Eventos no LinkedIn: estratégias incríveis para você conquistar um público ainda maior em seu evento

O LinkedIn possui mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo e é a principal rede social de relacionamentos profissionais. E hoje, para as empresas e para você que organiza eventos, a plataforma é muito mais que um espaço para recrutamento de novos talentos.

É um local estratégico para divulgar conteúdos e consolidar a reputação diante de possíveis clientes ou inscritos para o seu evento, parceiros, patrocinadores e novos fornecedores.

Dados com logo LinkedIn

Sabendo do quanto o LinkedIn é importante para a sua estratégia de marketing digital para divulgar o acontecimento do seu evento esportivo, fizemos esse artigo com muitas dicas para você se estruturar na rede e conquistar bons negócios por lá.

Então, vamos começar?

Sua company page será a casa da sua marca no LinkedIn

Ao criar a página do seu evento (ou da sua empresa de eventos) você deve alimentá-la constantemente com bons conteúdos, que sejam relevantes e que te ajudem a construir um público fiel na rede.

Você jamais deve fazer um perfil pessoal na rede para a sua marca, pelos mesmos motivos que não deve fazer isso no Facebook: alcance reduzido, impossibilidade de patrocinar as publicações, etc.

E, para cuidar bem da sua casa no LinkedIn, existem algumas dicas que você pode seguir para se dar bem por lá.

#Estratégia 1 – Construa a sua própria autoridade na rede

O caráter profissional que o LinkedIn agrega às relações construídas na rede faz com que ela seja vista como um espaço para assuntos institucionais e informações mais confiáveis sobre empresas e o mercado. E essa é a chave para você aproveitar o espaço para construir a sua autoridade online e aumentar a sua presença digital, falando sobre si mesmo e levando ao seu público informações de valor.

Novidades que estão cercando o seu negócio e seus blogposts são uns dos conteúdos mais relevantes a serem publicados na página da sua empresa. É o espaço ideal para você dar dicas de preparação para prática do esporte, quando acontecerá seu próximo evento e como ele será, fazer lançamentos. Todas essas informações se tornam mais valorizadas em um espaço cuja credibilidade é maior.

Você pode também apostar em vídeos explicativos e artigos publicados por outras pessoas, pois ajuda a trazer valor para as publicações da sua página.

Pessoa tocando tela de smartphone

#Estratégia 2 – O LinkedIn como ferramenta de ranqueamento

Você sabia que o LinkedIn também contruib para o ranqueamento da sua empresa/do seu evento nos motores de busca, como o Google? Ter uma página e colaboradores listados na rede é um dos fatores que o Google leva em consideração para avaliar se essa marca realmente existe. Além disso, a plataforma ajuda a determinar seu posicionamento nas buscas e evitar sites falsos.

Alcançar maiores resultados em buscas orgânicas é um sonho, não é verdade?

Para garantir que você esteja bem ranqueado, é imprescindível que sua página tenha uma URL personalizada com o seu nome e amigável e é fundamental que você descreva bem o que se trata seu negócio/evento, de forma detalhada, como o tamanho da empresa, quais as suas especialidades (modalidades de atuação), localização, etc.

Configure corretamente sua página e organize as informações demonstrando o profissionalismo do seu evento.

#Estratégia 3 – Fale sobre seu mercado

O LinkedIn possui uma ferramenta de compartilhamento de conteúdo bastante importante, que é o Pulse, um espaço que reúne os artigos mais populares da rede social e funciona como um blog conectado ao seu perfil.

Além de reunir influenciadores e canais que são relacionados ao seu mercado, o espaço também é ideal para você publicar seus próprios artigos, contribuindo para a construção da marca do seu evento por ali.

Além disso, produzir artigos sobre a área de atuação do seu evento, como dicas para a prática do esporte, dicas de compra dos materiais, práticas dos principais nomes do esporte, dicas de fisioterapeutas e ortopedistas para se preparar irão trazer o que a sua marca busca por ali: relevância. Você irá encontrar o seu público ideal interessado no que você faz e fala.

Você pode, ainda, utilizar o LinkedIn Pulse para pequenos insights e completar com conteúdos que direcionem para o seu blog, aumentando o número de visitantes na sua página.

Os textos do Pulse são compartilhados diretamente em seu perfil pessoal, mas nada impede de serem publicados depois na página da empresa.

Pessoa sentada em uma mesa de escritório com LinkedIn escrito na parede

#Estratégia 4 – Anúncios no LinkedIn são mais segmentados

O fato de o público presente no LinkedIn ser mais especializado é um dos grandes diferenciais do LinkedIn enquanto rede social e, quando falamos em anúncios na rede, esse fator ganha ainda mais importância.

Enquanto outras redes sociais permitem que você segmente através de dados genéricos, como idade, sexo e local de residência, o LinkedIn é mais preciso, permitindo que você insira dados profissionais e utilize as informações corporativas do seu público na hora de segmentar o anúncio.

O Facebook ainda permite uma segmentação maior ao inserir dados comportamentais e interesses, mas a divulgação aqui fica para um outro post em uma outra oportunidade. Hoje o foco é o LinkedIn.

Mas o fato de a pessoa fornecer informações sobre o porte da empresa, a área de atuação, o seu cargo, há quanto tempo está na empresa e outros fatores profissionais facilita na hora de alcançar pessoas mais qualificadas para gerar negócios através dos seus anúncios.

E tem mais, quando estamos presentes no LinkedIn, que é uma rede social profissional, a rejeição por anúncios relacionados à nossa atuação no mercado tende a ser muito menor em comparação a outras redes que acessamos em momentos de lazer.

#Estratégia 5 – Público especialista

Segmentar o público de forma assertiva é uma das principais premissas para alcançar no sucesso no marketing digital. Por isso, o fato de o LinkedIn possuir um público que mais especializado ganha ainda mais destaque dentre as estratégias da empresa, pois é o espaço ideal para conversar com pessoas que realmente estão interessadas no que você tem a dizer.

Se o seu evento é relacionado a esportes, você conseguirá conversas com muitos fornecedores e empresas do ramo que poderão ser suas patrocinadoras, podendo surgir daí parcerias lucrativas e duradouras para ambos os lados.

Para isso, busque participar ativamente de grupos do seu setor de atuação, compartilhando e comentando assuntos pertinentes ao seu evento, troque experiências... O LinkedIn só permite que perfis pessoais participem dos grupos, mas a sua imagem, se bem vinculada ao seu evento, poderá ser o estopim para o sucesso na rede.

Devido a importância do seu perfil pessoal para a atuação do marketing da sua empresa no LinkedIn, vamos dar uma atenção especial a esse fator mostrando como você deve trabalhar seu perfil estrategicamente para alcançar os resultados que busca na maior rede profissional do mundo.

Pessoa com perfil do LinkedIn aberto no celular que está ao lado de um teclado e planta

O que você pode fazer enquanto profissional de eventos?

Normalmente, as pessoas buscam no LinkedIn por perfis de outras pessoas e, por isso, você deve manter o seu perfil atualizado, atrativo e como um canal estratégico para a valorização do seu evento.

Seu perfil no LinkedIn será um chamariz para as pessoas conhecerem seu evento e você pode utilizar a rede para fazer networking, prospectar novos participantes ou inscritos e conquistar parcerias incríveis para seu evento, como patrocinadores e colaboradores que farão a diferença na sua organização.

Mas, para alcançar tais resultados, é preciso que você tenha um perfil bem estruturado na rede. E existem algumas estratégias de sucesso para você tirar o máximo proveito do LinkedIn e mostrar ao mercado que você é um profissional interessante, com quem ele quer trabalhar.

#Estratégia 1 – Suas fotos têm poder

Utilize as fotos do seu perfil e capa para contar histórias e demonstre através delas que você é profissional. Você pode, inclusive, como o intuito principal é divulgar seu evento na rede, utilizar fotos profissionais que foram tiradas durante seu evento, mostrando a experiência que seu evento promove.

Para a foto de capa, que também é conhecida como background, tente utilizar uma imagem customizada, que tenha relação com o seu trabalho. Para facilitar seu trabalho, crie sua capa no Canva. Existem muitos templates de capa do LinkedIn na plataforma e você pode soltar sua imaginação, criando algo profissional.


Logo LinkedIn

#Estratégia 2 – Cuidado com o seu título

Para o título do seu perfil, você tem 120 caracteres disponíveis para você se apresentar de forma inteligente e que atraia a atenção das pessoas, fazendo com que seu perfil apareça mais nas buscas e tenha um perfil memorável por quem o visitar.

A melhor dica que te dou para essa tarefa é que você coloque suas especialidades e palavras-chave específicas do seu setor, colocando, por exemplo, Organizador de eventos esportivos | Esportes Radicais ou Organizador de eventos esportivos | MTB Radical, evidenciando o nome dos seus principais eventos.

#Estratégia 3 – Dê o seu melhor no resumo

Você tem a sua disposição 2 mil caracteres para falar sobre suas experiências e você deve ser estratégico ao montar o seu resumo, pois esse é um dos principais itens do seu perfil. Destaque as suas conquistas e faça um resumo interessante para a leitura das outras pessoas. Faça, realmente, um resumo do que é a sua carreira.

Esqueça tudo aquilo que você escreveu no seu currículo, nada de copiar o que está por lá. O LinkedIn é uma rede de relacionamentos profissionais e você deve utilizar tons de conversa para conquistar seu espaço por lá.

Aproveite os recursos multimídia para mostrar seus trabalhos mais recentes, incluindo vídeos e fotos dos seus eventos. Esse é o espaço ideal para mostrar o quanto você lida bem com organização de eventos e o quanto seu evento é um sucesso.

#Estratégia 4 – Aproveite o restante do seu perfil com inteligência

Fale sobre sua formação acadêmica, pois uma seção sobre a sua educação com bastante conteúdo, com todos os cursos e formações que você possui, ajuda a vender melhor o seu trabalho e, como consequência, o seu evento.

Aproveite também para expor suas principais competências e destaque as que têm mais relação com o seu objetivo e, se você não tem recomendações ainda, peça para alguns amigos para que façam isso para você. Você pode solicitar recomendações através do link que o próprio LinkedIn disponibiliza para a seção.

Na seção Interesses aproveite para seguir empresas e eventos que são referências no seu setor de atuação. Não se esqueça dos grupos também, eles são importantes ferramentas para te auxiliar na construção da sua autoridade na rede.

Mulher com smartphone nas mãos com LinkedIn aberto e croissant ao fundo

E a divulgação do evento? Começa quando?

A essa altura do artigo você já deve estar pensando sozinho “Quando entra a divulgação do meu evento nessa história?”

Então... É agora!

Com o crescimento constante da rede e todos os outros itens que já mencionamos algumas vezes acima, o LinkedIn se transformou em uma excelente ferramenta para o marketing de eventos, proporcionando muitas vantagens na divulgação para o público certo.

Mas como você irá trabalhar a divulgação do seu evento esportivo na rede?

#Estratégia 1 – Planejamento é a chave do sucesso

Assim, como em qualquer outro projeto que você for atuar e como eu já disse muitas e muitas vezes aqui no blog, você precisa realizar um planejamento adequado.

É a partir do planejamento que você irá dar todos os outros passos na organização do evento, saberá quantos inscritos precisa alcançar, quantos patrocinadores precisa conquistar, quais serão os fornecedores necessários, quais são seus objetivos com o evento, etc.

Nós já sabemos que o LinkedIn é um excelente site para conteúdo institucional. Entretanto, você precisa primeiro entender o seu plano e ter ele documentado, para saber quais processos farão parte da organização do seu evento.

Dessa forma, você saberá como utilizar o LinkedIn, qual tom irá usar para comunicar por ali, quais ações serão feitas na rede, quanto deverá investir nos anúncios e se irá investir nos anúncios. Tudo isso para que você consiga alcançar seu público e passar sua mensagem de forma correta e compreensível.

Vidro de escritório com adesivo com a logo do LinkedIn

#Estratégia 2 – Aposte na interação

O LinkedIn é uma rede que permite um grau de interação um pouco maior entre os usuários, sem que as pessoas pensem “Eu te conheço?”, já que a presença na rede garante que você quer aumentar seu networking por ali.

Mas, para que você não se torne um chato ou inconveniente, é preciso que publique conteúdos relevantes e que estimulem o interesse da rede pelo que você está falando. Ao estimular o interesse, você amplia seu alcance dentro do LinkedIn e encoraja as pessoas a tirar dúvidas e interagir com o seu evento.

Mantenha conversas interessantes para os leitores, para que você possa compreender o perfil de cada um e seja capaz de identificar as características da sua audiência.

#Estratégia 3 – Dê uma espiadinha nos eventos semelhantes ao seu

Você pode também espiar o que acontece nas interações em grupos e páginas de eventos que são semelhantes ao que você organiza, pois isso vai te ajudar a entender a expectativa e os interesses do seu público, podendo realizar contatos mais assertivos.

Aproveite as referências que você analisou para traçar perfis e posts que vão atrai mais engajamento diante do seu público, minimizando as chances de erro.

Tablet com página do LinkedIn Analytics aberta e plantinha ao lado

#Estratégia 4 – Aproveite as transmissões ao vivo

O LinkedIn anunciou que, em breve, irá disponibilizar na plataforma uma ferramenta de transmissão ao vivo.

Será ideal para você transmitir seu evento ao vivo, sortear equipamentos e inscrições online, levar especialistas e dar dicas, mostrar os preparativos do evento, etc.

Homem de camisa laranja e óculos mexendo em computador

Tudo isso levará até o seu público a proximidade e o desejo de conhecer e participar da sua competição, ainda que seja como espectador. Além disso, a transmissão irá possibilitar trocar ideias em tempo real com quem não pode ir e aumentar a confiança entre você e seu público.

Aproveite a novidade e já comece a se planejar para arrasar nas transmissões ao vivo do LinkedIn antes de todo mundo.

... Já criou seu LinkedIn?

E aí? Depois de todas essas dicas super incríveis para você alcançar o seu sucesso no LinkedIn, o que está esperando para incluir a plataforma nas suas estratégias?

Pode estar por lá o público que você está buscando para o seu próximo evento.

Vai exigir um pouco mais de trabalho? Sim, mas você vai mostrar o seu melhor lado enquanto organizador de eventos e seu evento vai atrair um público, talvez, mais qualificado e pronto para interagir com a sua marca.

Mesa de pebolim com logo do LinkedIn em meio a uma sala de lazer

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