Conquistas na história: O garçom mais rápido do Brasil

Histórias como a de Raimundo Nonato inspiram apaixonados por corrida e por esportes em geral. São histórias repletas de persistência, paixão pelo esporte e superação. E, por isso, decidimos contar aqui em nosso blog os detalhes dessa carreira brilhante de atleta e organizador de eventos que o Raimundo tem.

Os detalhes de toda essa trajetória você pode conferir logo aqui abaixo. Mas prepara-se para se emocionar.

Jornal escrito '1ª Maratona de Belo Horizonte' e foto da largada
Jornal escrito '1ª Maratona de Belo Horizonte' e foto da largada

Raimundo é organizador de corridas há mais de 38 anos e, antes de começar a organizar eventos, já era atleta da modalidade.

A história de amor de Raimundo Nonato com a corrida começou em 1981, com a Corrida do Trabalhador que acontece até hoje, todos os anos, em sua cidade. Com um tênis simples e muita coragem, ele decidiu que iria correr os 5km e, para sua própria surpresa, não só superou o percurso, como venceu a corrida.

Como o sonho dele era ser jogador de futebol, decidiu a partir daí começar a correr para melhorar sua performance dentro das quatro linhas.

Avatar com rosto de Raimundo Nonato correndo como garçom
Avatar com rosto de Raimundo Nonato correndo como garçom

Raimundo, até então, trabalhava como garçom há 9km de onde morava e, como terminava o trabalho e iria para casa só de madrugada, não havia mais transporte público. Com isso, ele e seu colega de trabalho voltavam para casa correndo e caminhando. Com certeza foi o que deu forças para ele conquistar a primeira corrida e seguir nesse caminho.

A partir dessa primeira corrida no Dia 1º de Maio de 1981, ele começou a participar de mais provas e sempre se destacava, em todas elas.

Paralelo aos treinos e ao trabalho de garçom, também começou a fazer alguns cursos. Como tudo era bastante complicado na época e não tinha muitos recursos, ia para o curso correndo também, já que não conseguia pagar o ônibus até a escola.

Em 1983 as coisas pareciam começar a melhorar em sua carreira, quando se tornou o primeiro atleta no Brasil a conseguir um patrocínio nessa modalidade. E a oportunidade de treinar em grandes clubes mineiros surgiu a partir daí. Mas, mesmo assim, não deixou de lado o trabalho de garçom e começou a trabalhar dentro dos clubes, após os treinos, como garçom para a imprensa e demais eventos internos.

Depois de um certo tempo nessa rotina, Raimundo estava um dia assistindo TV e, por coincidência, viu a Corrida dos Garçons na França, um evento que é bastante famoso no país. E aí veio a ideia de aumentar a divulgação da sua imagem e do seu patrocinador: correr vestido de garçom, carregando bandeja e garrafa. O primeiro desafio à caráter aconteceu na Maratona de Belo Horizonte.

A repercussão foi tão grande, que ele seguiu correndo de garçom em várias outras corridas e, depois, decidiu começar a organizar a Corrida dos Garçons aqui no Brasil, que chegou até à 15ª edição. Depois disso, passou a ser conhecido como O garçom mais rápido do Brasil. O sucesso como atleta foi tamanho, que ele chegou a participar de corridas em outros países, como Estados Unidos na Maratona de Nova York.

Raimundo correndo vestido de garçom
Raimundo correndo vestido de garçom

Atualmente, Raimundo é organizador de grandes corridas em Minas Gerais e se denomina o “Organizador de corridas Raiz”, pois organiza eventos em estradas de terras, trilhas (modalidade conhecida como Cross Country), em que o atleta não tem muita estrutura do evento, mas é preparado para grandes competições, devido ao alto grau de dificuldade dessas provas. Ele acredita que as corridas valorizam a cidade e melhoram a qualidade de vida da população local, além de ajudar a popularizar a corrida.

Várias medalhas de ferro com aplicação de acrílico espelho ouro
Várias medalhas de ferro com aplicação de acrílico espelho ouro

Além disso, ele trabalha com diversos projetos sociais de futebol, futsal e atletismo. O projeto de atletismo atende a pessoas de várias idades e níveis, desde atletas de alto rendimento até quem está em busca de melhorar sua qualidade de vida. Raimundo ainda trabalha com um projeto social voltado para dependentes químicos e acredita que a corrida tem o poder de ajudar a curar e melhorar a vida dessas pessoas.

E essa é a história de Raimundo Nonato, corredor, organizador de eventos, sonhador e que faz a diferença por onde passa, que acredita no poder de transformação do esporte na cidade.

São histórias como essa, de pessoas que modificaram a sua realidade e que escreveram sua própria história com garra e determinação que nos inspiram diariamente. Assim entendemos que as conquistas vão além de subir no pódio.

Você pode ouvir muito mais sobre a história do Raimundo acessando a entrevista dele para a Rádio Band News clicando aqui.

Veja alguns dos arquivos das conquistas na carreira do Raimundo Nonato:


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo