Inovação: como se tornar uma referência no mercado de eventos esportivos

Atualizado: 7 de Dez de 2020

Ao organizar um evento esportivo, você quer que ele seja diferente e tenha um destaque maior que os demais do segmento, não é? Além de demonstrar sua paixão por um esporte, você quer que seu evento se torne tradicional, desejado pelos atletas e que tenha muitas e muitas edições, certo?

Para isso, é preciso ter atenção a todos os detalhes e etapas, e uma forma de alcançar esses objetivos é através da inovação, promovendo uma experiência diferenciada e nova para seus participantes.

A maior parte dos organizadores já sabe que inovar em seus eventos é um fator importante para ter sucesso. A falta de sucesso de muitos eventos está diretamente ligada a essa falta de inovação que disseminam em suas festividades.

O fato é que se pode inovar em todas as áreas do evento e proporcionar uma experiência realmente diferenciada para os espectadores, inscritos e parceiros.

Balão de imaginação desenhado em um quadro com lâmpada ao centro
Balão de imaginação desenhado em um quadro com lâmpada ao centro

Aqui nesse artigo vamos descrever rapidamente como inovar em várias etapas do evento, depois descreveremos com mais evidência sobre inovação no momento da premiação e nos prêmios. Tudo isso para que, ao final desse artigo, você seja capaz de organizar um evento esportivo diferenciado, atendendo às expectativas dos apaixonados por sua modalidade.

Vamos começar?

Inovando na organização

Todas as etapas do planejamento do evento podem receber inovações que irão impactar no seu sucesso pós-evento. O ideal para que você consiga organizar seu evento com sucesso é ter mapeado todas as etapas e os itens necessários para que nada fuja do seu controle e minimize as chances de acontecer imprevistos. É importante ter esse mapeamento também para saber em quais etapas você pode promover a inovação.

Quer saber como é possível inovar em etapas que você, talvez, nem tenha imaginado?

Pessoa escrevendo "Be creative" em um papel
Pessoa escrevendo "Be creative" em um papel

Ao buscar patrocínio, por exemplo, você pode inovar ao oferecer para seu parceiro uma base de dados dos participantes. Dessa forma, ele consegue um contato direto com o público que deseja. Você pode também fechar parcerias para montagem de stands na área do evento, para que ele ofereça serviços diferenciados ao seu público. Os três lados ganham nessa parceria: você, os participantes e os patrocinadores.

Ao vender os ingressos ou cobrar as inscrições, você pode optar por fazer esse processo pela Internet, em landing pages. Dessa forma, enquanto o evento não chega, você pode oferecer aos participantes do evento dicas para se preparar para o evento, novidades do setor, dicas de equipamentos e muito mais. Isso estreita o relacionamento do participante com o seu evento e é simples de fazer.

Pessoa mexendo em um tablet sobre a mesa e com notebook a sua frente
Pessoa mexendo em um tablet sobre a mesa e com notebook a sua frente

No pós-evento você pode inovar oferecendo kits para os participantes, com itens que tenham relação com o esporte que praticou, como itens para hidratação, camiseta, certificado, alguns pequenos brindes, como, por exemplo, um cartaz ou calendário de competições da modalidade, para ele marcar as que irá participar. Não se esqueça de coletar, nessa etapa, os índices de satisfação do seu público sobre o evento.

Inovando na premiação

Pensando nos detalhes que podem auxiliar seu evento a se tornar diferenciado, destacamos alguns pontos que auxiliam o momento da premiação a ser uma experiência totalmente nova para os seus atletas.

Em primeiro lugar, é importante pensar no layout do espaço da premiação. Como será o pódio? Terá pódio? Como facilitar o deslocamento dos vencedores para receber os seus prêmios? Se todos os inscritos irão receber prêmios por participação, como você irá se organizar para entregar o prêmio a todos, sem causar confusão? Todos esses detalhes são de extrema importância para que os participantes do seu evento se sintam confortáveis após disputar uma competição.

Premiação com atletas comemorando no pódio
Premiação com atletas comemorando no pódio

Ainda falando sobre o espaço, pense também onde alocar a imprensa que irá acompanhar o evento, pois eles precisam de um espaço adequado para trabalhar, assistir a todo os momentos da competição, fotografar ou filmar cada detalhe, mas sem estar no caminho dos atletas e dos espectadores.

Além disso, a premiação existe para celebrar um grande feito de alguém, fato que merece ser guardado com carinho e ter uma bela recordação. Portanto, merece uma atenção especial os espaços de fotos e filmagens. A preferência nessas áreas é que os patrocinadores estejam em destaque no backdrop e no pódio.

Outra forma de divulgar o seu evento e de valorizar a conquista dos seus atletas é fazendo a transmissão em tempo real do evento, de forma com que outros praticantes do esporte vejam de casa o que estão perdendo e sintam vontade de estar na próxima edição e de forma que os atletas vencedores possam assistir sua performance depois ou compartilhar nas suas redes sociais, comentando sobre o evento e agregando valor à sua conquista.

Competição de pólo
Competição de pólo

Um dos fatores que traz bastante credibilidade para um evento é a comissão de julgamento, que irá avaliar os atletas, possíveis irregularidades, performances, etc. Dê destaque para a banca que irá compor o seu evento, pois isso traz também segurança para os atletas participarem do seu evento.

O que você pode organizar também é uma festa após o evento, para comemorar os destaques e criar um ambiente descontraído para que os atletas se conheçam melhor, planejem novas atividades juntos e estejam prontos e animados para a próxima edição do seu evento.

Você pode organizar almoços, jantares, palestras sobre segurança ou novidades naquele determinado esporte com alguma pessoa renomada naquela área, churrascos ou coquetéis. O importante é integrar a todos os participantes e seus familiares e amigos.

Se for inconveniente organizar a festa logo após o evento, por conta de vestimenta, cansaço, etc, pense em dar um tempo para que os atletas possam ir para casa se organizar, se arrumar e guardar seus pertences. Se for logo em seguida, separe um espaço para os participantes guardarem suas coisas e, principalmente, seus prêmios.

Mesa com pratos, guardanapos e taças
Mesa com pratos, guardanapos e taças

É importante pensar que todos se beneficiam com um evento que é inovador e que se destaca, os vencedores levam para casa um prêmio que será destaque, os participantes poderão dizer que estiveram em um grande evento e que tiveram uma grande experiência, o que agrega valor ao seu currículo e experiência como atleta e quem assiste o evento tem o privilégio de acompanhar um espetáculo diferenciado. Isso gera oportunidades de encorajar atletas a participarem de eventos ainda maiores e desafiadores.

Inovando no prêmio

Os prêmios são os destaques desses eventos, pois eles é que irão valorizar a conquista desses atletas. É só pensar que um grande evento sempre é coroado com uma grande premiação e que os prêmios mais valorizados é que estarão em destaque nas estantes desses atletas. É o que irá fechar com chave de ouro a organização do seu evento.

Escolha aquilo que mais se adequa ao seu público, medalhas, troféus, cheques gigantes, escarapelas, placas, etc. E antes certifique que as quantidades são suficientes e estão corretas, para não cometer nenhuma gafe na hora da premiação.

A inovação no prêmio se dá através do Design e da qualidade dos materiais utilizados.

Você pode (e deve!) investir em um troféu personalizado, que siga a identidade visual do seu evento, que tenha design exclusivo e que evidencie a paixão do seu público por aquele esporte. Por exemplo, amantes de cavalos, em geral, gostam mais de troféus mais largos e robustos, enquanto que amantes de artes marciais gostam de troféus que tenham design que lembre a arquitetura oriental. Pense sempre em como se conectar ao seu público.

A inovação através das medalhas também se dá através de seu design. Invista em medalhas com recortes personalizados e que tragam sua identidade em evidência. Você pode reforçar a marca do seu evento em fitas personalizadas.

As medalhas de ferro são um ótimo exemplo de medalhas robustas, para quem curte material mais pesado. As de MDF camada dupla são ótimas para personalizar, pois assumem diversos formatos diferentes e são destaque às suas formas. As medalhas de acrílico podem, por exemplo, ser personalizadas com o nome do seu evento ou empresa ao lado, para reforçar a sua marca.

Medalha de MDF encapado, com acrílico espelho e fita personalizada
Medalha de MDF encapado, com acrílico espelho e fita personalizada

Para o público mais tradicional, as medalhas de metal com resina são uma ótima pedida, não é inovação, mas ela pode ser feita com a personalização da medalha e com o destaque para a sua identidade visual na personalização da medalha.

Não é legal essa diversidade de opções?

Se você vai homenagear alguém por algum feito, como longo período de parceira, bons serviços prestados à comunidade esportiva ou à sua empresa, o ideal é escolher homenagens, que podem ser placas em estojo, placas comuns ou homenagens de mesa.

As placas em estojo são bastante tradicionais, mas a mensagem e o grau de personalização na gravação é o que fará com que essa seu prêmio se destaque e fique na memória do homenageado. Para pessoas que gostam mais de exibir os seus feitos, homenagens de mesa são ideais e permitem maior grau de personalização em seu design. Há também a possibilidade de fazer troféus personalizados para homenagear, o que fica bastante diferente e impressiona o homenageado.

As placas podem ser uma ótima pedida para premiação também. Ao personalizar seu corte, colocar suporte atrás para ser exposta na parede e imprimir uma identidade forte e diferenciada na sua estampa, elas irão valorizar o seu vencedor e dar uma cara totalmente nova ao que conhecem por premiação.

Premiação CBM com toda equipe reunida
Premiação CBM com toda equipe reunida

As escarapelas são amplamente utilizadas em premiações de eventos com animais, como exposições de cães e gatos, copas de marcha, torneios leiteiros, entre outros. Quanto mais personalizadas forem suas artes, melhor para valorizar os campeões.

Enfim, para inovar no prêmio a resposta é personalização. Fuja do convencional e ofereça aos seus campeões prêmios que sejam a sua cara, que mostrem a sua paixão por aquele esporte e a sua dedicação para se tornar um dos melhores.

... é muita inovação

Viu só como é possível inovar em diversas etapas da organização do seu evento esportivo? Ser diferente, criar novas experiências faz com que seu evento seja memorável para os participantes e, para você, faz com que ele seja um sucesso.

Homem fazendo vários cálculos
Homem fazendo vários cálculos

São processos simples que podem trazer muito valor para sua competição e que farão com que seus atletas se sintam muito mais valorizados por sua disposição em competir por seu evento.

Você já faz algum desses processos que dissemos por aqui hoje? Gostou das dicas? Conta pra gente como você faz para inovar no seu evento. Vai ser muito divertido essa troca de experiências.

3 visualizações0 comentário