Luz, câmera e YouTube: tudo o que você precisa saber para divulgar seu evento no canal

As redes sociais chegaram para se tornar a melhor para quem precisa divulgar algo, atingir bastante gente e com pouca verba. No mercado de eventos, essa realidade não é diferente.

Porém, cada rede social possui um público diferente e se torna uma ferramenta para alcançar diferentes objetivos. Com isso, é necessário que você conheça o público do seu evento, para criar estratégias de atuação eficazes para a divulgação do seu evento.

Como já se sabe, vídeo é o tipo de conteúdo que mais gera engajamento, mídia espontânea, envolvimento e visualizações nas redes sociais para as marcas. E, no mercado esportivo, apostar no audiovisual agrega valor não só para seu evento, como também para a marca dos seus patrocinadores.

Você sabia que são mais de 4 bilhões de visualizações por dia no YouTube? Há quem acredite que o YouTube, em pouco tempo, deverá superar a TV. Um canal no YouTube irá te ajudar a potencializar a divulgação do seu evento, a melhorar o relacionamento com os participantes e traz muitas oportunidades de negócio.


Pessoa acessando YouTube pelo smartphone

Para te ajudar nessa missão, fizemos esse post que vai te mostrar caminhos e estratégias para divulgar seu evento no YouTube e alcançar o sucesso por lá. E você pode apostar nessas ideias até mesmo em modalidades que não possuem tanta visibilidade.

Ficou curioso? Então, vamos começar a leitura!

A transmissão ao vivo aumenta o engajamento: dica principal

A transmissão ao vivo não se trata apenas de ligar a câmera do celular e sair filmando tudo que vê pela frente e, se tratando de esportes, a filmagem precisa ser ainda mais detalhada. E modalidades como BMX, Mountain Bike, pesca, SUP, etc podem conquistar mais espaço na rede através do streaming.

Claro que isso não é uma exclusividade do YouTube, pois Facebook, Instagram e outras redes sociais já contam com essa ferramenta. E as dicas dadas aqui valem para todas elas.

Para os atletas e participantes dos eventos, é uma grande oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Para quem só acompanha os esportes, é uma oportunidade de assistir variados eventos, mesmo que morem longe do local do evento. Para os organizadores, é a chance de obter um retorno maior com a organização de eventos e de aumentar o alcance e as suas inscrições.

As transmissões ao vivo são muito dinâmicas e alcançam muita interatividade e engajamento diante do público e, quando você menos espera alcança 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 visualizações. Por isso, você precisa ficar atento ao comportamento do público e oferecer boas condições durante a transmissão, como boa conexão, imagem e som.


Homem sentado acessando YouTube pelo tablet

Um bom projeto de transmissão ao vivo instiga o público antes do evento e divulga o streaming nos canais certos, em que seu público está presente e se comunicará com a sua publicação. Campanhas programadas em Facebook, Instagram, LikedIn, para sua base de contatos no WhatsApp e e-mail são boas opções para divulgação. Não se esqueça de colocar as principais informações também em seu site.

Como as redes sociais estão cada vez mais se adequando às necessidades dos usuários, atualmente existem ferramentas no YouTube e no Facebook que permitem que você marque uma transmissão ou vídeo como “estreia” e desenvolva ações a partir daí, aumentando o engajamento e a comunicação pré-transmissão com o seu público.

Durante a transmissão, não se esqueça de que é necessário ficar atento ao comportamento do público e monitorar as interações, comentários, número de espectadores, compartilhamentos, etc., pois é esse monitoramento ao vivo que irá te trazer o feedback se a sua transmissão tem qualidade e se está engajando o público.

Perceber que o número de visualizações despencou significativamente, de repente, indicando que o seu conteúdo não está legal. Na contramão, se o número de comentários estiver muito alto e com comentários extremamente positivos, pode indicar que você encontrou o caminho certo para atuar nas suas transmissões.

O YouTube permite ainda que você escolha dentre alguns tipos de transmissão o mais adequado para a sua necessidade naquele momento.

Existe a opção “Transmitir agora”, em que você consegue iniciar a transmissão em poucos minutos. A opção “eventos” é ideal para a transmissão de (claro) eventos, pois você pode programar os horários de início e término, criar e transmitir diversos eventos simultaneamente, entre outras opções. Se a sua ideia é transmitir o evento só para um determinado grupo de pessoas, para incentivar a inscrição em seu canal, por exemplo, você pode selecionar a configuração “privado”. Já a terceira opção, “Dispositivos móveis”, permite que você faça a transmissão através de um dispositivo móvel e só pode ser utilizada em canais com mais de 10 mil inscritos. Possui as mesmas configurações que a opção “Transmitir agora”.

Em todas essas opções é possível ativar o bate-papo, monitorar a audiência durante a transmissão, compartilhar nas redes sociais, etc.

Não se esqueça de, caso seu evento seja localizado em uma área mais afastada dos grandes centros ou mesmo por garantia, contratar um serviço de internet via satélite, para segurança de que nada vai dar errado durante a gravação. Pelo menos, que nada dê errado com conexão.

Homem com as mãos na cabeça sobre uma mesa com notebook, planta, café, claquete, câmera fotográfica, papel e caneta

Para tornar a sua transmissão ao vivo um verdadeiro show e aproximar os espectadores do seu espetáculo, procure alguém que já atua com transmissão para esportes. Dessa forma, a sua transmissão ao vivo se dará de forma profissional, com uma equipe que já atua no setor, além te ajudar a estabelecer metas e direcionar a transmissão para o seu público, como linguagem, formato e identidade visual da plataforma, por exemplo.

Sabe mais uma das grandes vantagens de apostar no YouTube e, principalmente, nas transmissões ao vivo? A atração de patrocinadores para o seu evento.

Quando você opta por fazer uma transmissão ao vivo do seu evento, o número de pessoas impactadas pela sua competição e comunicação aumenta, visto que, quem não pode comparecer ao evento irá acompanhar de casa, do trabalho, no trânsito e em qualquer lugar que estiver.

E, quanto mais pessoas você consegue impactar com o seu evento, mais você faz os olhos dos patrocinadores brilharem. Isso porque, além da marca dele estar presente no local, ela vai estar presente para o público que assistir de casa. E, claro, o investimento para estar presente em uma transmissão ao vivo ainda é mais barato que investir em anúncios na TV aberta ou fechada.

Por isso, não deixe de mencionar seus patrocinadores em seus vídeos, publicações e durante a transmissão, para que seus patrocinadores se sintam valorizados pela parceria que vocês firmaram e para que você consiga atrair novos patrocinadores para os próximos eventos.

Atente-se também para a exposição da comunicação visual do seu patrocinador no ambiente do evento, em uniformes, troféus, backdrops, faixas, placas, etc. para que a câmera consiga filmar e evidenciar a marca, como o patrocinador espera. Esses preceitos geram a cultura de troca e fortalece os laços para os projetos futuros.

A publicidade no canal alcança mais engajamento

Você pode utilizar o YouTube de outras formas para divulgar seu evento, além do vídeo, sabia? Aposte em anúncios na plataforma, pois em momentos de lazer as pessoas são mais propensas a receberem mensagens. Para isso, o YouTube disponibiliza anúncios em diversos formatos, como links patrocinados.

Você pode optar também por investir em parcerias com outros canais e pelos anúncios em vídeo mesmo. A aposta em parcerias com canais relacionados à sua modalidade é uma grande ferramenta para conquistar seu público. Através de Youtubers reconhecidos no seu setor, é possível tornar seu evento muito mais conhecido e, melhor, desejado pelos participantes.

Os anúncios em vídeo são mais interativos e possibilitam transmitir mensagens mais completas, informando mais o seu público. Porém, você precisa, em 05 segundos conquistar a atenção desse público ou as pessoas irão pular o seu vídeo e ir direto para o que estão querendo assistir.


Pessoa apontando para tela de notebook que mostra gráficos

Todos os seus anúncios na plataforma podem direcionar para o seu próprio canal, atraindo um número maior de inscritos. Para conquistar esses inscritos, você precisa ter um conteúdo atrativo na plataforma, senão todos seus esforços serão em vão.

A vantagem de apostar no YouTube é que é possível divulgar todos os seus conteúdos na plataforma em outros canais, como Facebook, LinkedIn e seu próprio site. Isso te ajuda a aproveitar conteúdo, reduz seu investimento e te auxilia a conquistar engajamento em muitos canais, potencializando seu investimento.

E, para te ajudar a potencializar ainda mais seu canal, o YouTube, através do botão “Insight”, permite que os administradores do canal tenham acesso a dados demográficos sobre as pessoas que visualizaram seu vídeo. A partir dessas informações, é possível conhecer melhor seu público e adaptar suas estratégias de marketing digital com base em dados reais.

Explore conteúdo relevante para seu público

Os vídeos mais buscados no YouTube, além das músicas, são vídeos tutorias de como fazer, como encontrar, o que é, o que fazer, etc. A Internet é uma grande plataforma de busca e para sanar as dúvidas das pessoas, que estão cada dia mais em busca de conteúdo que lhe ajude no dia-a-dia.

Por esse motivo é tão nítido que o marketing de conteúdo tem conquistado cada dia mais investimento e espaço no mercado digital e, até mesmo, no off-line.

Você já sabe onde quero chegar, não é? Invista no conteúdo do seu canal!

Faça vídeos sobre cuidados no momento de praticar o esporte, vídeos com fisioterapeutas, educadores físicos e demais especialistas, fale sobre novidades nos equipamentos, nas regras dos maiores campeonatos, conte histórias sobre os atletas destaque do seu evento, fale sobre o evento. Enfim, invista seu tempo em produzir conteúdos que as pessoas estão interessadas em assistir.

Ao produzir conteúdo, o seu público se sentirá mais conectado a sua marca e, como consequência, ficará mais disposto a “consumi-la”. Você terá um público conectado, engajado e que se interessa pelo que você está falando. Certo? A partir daí é só convidar para conhecer seu evento e esperar os bons resultados.

Quanto mais conhecido um evento, maior é o desejo de os atletas competirem, pois sentirão que estão em grandes e reconhecidos eventos, o que valoriza a sua trajetória enquanto competidor.


Pessoa segurando xícara de café sobre mesa com celular, notebook, planta, agenda e caneta

Ou seja, você não tem nada a perder ao investir em conteúdo na plataforma.

Mas antes de qualquer coisa, se planeje para estar no YouTube

Estar presente no YouTube só porque eu falei esse monte de coisa até aqui não é legal. Minha intenção é, claro, te incentivar a participar do canal e mostrar como a plataforma é uma grande ferramenta para divulgar seu evento, te ajudar a conquistar mais inscritos para a competição e a valorizar a marca do seu evento. Mas nada disso terá valor se antes você não planejar a sua atuação na plataforma.

Produzir conteúdo por produzir não gera resultados. É preciso ter uma estratégia, até mesmo para que você consiga medir seus resultados na plataforma, do contrário serão vários números e dados que não farão sentido algum e seus esforços serão em vão.

E tempo e esforços são coisas que você não pode desperdiçar. Principalmente porque você está organizando um evento e têm muitos outros detalhes que precisa cuidar.

Por isso, antes de fazer o seu canal, monte um planejamento! Ele será fundamental para seu sucesso no YouTube.

Veja só o que você precisa planejar antes de começar as atividades no canal:

  • Sua identidade no canal: identidade visual, tom da fala, cores, fontes e formas dos vídeos;

  • Qual o seu público-alvo?

  • Sobre o que você vai falar? Anote todos os possíveis assuntos e pautas para serem abordadas no canal. Faça um calendário de conteúdo e veja qual a periodicidade com que você deve publicar.

  • Quais são seus limites de produção?

  • Como você vai divulgar o canal?

  • Qual será o título do canal? O título é extremamente importante para despertar a curiosidade do público para conhecer seu canal.

  • Qual o seu objetivo principal com o canal?

  • Quais serão seus KPI’s? Ou seja, quais serão seus Indicadores Chave de Performance no canal?

  • Pesquise referências sobre o seu setor no canal e veja como andam atuando por lá.

Tenha tudo isso documentado para que, ao começar as suas atividades no YouTube, você consiga medir com eficiência seus resultados e consiga saber se está tendo sucesso e o que pode melhorar.

... Vou te mostrar uma última vantagem e tchauzinho!

Você não precisa pagar para publicar um vídeo no YouTube. Quer vantagem maior que essa? A plataforma é gratuita para uso. Portanto, utilize-a com sabedoria e com eficiência para atrair atenção e valorizar a marca do seu evento.

Pode prestar atenção: todos os grandes eventos estão no canal e o exploram!

Não se esqueça de que viralizar no canal não é/deve ser seu principal objetivo. O YouTube é uma ferramenta audiovisual que deve ser explorada para te ajudar a divulgar e valorizar seu evento. Se viralizar, melhor ainda! Mas caso contrário, não se desespere, pois você deve, principalmente, estar conectado com seu público.

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