore o que puder ser melhorado em seu evento.

#03 Conversar com os atletas

Até então, você já sabia quem iria participar do seu evento, as equipes e atletas inscritos. Aproveite para trocar umas ideias com eles. Chame-os no WhatsApp, veja como eles estão, se estão conseguindo fazer algum tipo de treino ou preparação, mesmo com esse caos, o que pensam, o que esperam do evento.

Esse tipo de conversa poderá agregar muito valor ao seu evento e diversos insights podem ser tirados daí, tornando seu evento ainda mais atrativo para receber ainda mais inscritos.

Nada melhor que poder saber direto da fonte da informação o que você pode fazer para melhorar e como eles estão se sentindo. Essa aproximação, em momentos de crises, torna sua marca ainda mais querida por esse público.

Você pode, ainda, fazer um grupo no WhatsApp para que todos compartilhem informações e conversem, gerando uma conexão ainda mais valiosa.

#04 Crie conteúdo para gerar expectativa nos atletas

Faça conteúdos sobre treinos, alimentação, sobre detalhes do evento, envie dicas, peça para que especialistas deem testemunhos para você enviar a esses atletas, conteúdos motivacionais... Enfim, gere bastante conteúdo para que os atletas permaneçam em constante contato com a marca do seu evento e não se esqueçam dele nesse período de isolamento.

A produção de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de criar uma forte conexão com o seu público e, durante essa crise atual, é um dos melhores métodos para seguir conquistando mais pessoas.

Ao final do período, mais atletas terão conhecido sua marca, saberão da existência do seu evento e terão se interessado em participar da competição.

Homem sentado em um sofá gravando um vídeo
Homem sentado em um sofá gravando um vídeo

#05 Transmissões ao vivo e podcasts

O podcast é um dos tipos de conteúdo mais consumido atualmente, principalmente pela sua praticidade. E, por isso, pode ser uma boa apostar nesse formato para enviar comunicados e até mesmo seguir com as dicas, testemunhos e demais informações para serem compartilhadas com os seus atletas.

As transmissões ao vivo e lives são ideais para trocar informações em tempo real com todos os atletas e interessados no evento. Você pode falar como está se preparando nesse período, o que já tem preparado para o evento, quais as expectativas de todos, etc.

#06 Negociar com patrocinadores

Todas essas ações citadas anteriormente irão colocar a marca do seu evento em evidência, o que facilitará na captação de patrocinadores.

Você pode, inclusive, propor ações conjuntas com esses patrocinadores para que eles vejam as vantagens de patrocinar seu evento logo de imediato, mesmo que estejam enfrentando os problemas dessa crise, e aliem suas marcas ao esporte, algo que é bastante positivo.

O momento, talvez, não seja o mais propício para captar patrocinadores, mas deixar o contrato, ao menos pronto para ser assinado logo após esse período, ou deixar toda negociação já adiantada, também facilitará sua vida posteriormente.

#07 Intensificar as publicações nas redes sociais

Faça o máximo de propaganda e publique o máximo de conteúdo possível para alcançar as pessoas. Quase que 100% da população está em casa e acessando a Internet durante todo o dia e consumindo muito conteúdo.

Aproveite para postar todas as informações inerentes ao evento, exceto a data, porque você ainda tem que esperar, e deixe o público bem informado sobre o acontecimento das provas.

#08 Fazer cursos

Aproveite esse tempo também para estudar e aprender mais sobre a ciência de organizar eventos. Há uma infinidade de cursos gratuitos que estão sendo liberados na Internet e bastante conteúdo a preços acessíveis também.

Escolha a área de preferência e aproveite os estudos!

#09 Ler livros

Livros também são uma boa opção para aprender mais sobre esportes e organização de eventos. E a dica segue a mesma linha da anterior, e você pode buscar PDFs gratuitos na Internet, comprar e-books ou ler os livros que estão parados na sua estante.

O importante é que você não pare em momento algum de aprender mais e de se preparar para organizar um evento inesquecível.

Pessoa lendo um livro
Pessoa lendo um livro

#10 Assistir filmes, documentários e séries esportivas

Você também merece um tempo de distração. Mas por que não relaxar enquanto aprende e entende um pouco mais sobre esporte?

Os filmes, documentários e séries podem oferecer valiosos insights sobre determinado esporte, sobre técnicas de negociação e até de organização de eventos. Separe uma lista de filmes, a pipoca e um tempo para relaxar assistindo.

#11 Lançar um evento bônus após o seu evento ou uma novidade inesperada em seu evento adiado

Você negociou bastante, aprendeu muito e, com certeza, teve uma infinidade de ideias até aqui. Você pode aproveitar esse período para impactar seu público com uma super novidade, que pode ser um evento bônus, uma prova diferente ou uma grande novidade/atração dentro do seu evento que foi adiado.

... Se prepare para voltar com tudo!

Aproveite esse período de isolamento para maximizar as oportunidades de expandir seu evento, minimizar seus custos, fazer melhores negociações, ter grandes ideias, aprender bastante e surpreender os atletas que já estão inscritos. Não deixe que esse período de crise atrapalhe na organização dos seus eventos e no andamento do seu negócio.

Depois dessa turbulência, seguindo essas dicas, você verá que estará mais forte do que antes!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra ideia? Comenta aqui embaixo ou mande pra gente em nossos canais.

1 visualização0 comentário