O que esperar do mercado de eventos esportivos para 2019?

Em 2018, foi possível notar alguns comportamentos no mercado de eventos esportivos, como aumento pela procura para a prática de esportes, reflexos da recente recessão econômica que o país enfrentou, mais inovações tecnológicas, público cada vez mais exigente e segmentado, etc.

Com isso, surgem algumas dúvidas para se preparar para atuar em 2019. Estamos quase encerrando o segundo mês do ano, mas ainda há tempo para se preparar e planejar um ano incrível para os seus eventos esportivos.

Notas de dólar ao fundo e gráfico ascendendo

Para que você esteja preparado para enfrentar o que vem pela frente, escrevamos em alguns parágrafos aqui o que você pode esperar de 2019 e como se planejar para driblar as dificuldades e tirar proveito das oportunidades que irão surgir em seu caminho.

Está preparado? Então, vamos começar a leitura!

#1 Impactos econômicos

Nos últimos anos, a crise econômica, política e ética tomou conta do nosso país e a recessão foi consequência do cenário negativo, que resultou em uma preocupação excessiva por parte das empresas, que frearam seus investimentos.

Pessoa escrevendo sobre finanças em um papel sobre uma mesa com câmera, notebook, planta, copo de água e outra pessoa segurando uma xícara de café

O impacto dessa crise no universo dos eventos esportivos é nítido. Os patrocinadores são mais cautelosos nas parcerias, fornecedores que podem falir ou parar de fornecer para a sua região, queda no número de inscritos, pois não há mais dinheiro para participar de competições ou simplesmente o atleta decide ser mais cauteloso com a sua renda, poupando para eventuais emergências.

Até 2015, o mercado de eventos esportivos havia crescido cerca de 20% e, a partir daí, sentiu o impacto direto da crise, com eventos extintos, diminuindo suas estruturas, organizadores que faliram, etc.

Mas, para 2019, a expectativa é de uma melhora significativa em nosso mercado de atuação, pois a busca pelo bem-estar, pelo cuidado com a saúde e, consequentemente, da prática esportiva, segue crescendo incessantemente.

Com o mercado fitness conquistando cada vez mais espaço, os eventos esportivos ganham destaque e força no cenário. Se você sobreviveu aos impactos negativos dessa crise, é sua hora de aproveitar as melhorias e buscar se estabilizar no mercado.

Há uma previsão de que o PIB brasileiro em 2019 cresça cerca de 2,5%. Veja bem, é uma previsão e até o fim do ano pode mudar de novo, mas vamos nos atualizando a partir daí. Não se esqueça de que você, enquanto organizador de eventos, precisa estar sempre atento aos fatores que têm impacto direto na sua atuação.

Apesar do crescimento em 2018 ter sido, digamos, tímido, com apenas 1,2% no PIB, já tivemos um sinal de que as coisas estão melhorando. Mesmo que o país tenha enfrentado um período conturbado de eleições e outros problemas políticos, greve dos caminhoneiros, etc., ainda assim conseguiu crescer.

Homem de óculos segurando folha de papel e digitando no celular

Além disso, é uma questão histórica. Desde que o PIB começou a ser medido, é só olhar os gráficos e perceber que após uma recessão temos como resultado um período de crescimento.

Com isso, se a sua preocupação é com a situação financeira do país, é melhor se preparar para um provável aquecimento da economia que nos aguarda para os próximos meses, melhorando a vida do organizador de eventos.

#2 Busca pela inovação

Já falamos sobre um dos principais pontos que impactaram a vida dos organizadores de eventos nos últimos anos e trouxemos boas novas, certo?

Mas não vai adiantar nada a economia melhorar, se você não estiver pronto para seguir as tendências do mercado. E não vai adiantar também ficar de braços cruzados esperando que o cenário melhore.

Se você se manteve firme durante a recessão, é hora de começar a se consolidar e acompanhar o desenvolvimento do mercado. Se você esperar o mercado se estabilizar para agir, a concorrência será maior e poderá ser fatal para o desenvolvimento da sua marca no setor de eventos. Não é hora de você pensar em aumentar os preços para “tirar o atraso”, mas sim de você apostar em experiências diferenciadas durante o seu evento.

Aposte na oferta de experiências inovadoras para os inscritos em seu evento. Você pode se mostrar inovador desde o momento as inscrições até o pós-evento.

Mesa de escritório com notebook aberto e mouse e Nova York ao fundo

Invista em plataformas de inscrições diferenciadas, que irão acompanhar o atleta desde a inscrição, oferecendo conteúdos para preparação, dicas, palavras de especialistas até o credenciamento. Além disso, essas plataformas automatizam todo o procedimento e facilitam a organização do evento e, como você já deve ter percebido, a automação é outra tendência, não só nos eventos, como para quase todas as atividades do mercado.

Durante o evento, os patrocinadores podem ofertar em seus stands ações diferenciadas para interagir, aproximar-se e oferecer conforto ao público presente. Além de se tornar uma mídia espontânea, devido às postagens e fotos geradas pela ação diferente, você oferece conforto para o público presente em seu evento.

Ofereça premiações com design único, demonstrando que você se importa com a conquista do seu atleta, tornando o vínculo ainda mais próximo com os seus inscritos. Após o evento, envie materiais de agradecimento, fotos exclusivas, pesquisa de satisfação para saber onde melhorar, etc.

O fato é que o mercado mudou, as pessoas estão cada vez mais conectadas, buscando cada dia mais alcançar o seu propósito e querem experiências únicas, para guardar aquele momento no coração e na memória dos seus dispositivos eletrônicos. E você precisa acompanhar essa onda para continuar forte no mercado de eventos esportivos.

#3 Aumento da busca por esportes

Como consequência do crescimento econômico, percebe-se a tendência de que as pessoas que integram chamada “nova classe média” invista mais em itens para si mesmas. O mercado esportivo, com isso, é um dos primeiros a sentir o efeito positivo da melhoria da renda das famílias, pois aumenta a motivação para cuidar da própria saúde.

Além disso, como foi dito logo acima, é nítido que o movimento para cuidar da saúde através dos esportes e da onda fitness está conquistando cada dia mais espaço, movimentando ainda mais o setor de eventos esportivos.

Quer uma prova de que o que eu estou te falando é sério? O Brasil é o segundo maior representante no segmento de academias no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Já são mais de 33 mil estabelecimentos que se dedicam aos cuidados físicos e mais 08 milhões de alunos matriculados.

Pessoa segurando celular com página do Google aberta

Não importa a prática preferida, é sempre possível trabalhar nesse tema através do seu evento esportivo, atraindo ainda mais inscritos e participantes. Retomando rapidamente o assunto da inovação, você pode, inclusive, tratar o tema no local com stands e palestras após a competição com médicos especialistas na prática, fisioterapeutas e, claro, nutricionistas para orientar na alimentação adequada dos atletas.

Essa tendência para 2019 é mais uma das boas novas desse nosso post e que você deve utilizar para se destacar em seu evento esportivo.

#4 Parcerias farão a diferença

Como você acabou de atravessar uma crise, ter bons parceiros é fundamental para conseguir a estabilidade que o momento exige.

Quando eu digo parceria, falo não só de patrocinadores, como também de fornecedores e influenciadores. Como já disse acima, a tecnologia tomou conta da vida das pessoas e estar presente em mídias sociais é fundamental para a divulgação do seu evento. Com isso, por quê não trabalhar lado-a-lado com influenciadores digitais do seu segmento?

Podem ser especialistas ou youtubers que praticam o esporte. Além de ser uma divulgação interessante e localizada, valoriza o seu evento e o leva a alcançar um público ainda mais para participar da sua competição.

Um homem e uma mulher olhando para a tela de um computador

Ao trabalhar com bons patrocinadores, você consegue também criar boas jogadas de marketing para sua divulgação, com anúncios relacionando as duas marcas, brincando sobre o tema do seu evento e criando experiências únicas dentro da sua competição. Veja o exemplo das marcas que patrocinam o Rock In Rio: elas tornam o evento possível de acontecer e o evento leva até elas um público mais disposto a consumir, principalmente após as experiências que ocorrem em seus stands dentro do evento.

A importância da parceria é justamente essa: uma via de mão dupla, um negócio bom para ambas as partes.

E em 2019, mais do que nunca, esse é um fator importante para o sucesso do seu evento esportivo.

... Vai pro Carnaval e volta preparado, ta bom?

Agora que você conhece as principais tendências para o mercado de eventos esportivos para 2019, o que irá te impactar positiva e negativamente e como se planejar para ter sucesso, é hora de dar a pausa para o descanso do Carnaval e voltar preparado para ter um ano incrível!

Máscara de carnaval com confete e serpetina

E aí, se surpreendeu com alguma das tendências? Acha que faltou alguma coisa? Tem alguma outra novidade para compartilhar com a gente? Manda aí nos comentários, que prometo responder todos!

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