História: Como surgiram os troféus e as medalhas?

Você já sabe que premiar é uma tradição bastante antiga e que se tornou um dos momentos mais emocionantes dos eventos esportivos, desde os pequenos até os mais famosos do mundo.

Mas como será que surgiram os troféus e medalhas? Como se deu início a esse costume de premiar as pessoas por suas conquistas?

Troféus de futebol
Troféus de futebol

É o que vamos ver a partir de agora!

#01 História do Troféu

A palavra “troféu” tem sua origem no latim “tropaneum”, mas o significado vem o grego “tropaion”, que significa mudança, reviravolta ou transformação e que se tratava de uma espécie de prêmio em que uma pessoa, grupo, exército, nação ou tribo conseguia vencer mais um inimigo.

Na época, o prêmio eram parte dos corpos dos inimigos, peças de armas, pedaços de construções da área do inimigo e afins. Um pouco assustador, não é? Mas, felizmente, isso acabou e nas guerras modernas são consideradas essas práticas como antiéticas.

Mulher com espada sobre ombros de um homem ajoelhado
Mulher com espada sobre ombros de um homem ajoelhado

Assim, os troféus deixaram de ser cabeças de humanos e armas e se tornaram o que conhecemos hoje: estatuetas, taças e placas que expressam reconhecimento por mais uma conquista. A partir daí, começaram a ser entregues em competições esportivas, artísticas e culturais, como reconhecimento pelos bons desempenhos.

Com isso, os troféus começaram a ser fabricados em ouro ou prata e, algum tempo depois, também em bronze e ferro, devido ao custo alto de fabricar as peças em metais nobres.

Mas, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, as peças que significam muito para quem as conquista, evoluíram e ganharam novos formatos, com materiais como acrílico, inox e MDF que surgiram nas últimas décadas e que revolucionaram a indústria.

Essa evolução fez com que os troféus se tornassem muito mais democráticos e peças que antes pesavam dezenas de quilos e custavam muito dinheiro e tempo para serem fabricadas, passaram a ficar prontas em dias (ou horas) e com um design muito mais moderno, atrativo, arrojado e que permite que a identidade visual do evento se conecte com a premiação e os atletas.

Vários troféus de corrida sobre a mesa
Vários troféus de corrida sobre a mesa

Com isso, cada vez mais competições passaram a contar com premiações em troféus, aumentando o espírito competitivo e difundindo o esporte para os quatro cantos do planeta.

#02 História da Medalha

Nos jogos olímpicos da antiguidade o vencedor ganhava uma coroa com folhas de oliva, retiradas de uma árvore sagrada próxima ao templo de Zeus, enquanto o restante dos competidores recebiam medalhas de prata.

Estádio vazio e antigo
Estádio vazio e antigo

Já as medalhas no formato em que conhecemos hoje surgiram dentro dos batalhões de militares, já que começaram a ser utilizadas para reconhecer generais que conquistaram alguma vitória expressiva durante batalhas ou conflitos.

Mas elas foram se tornar populares como são hoje através dos Jogos Olímpicos. Em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, os vencedores de cada modalidade receberam medalhas de prata e os demais competidores uma medalha de bronze.

Depois de certo tempo a premiação dos Jogos Olímpicos evoluiu e a premiação passou a ser feita em ouro, prata e bronze, para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Com o crescimento de várias modalidades esportivas em todo o mundo e a necessidade de incentivar mais pessoas a praticarem esportes premiando-as por seu esforço, os organizadores passaram a utilizar materiais como acrílico, MDF, ferro, que eram mais baratos e permitiam maior personalização no design das medalhas.

Várias medalhas de MDF encapado para corrida
Várias medalhas de MDF encapado para corrida

... E aí, curtiu um pouco de história?

Esse é um pequeno resumo sobre a história dos troféus e medalhas e como foram evoluindo até chegar aos formatos que conhecemos hoje.

Você sabe de mais algum detalhe sobre a história dos troféus e medalhas? Conta aqui pra gente nos comentários.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo