Lista com os melhores materiais para cada tipo de evento

Atualizado: 8 de Dez de 2020

Decidir o material ideal para a premiação do seu evento nem sempre é uma tarefa fácil, pois cada evento tem suas peculiaridades e sua identidade e a premiação deve ser uma extensão dessa identidade. Além disso, há muitas opções no mercado que podem acabar confundindo no momento da escolha, invés de ajudar a optar pela que mais irá se adequar a seu tipo de evento.


Pensando nisso, fizemos esse artigo listando os principais materiais que existem no mercado e como eles são melhores aproveitados em cada tipo de evento. Aqui você irá conhecer as particularidades de cada material, verá exemplos na prática e, esperamos que ao final da leitura, você tenha identificado como cada material pode ser útil a você.


Vamos à lista?


1. ACM


O que é?


O ACM é um revestimento em alumínio pintado ou anodizado, composto por duas chapas de alumínio com um núcleo termoplástico de polietileno de baixa densidade, usando um processo de colagem sofisticado que envolve adesivos químicos a temperaturas elevadas. As placas de ACM são criadas ao utilizar um núcleo de polietileno e um adesivo para unir duas placas de alumínio. Essa composição garante uma chapa leve e durável, mas ao mesmo tempo forte e resistente. Essas qualidades se devem ao núcleo termoplástico de pouca densidade e grande nível de qualidade.


Como utilizar?


O ACM, em premiações, é bastante utilizado em cinturões para premiação de eventos de Artes Marciais. Pode ser utilizado também em placas personalizáveis de troféus, em combinação com outros materiais, por ser um material bastante resistente e versátil, permite o corte em diversos formatos e, para estampar a logo do seu evento na placa, é aplicado uma película adesiva acima do material.


A indicação do ACM, em premiações, é, principalmente, para eventos esportivos. Por existirem outros materiais mais adaptáveis, o seu uso não é o que mais indico em troféus (apesar de existir a possibilidade), mas se você está organizando um evento de artes marciais, com certeza, a melhor opção para sua premiação é o cinturão. 


2. PS


O que é?


O poliestireno (PS) é um plástico que se obtém por polimerização do estireno (um líquido oleoso, incolor e de cheiro penetrante). O estireno é um derivado insaturado do benzeno.  O PS proporciona excelente acabamento para materiais de comunicação. Ele pode ser facilmente convertido em diferentes formas, tornando seu uso possível em vários segmentos.


Como utilizar?


Por ser bastante versátil e facilmente se converter em diversas formas, o PS é bastante utilizado em troféus para personalizar as formas de acordo com as identidades dos eventos. A personalização se dá através da aplicação de adesivo com as informações do evento. Seu uso em troféus também se dá como suporte para outros materiais, como por exemplo, o acrílico que é um material mais sensível.


O PS pode ser usado também em medalhas, para fazer recortes personalizados. O number plates também são confeccionados no PS, que são aquelas placas que normalmente são utilizadas em identificação de eventos de motociclismo, mountain bike, ciclismo ou corridas.


O material ainda é utilizado para confecção de cheques gigantes e chaves gigantes, que normalmente são distribuídos em eventos que, além da premiação, oferecem também prêmios em dinheiro, motos, carros, etc. Seu também é comum nas escarapelas, no local em que estão inseridas as informações dos eventos.


Por permitir alto grau de personalização, é bastante indicado para premiação em eventos esportivos e você terá mais certeza disso depois de ver as fotos abaixo de nossos materiais que utilizaram o material.


3. Acrílico


O que é?


O acrílico é um plástico transparente, denominado como polimetilmetacrilato (ou PMMA), e uma de suas características é ser mais resistente que o vidro. É um material extremamente indicado para peças de pequeno porte, por ter fácil corte, alta resistência e ser maleável. É utilizado em projetos que pretendem destacar-se, por ser versátil e adaptar-se em diversas estruturas.


Como utilizar?


O acrílico é um material que confere às peças elegância, principalmente se utilizado os materiais espelhados nas cores ouro, prata e laranja, por exemplo. Eventos de Exposição de cavalos, rodeios e outros eventos que contam com público mais sofisticado costumam utilizar bastante o material em suas peças.


Em troféus, seu uso é combinado com outros materiais para compor as peças e, geralmente, são utilizados para destacar algum item que tenha relação com o evento, como um cavalo ou uma logo, ou ainda, em alguns detalhes do troféu para destacar a composição.


O acrílico também é utilizado em medalhas e podem ser usados da mesma forma que nos troféus, em combinação com outros materiais e para destacar algum item da identidade do evento em medalhas de MDF com camada dupla ou nas próprias medalhas de acrílico, que são versáteis, se adaptam a qualquer formato e são personalizadas através de adesivos.


Nos casos das medalhas de acrílico, o seu uso se dá, principalmente, em eventos esportivos em geral, por serem facilmente adaptáveis a diversos formatos e serem personalizadas por adesivos, por se tratarem de medalhas de acrílico cristal, material transparente.


Outro uso do acrílico em premiações é através das placas de homenagem e podem ser placas com estojo e a mensagem gravada no acrílico espelho prata ou ouro ou podem ser homenagens de mesa, no acrílico cristal, personalizadas com adesivo e que tem base, como troféus. O uso de placas de homenagem se dá, principalmente, em eventos corporativos, para homenagear funcionários que se destacam, que estão aposentando, conferir honra ao mérito para alguém, agradecer alguém pelos serviços prestados, por participação em um evento, etc.


4. Inox


O que é?


É um tipo de aço contendo pelo menos 10,5% de cromo, com composição química balanceada para ter uma melhor resistência à corrosão. É um material de fácil limpeza, utilizando-se sabão, detergentes suaves e/ou neutros e soluções de amônia (removedores caseiros) em água morna. É um material altamente resistente, durável, com baixo custo de manutenção e reciclável.


Como utilizar?


Seu uso valoriza os materiais, deixando-os com um visual mais despojado. O uso do inox valoriza as peças e as deixa mais sofisticadas. Por ser um material altamente resistente e que dura para toda a vida, é ideal para premiações.


Troféus com inox são bastante utilizados em eventos sofisticados e que querem entregar aos participantes uma premiação memorável e que dure para toda a vida, isso independente de modalidades. Se você quer tornar o seu evento inesquecível para os participantes e valorizá-lo, com certeza, o inox é a solução para isso.


O inox também é utilizado em placas de homenagem.

5. MDF


O que é?


O MDF é um material oriundo da madeira, fabricado com resina sintética e é muito conhecido por ser utilizado em produtos de artesanato, decoração, e etc. O MDF é o produto ideal pois possui um ótimo acabamento tipo envernizado, inclusive, pode substituir a madeira. Existem vários tipos de chapas de MDF, como as chapas resistentes ao fogo, a água, as com maior quantidade de plástico, e etc., e sua espessuras também variam. O MDF é um produto com densidade uniforme, e sua utilidade varia muito, principalmente em trabalhos manuais, marcenarias, artesanatos e na construção civil.


Como utilizar?


A maior parte de nossos troféus possui MDF em sua composição. Por ser um material altamente versátil e possuir ótimo acabamento, permite alto grau de personalização dos materiais. É o material que utilizamos para compor as formas dos troféus e a sua base.


As medalhas de MDF camada dupla são as que mais se destacam, pois conferem um design totalmente diferenciado à premiação e deixam as medalhas com a cara do evento. Dão à sua premiação exclusividade e diferenciação. É ideal para quem quer destacar seu evento através da premiação.


O MDF pode ser utilizado também em placas de premiação, para eventos que querem fugir do tradicionalismo de troféus e medalhas e oferecer aos participantes uma premiação diferenciada.


O MDF é perfeito para eventos esportivos, pois irão se transformar com facilidade na identidade do seu evento, por permitirem pintura, verniz e diversos recortes.


6. Tecidos


Cetim: o que é?


Tecido suavemente brilhante e que, hoje, graças à tecnologia, é produzido através de materiais como o raiom e outras fibras sintéticas. O resultado é alto brilho provocando pelo reflexo da luz. O cetim tem aspecto delicado e sofisticado e confere às peças um ótimo acabamento e elegância.

Tecido para impressão digital: o que é?


Há diversos tecidos para impressão digital e eles garantem qualidade na resolução de imagem, têm acabamento semi-brilhoso e são recomendado para faixas, bandeiras e demais impressões digitais.


Como utilizar?


O cetim, em premiações, é utilizado na confecção das escarapelas e confere a elas um excelente acabamento. As escarapelas são utilizadas em eventos de exposições e competições de animais, como equinos, bovinos, cães, gatos, pássaros, com faixa ou suporte cabeçada ou para eventos corporativos em que se destaca alguém por algum motivo, em premiações escolares, etc.


O tecido de impressão digital é utilizado nas fitas das medalhas e pode ser personalizado através da impressão digital, o que confere à sua premiação maior grau de personalização. Os tecidos das faixas das escarapelas que são personalizados da mesma forma que as fitas das medalhas.


Esses são alguns dos materiais mais utilizados em premiações personalizadas e que possuem melhor qualidade. Após ler esse artigo, tenho certeza que você encontrará com maior facilidade o material ideal para a sua proposta de evento e conseguirá se destacar e permanecer por um bom tempo na memória dos participantes. 

1 visualização0 comentário