Eventos esportivos locais: 07 dicas para patrocinadores fazerem bons negócios

Participar de eventos esportivos locais pode ser uma boa opção para empresas que estão buscando aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar novos clientes. Você, ao fechar uma parceria de patrocínio com organizadores de eventos locais, incentiva o esporte na sua região e ainda ganha a oportunidade de mostrar sua marca para mais pessoas.

Sua marca pode estar presente em um evento esportivo com stands, pontos de apoio ou com a exposição da marca durante a divulgação do evento e no espaço em que acontecerá as provas. Tudo dependerá do acordo de patrocínio que você fechar com o organizador do evento e do seu objetivo com essa parceria.

Por isso, listamos aqui nesse artigo dicas para você aproveitar eventos esportivos locais para se conectar com o público-alvo do seu negócio e gerar mais vendas.

Dois homens apertando as mãos sobre uma mesa com papéis, caneta e notebook

Vamos começar a leitura?

#01 Conheça seu público

O primeiro passo para uma divulgação em eventos ser bem-sucedida é conhecendo bem o público consumidor da sua loja. Dessa forma, você saberá exatamente que tipos de parceria precisará fazer com os eventos.

Seu público é mais esportista? Gosta de sertanejo? Gostam de churrasco e futebol? A qual classe social a maior parte deles pertence? Como é a atividade deles nas redes sociais? Como é o comportamento deles em eventos na cidade? Qual a idade média do seu público?

Sabendo essas informações, você saberá se é melhor investir em um rodeio, competição de bicicross ou no torneio de futebol.

Você pode ir ao site da Prefeitura Municipal ou consultar equipes e perfis de organizadores de eventos nas redes sociais para saber os eventos que estão para acontecer nos próximos meses e como está a animação do seu público para participar dessas competições.

Balão emoji mostrando os dentes

Para quem trabalha com artesanato ou no ramo alimentício, qualquer evento é uma boa oportunidade para expor seu trabalho e até conquistar um espacinho para vender seus produtos. E, apresentando um bom trabalho no local do evento, seus clientes já estão conquistados e convidados a conhecer seu ponto de vende depois.

Se você vende artigos esportivos, é claro que é a melhor oportunidade para engajar sua marca em uma ação com os atletas e também tem espaço aberto para falar sobre seus produtos, já que o público presente no local está aberto para ouvir mais informações relacionadas a esporte.

Enfim, como você vai engajar e conquistar mais clientes durante o evento vai da sua criatividade, mas sempre leve em consideração ao desenvolver sua estratégia o que deixa o pessoal animado durante os eventos e quais artigos eles irão precisar antes, durante e depois da competição.

#02 Pesquise eventos que vão bombar!

Ao se organizar para colocar sua marca em um evento, você não pode perder tempo e dinheiro em competições que não vão atrair o público necessário para divulgar sua marca e que não justifique todo esforço que você terá.

Às vezes um evento contará só com a presença dos atletas mesmo e terá a participação de pouco mais de 50 pessoas, mas mesmo assim o investimento se justifica, pois você quer se conectar justamente com esses competidores.

E, por isso, mais uma vez você deverá contar com a pesquisa nas redes sociais dos organizadores e do evento para medir a animação das pessoas para participar do evento e qual o perfil desse pessoal.

Fale também com os organizadores do evento e descubra com que frequência ele ocorre, o número de pessoas presentes nas últimas edições, maiores informações sobre o perfil dos inscritos e dos expectadores em geral, a porcentagem de participantes de outras cidades, etc.

Tudo vai depender da sua dedicação em pesquisar e relacionar os resultados das pesquisas com os objetivos traçados para sua divulgação em um evento!

Papel com fluxograma

#03 Decida como você vai se envolver com o evento

Mais uma vez, veja seu planejamento para decidir se você vai montar um stand, só tirar vantagem do tráfego no evento ou se vai fazer uma grande ação no espaço.

Se for sua primeira participação em uma competição, converse com outros patrocinadores mais antigos e veja como se destacar por ali. Eles sempre vão ter boas dicas sobre a melhor localização para seu stand ou sinalização correta.

Após decidir, faça uma lista de tudo que você precisará para participar do evento e garanta todos os produtos com muita antecedência para não faltar nada e fazer feio no evento.

E, mesmo se você não vai estar dentro do evento com um stand, pense em formas de gerar tráfego para sua loja, aproveitando o movimento dos turistas que estão na cidade para participar do evento.

Sinalize bem o seu espaço, para que todos encontrem sua loja com facilidade e faça ações especiais para o evento, como descontos para quem apresentar ingresso ou inscrição na competição, kits ou produtos especiais para quem está participando do evento, etc.

Já que você tem parceria com o evento, coloque em toda divulgação dentro do local o endereço da sua loja e o que você está oferecendo especialmente para participantes do evento.

Homes sentados conversando em uma mesa com papéis com gráficos, um tablet e canetas

#04 Seja criativo e inove!

Sei que já repeti essa frase aqui no artigo algumas vezes, mas essa dica é a mais valiosa ao escolher fechar uma parceria de patrocínio com um evento: ser criativo.

Há várias marcas utilizando o mesmo espaço que você para se comunicar com o público presente no evento. Por isso, você precisa se destacar!

Em seu stand, distribua brindes, faça um espaço para fotos, distribua bandeirolas se estiver muito calor, plaquinhas para fotos na arquibancada, etc. Todas essas ideias poderão te ajudar a ampliar o alcance da sua marca através das publicações de outras pessoas em seus perfis nas redes sociais.

Fazer sorteios durante o evento também é uma boa ideia para voltar as atenções para a sua marca e o seu stand.

E, se você não está dentro do evento com um stand, como foi dito acima, pode usar e abusar da criatividade da mesma forma. Faça transmissões ao vivo do evento, convide quem não está participando para assistir na sua loja, faça sorteios também, etc.

Se a sua marca quer se conectar com os atletas, você pode fazer dentro do espaço reservado para eles no evento, um espaço para descanso, um pequeno stand com seus produtos ou estar presente nos pontos de apoio, por exemplo. Ou, se não estiver dentro do evento, pode distribuir um brinde para cada atleta retirar na sua loja após o evento.

Os brindes são uma forma de baixo custo de gerar “buzz” para sua marca e atrair pessoas para o seu negócio durante o evento. Os clientes se conectam com a sua empresa e você oferece uma experiência a mais dentro da proposta do evento.

A chave para o sucesso da sua parceria com eventos esportivos é, com certeza, a criatividade e a capacidade de se conectar com o público do local.

#05 Colete informações dos clientes

Não adianta ter todo trabalho de desenvolver ações incríveis para levar uma multidão de pessoas até a sua loja no dia do evento ou até seu stand e não criar uma forma de manter o relacionamento com elas.

Seu objetivo com o evento não deve ser vender mais naquela data. Aliás, pode ser que naquele dia, dependendo das suas ações ou do seu objetivo, você nem chegue a vender tanto. Seu objetivo deve ser encontrar novos clientes potenciais para sua marca e fidelizá-los, fazer negócios recorrentes.

Lembre-se de que não é só você que está ali expondo sua marca e que os clientes estão sendo bombardeados de marketing por vários lados.

Além disso, durante o evento pode ser um bom lugar para você querer apresentar sua empresa e falar sobre seus produtos. Quem quer ficar ouvindo vendedor falando durante uma competição?

Por isso, encontre uma forma que não seja invasiva e desrespeitosa de pedir mais informações e conseguir manter contato com esses clientes, até mesmo para poder falar mais sobre você após o evento.

Se você está entregando brindes, pode pedir um telefone, e-mail e nome da pessoa para enviar algumas informações após o evento. Ou pode pegar essas informações e prometer um desconto especial em alguns produtos, que será enviado por e-mail ou WhatsApp no dia seguinte ao evento.

Você pode também montar um espaço para fotos personalizadas do evento, com fotógrafo, plaquinhas e tudo mais e pedir para que as pessoas postem nas redes sociais marcando sua loja e oferecer descontos para quem o fizer.

Ou pode também fazer parcerias com outras empresas presentes no evento e criar mecanismos de conquistarem essas informações e compartilharem após o evento.

Notebook com tela cheia de gráficos sobre mesa

#06 Promova o evento

Já que você fechou uma parceria com o organizador do evento, você quer que ele seja um sucesso, não é?

Então, promova o evento nas suas redes sociais e até mesmo no espaço do seu negócio, com cartazes e convites para a competição.

As redes sociais são um ótimo espaço para construir o interesse do público-alvo para participar do evento e para te conhecer no dia do evento. Dê maiores informações sobre onde fica sua loja ou onde estará seu stand, como vai ser sua participação no evento, instigue a curiosidade do público falando sobre surpresas/sorteios que fará no evento.

Se você trabalha com loja de roupas femininas, por exemplo, pode até fazer uma promoção específica para looks para quem for assistir ao evento.

Você precisa deixar sua marca visível, conectada à marca do evento e, claro, convidar o maior número de pessoas possível para participar da competição. O sucesso de um evento depende muito também das boas parcerias que faz com patrocinadores.

#07 Analise e pense nas próximas competições

Competições esportivas são eventos que geram muito engajamento e que despertam a paixão no público e, portanto, são ótimos espaços para promover uma marca. Qual amante de esporte que nunca passou a consumir determinada marca depois de vê-la em uma grande competição ou após a divulgação de seu atleta preferido?

E o melhor: nesses espaços as pessoas estão abertas a ouvir falar sobre esse assunto e você tem carta branca para relacionar a sua marca ao esporte, se estiver no lugar certo. Lembre-se lá do primeiro tópico: conhecer o público e saber quais eventos participar.

Depois do evento, faça uma análise de quantas pessoas visitaram suas redes sociais, seu stand, sua loja, quantos novos contatos conseguiu, o que vendeu no dia do evento, etc. Analise o que as outras empresas fizeram em seus stands e o quanto o evento foi bom para você.

Feita essa análise dos resultados, é hora de partir para as próximas competições, corrigir erros, melhorar o que foi bom e formular novas estratégias para conseguir cada vez mais resultados satisfatórios para seu negócio com parcerias como essas.

Homem segurando folha com gráficos coloridos

... Vamos fazer parcerias?

Patrocinar eventos esportivos é sempre uma boa ideia para valorizar sua marca e aumentar o alcance do seu negócio. Mas, para isso, é preciso fazer um bom planejamento e analisar as melhores opções para gerar novos negócios.

Em resumo: pesquise > analise > planeje > inove. As chances de sucesso são altas!

E aí? Como você está aproveitando os eventos locais para divulgar a sua loja? Incentivar o esporte na sua região é muito importante. Leva entretenimento para a população local, melhora a qualidade de vida, traz movimento para o comércio local com o turismo e ainda gera novos negócios para sua marca.

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