Como organizar um Encontro de Carros Antigos?

Todos nós sabemos da paixão brasileira por carros, ainda mais quando falamos de carros antigos, que são verdadeiras relíquias do movimento antigomobilista. E essa paixão está crescendo cada dia mais e podemos notar isso com o crescimento constante dos encontros de carros antigos, que está dominando os quatro cantos do país.

Esses encontros reúnem proprietários de automóveis antigos, que exibem orgulhosos seus carros, que contam muitas histórias através de seu design, motor e outros detalhes que não vemos mais nos carros mais novos.

Se você é um desses apaixonados por carros antigos, com certeza já pensou em organizar um desses encontros. Afinal de contas, qual fã do antigomobilismo que não gosta de reunir várias relíquias automotivas em um mesmo espaço para admirar e trocar ideias sobre vários modelos e tipos de carros antigos.

Carro antigo na cor vermelha

Por isso, reunimos aqui uma série de dicas para te ajudar a organizar um encontro de carros antigos com sucesso.

Vamos ver o que temos preparado?

#01 Como começar?

O primeiro passo quando se planeja organizar um encontro de carros antigos é pensar estrategicamente no local em que será realizado o evento, preferindo locais planos e que permita que os carros e as pessoas possam se locomover facilmente.

Nesse momento verifique a prefeitura municipal da cidade em que o evento acontecerá e verifique os locais públicos disponíveis para que o evento aconteça e já providencie o alvará para viabilizar o encontro e para conquistar o apoio de outros órgãos, inclusive para solicitar o apoio do órgão responsável pelo trânsito no município, corpo de bombeiros e ambulâncias para apoio no local.

Carro antigo na cor vermelha

A escolha do local irá interferir em todos os fatores de organização do seu evento. Ao escolher o local, você precisa verificar se precisará fazer adaptações no espaço para receber todo o público e os veículos, qual estrutura o espaço demanda, como será feita a sinalização para indicar que o evento está acontecendo naquele espaço, facilitando o acesso do público ao local, etc.

É claro que esse fator influencia também no deslocamento dos participantes para o espaço em que ocorrerá o encontro, pois se for de difícil acesso, pode prejudicar a participação de muitas pessoas. Lembre-se de que são carros antigos, que podem ter algumas restrições de deslocamento.

#02 Como atrair mais pessoas para meu evento?

A paixão pelos carros antigos dominou todo o Brasil e não faltam colecionadores nos quatro cantos do país. E eles sempre fazem questão de estar presentes nesses encontros para mostrar todo seu amor pelas suas relíquias.

Por isso, encontre portais, fóruns e clubes de colecionadores de carros antigos para conseguir conversar diretamente com o seu público a atrair o maior número possível de pessoas para o evento.

Crie uma marca diferenciada e atrativos para que o público sinta-se atraído para participar do evento. Quanto mais diferenciais e atrações você oferecer, maiores as chances de conquistar mais pessoas.

Divulgue nas redes sociais, em grupos de colecionadores, encontre hashtags relacionadas a essa modalidade, publique fotos de edições anteriores do evento ou de carros que já foram confirmados, etc. Faça vídeos e conte todos os detalhes sobre os preparativos para o dia do evento e mantenha-se em contato com os participantes até o dia do evento.

Carro antigo vermelho em frente a um prédio histórico

Faça blogposts e e-mails dando dicas sobre cuidados com os carros, mapa do evento, etc. Isso fará com que os que já estão inscritos no evento divulguem o que estão recebendo e passem para outras pessoas feedbacks positivos sobre seu evento, convidando outras pessoas para participar do encontro.

Faça cartazes, banners e panfletos para atrair a população local e divulgue em estabelecimentos que possuem bastante fluxo de pessoas no dia-a-dia. Mantenha, também, um bom relacionamento com a imprensa local. Eles serão seus aliados na divulgação do evento e na boa propagação do seu evento.

No dia do evento, tenha backdrops, mockups de fotos e espaços dedicados a essa interação entre a marca do seu evento e o público, incentivando-os a compartilhar a presença no encontro de carros antigos em suas redes sociais, aumentando a mídia espontânea do seu evento.

#03 Qual a infraestrutura que o evento precisa ter?

O espaço do evento, além de precisar ser amplo, para poder receber todos carros com conforto, precisa contar com outros detalhes para que tudo saia perfeito no dia do evento. O espaço precisa ter uma área de descanso, banheiros químicos, equipe de segurança e serviços de atendimento médico.

Para garantir mais conforto para o público, monte uma área de alimentação, com lanchonetes, food trucks e barraquinhas, para garantir que o público não saia do local nem para comer e aumentar os atrativos para o evento.

Interior de carro antigo na cor azul

Você pode também, para aproveitar o clima do evento, montar stands com marcas parceiras de serviços automobilísticos, como troca de óleo, pneus, venda de acessórios e outros serviços.

Outra atração que costuma atrair mais pessoas para eventos assim são shows de músicos locais. Veja qual o estilo musical que faz mais sucesso com o seu público e convide artistas regionais para promover mais um espetáculo durante o seu evento.

#04 Premiação e recordação do evento

Um bom encontro de carros antigos preza sempre pela maior comodidade possível dos expositores e um dos pontos principais que o organizador precisa cuidar para promover uma boa impressão no expositor é a premiação ou lembrança do evento.

A cada exposição que o colecionador participar, ele recebe uma lembrança diferente daquele evento e pode ser troféus, medalhas, adesivos, plaquinhas, chaveiros, etc. Enfim, o que valerá mais a pena em seu evento é se destacar e entregar uma recordação diferente, para valorizar a impressão que o participante terá do evento, incentivando-o a voltar nas próximas edições.

Kit premiação de evento de carros antigos: Troféu, chaveiro e adesivo

Quanto mais diferente e mais personalizado for, mais o expositor irá guardar com carinho e mais ele falará sobre seu evento. É a consequência natural da valorização da participação dele que você promoveu através dessa lembrança. E todos eles esperam por isso... Portanto, não dê bobeira!

Comumente, aqui na Uniart, nós confeccionamos kits com troféus, chaveiros e adesivos do evento, para os organizadores distribuírem aos expositores. Os adesivos serão colados na relíquia, o chaveiro ficará junto com a chave do carro e o troféu exposto em um local de bastante visibilidade e importância para ele. Isso valoriza a marca do seu evento.

#05 O que não fazer em um encontro de carros antigos

Há alguns comportamentos que podem atrapalhar o clima descontraído de um encontro de carros antigos. São pequenas atitudes que podem evitar grandes conflitos durante o evento. Os comportamentos que você deve evitar são:

  • Encostar no carro dos outros: Você pode admirar o carro e até tirar uma foto próximo ao carro, mas não encoste ou se apoie no carro dos outros. Se você quer conhecer o interior do carro e ver mais de perto como ele é, procure o dono do carro e deixe que ele te mostre e te autorize a entrar ou toca.

  • Andar distraído: Andar carregando bolsas, sacolas, relógios, chaves e não estar atento ao seu redor pode causar grandes problemas, uma vez que, se você esbarrar em algum veículo, pode acabar riscando a pintura dos carros.

  • Deixar o som do seu carro antigo alto: Normalmente, encontros de carros já contam com apresentação de bandas e músicas no ambiente. Portanto, evite colocar músicas altas em seu carro. Além disso, encontros de carros antigos são ambientes mais amigáveis ou familiares.

  • Perguntar se está à venda: É um encontro de carros antigos, não um feirão de automóveis e, se não houver placas mostrando que o carro está a venda, não perturbe o dono do carro.

Carro antigo na cor azul

... Pronto para organizar um Encontro de Carros Antigos incrível?

Agora que você conferiu as principais dicas para organizar um grande evento de carros antigos, é hora de colocar a mão na massa para começar a chamar os expositores.

Você já organizou um encontro de carros antigos antes? Como foram seus eventos? Quais estratégias você adota para ter sucesso? Conta aqui nos comentários para gente.

2 visualizações0 comentário

(35) 3261-1073

(35) 3261-4353

(35) 9.8891-0000

contato@uniarttrofeus.com.br

  • Facebook
  • Instagram
Vamos tomar um café?

Rua Toledo Piza 653 Centro

Campanha MG Cep 37.400-000

Grupo Urias & Urias Ltda. • CNPJ.12.279.099/0001-91