Como entregar a premiação ideal em seu evento?

A premiação é o momento mais aguardado do evento pelos participantes. Atletas profissionais e amadores se dedicam o ano todo em seus esportes em busca de reconhecimento nas competições que participam.

Por isso, é dos fatores que requer maior atenção do organizador de eventos esportivos durante o planejamento da sua competição, pois, ao final das contas, essa será a lembrança permanente de tudo que aconteceu em seu evento.

E, pensando nisso, fizemos esse artigo completo para te ajudar a fazer uma premiação perfeita e valorizar, ainda mais, a conquista de seus atletas.

Mesa com vários troféus com haste em acrílico cristal com adesivo transparente

Então, vamos começar a leitura?

#01 Importância de se preocupar com o design da premiação

Como dissemos logo na introdução do nosso artigo, o prêmio do evento é o reconhecimento pelo esforço do atleta que esteve ali presente.

Então, nesse instante, vamos fazer um exercício, nos colocar no lugar do atleta. Você tem uma rotina diária de preparação para participar de competições, escolhe algumas para participar de acordo com os desafios que elas propõem e com o seu condicionamento, paga a inscrição, se planeja para estar presente e se deslocar até o evento. Começa a competição e consegue uma boa colocação em sua categoria. O que você espera a seguir? Isso mesmo, uma premiação digna de todo seu esforço.

E um evento esportivo depende, claro, de atletas para existir, certo? E é por isso que seu foco deve ser em recebê-los da melhor forma possível em sua competição.

Troféu com haste em MDF encapado e aplicação de placa de inox e peças em acrílico espelho

Os troféus mais significativos que o atleta conquistar durante sua carreira esportiva, serão expostos com mais clamor, serão comentados com mais entusiasmo. Já os troféus menos significativos não terão tanto destaque e, talvez, nem sejam lembrados ou guardados.

Claro que a reputação e o porte do evento contam muito, mas o design e a beleza do troféu irão contar muitos pontos para isso. Além disso, quanto mais interessante é uma premiação, mais ela desperta no atleta o desejo de estar presente na sua competição.

Além disso, a premiação é um dos momentos em que todo o público mais presta atenção, registra com vídeos e fotos, coloca em suas redes sociais, é noticiado pela imprensa local, etc. E você não vai querer fazer feio com toda essa mídia espontânea que acontece no momento, não é mesmo?

Em resumo, o layout da premiação do seu evento pode revelar muito sobre a importância que você dá para seus atletas, pode valorizar ou desvalorizar sua imagem no mercado e será um dos itens mais fotografados e divulgados. E é por isso que você precisa ter total atenção para apresentar uma premiação com um design incrível, seja troféu, medalha, escarapela, cinturão, homenagem ou qualquer outra coisa.

#02 Por que é importante ter uma premiação?

Como já dissemos, a premiação é a lembrança permanente do que aconteceu em seu evento. Claro que premiação em dinheiro é bacana, mas não é permanente. O atleta pode escolher utilizar o prêmio que ganhou em uma viagem com a família, em novos equipamentos, para pagar contas pessoais, fazer investimentos, etc.

Mas um troféu, medalha, cinturão ou qualquer outro artigo que represente a sua conquista e que seja perene é extremamente importante para a marca do seu evento e para conquistar o coração do competidor, principalmente.

Troféu com haste em MDF e pintura amarela e aplicação de tecido para impressão digital

Afinal de contas, ele quer ter uma recordação que dure para sempre sobre os seus momentos de glória. Por esse motivo é importante que você não deixe de entregar prêmios para os participantes da sua competição, mesmo que você vá oferecer prêmios em dinheiro.

#03 Como desenvolver o layout perfeito para a sua premiação

Existem alguns passos que você pode seguir para conseguir entregar a premiação mais incrível da modalidade do seu evento esportivo e aqui nós vamos detalhar alguns deles.

  • Pense em quem vai receber a premiação

O primeiro passo para adquirir os materiais para a premiação do evento é pensar nos atletas que irão receber. Que tipo de prêmio os competidores da sua modalidade preferem receber? Placas, troféus, medalhas?

Em exposições com animais, por exemplo, é bastante comum que os organizadores ofereçam troféus e faixas com escarapelas ou, no caso de exposição de gado, faixas para dorso são mais utilizadas. Já eventos de luta premiam os atletas com cinturão, medalha e troféu, em geral.

Você pretende oferecer prêmios para participação ou só para as primeiras colocações? Troféus e medalhas? Placas para parede? Eles gostam que artigos grandes ou menores? Quantos centímetros mais ou menos? Onde eles costumam expor os prêmios que recebem?

É imprescindível pensar como o atleta durante toda a etapa de desenvolvimento da sua premiação, pois assim ficará mais fácil acertar em cheio na sua premiação.

Se houver possibilidade, faça uma pesquisa com os atletas da sua modalidade. Dessa forma, você consegue entender essas informações diretamente na fonte e fica ainda mais fácil de acertar.

  • Materiais

Agora que você já conhece seus atletas, já os estudou com mais profundidade, é hora de decidir os materiais que serão utilizados. MDF, acrílico, inox? Placas, troféus, medalhas, escarapelas?

Todos esses materiais citados são de altíssima qualidade e durabilidade e, por isso, a escolha ficará muito mais a depender da estética desejada do que da qualidade.

Pesquise algumas inspirações de modelos da sua modalidade e vale até dar uma espiadinha em outras modalidades para ter uma noção de como deve ser o design ideal.

Estude todas as possibilidades que o mercado oferece e qual a mais adequada para valorizar a conquista do participante do seu evento.

Veja alguns exemplos que temos para você aqui do nosso site:



  • Informações indispensáveis

Há algumas informações que são indispensáveis para o desenvolvimento de um troféu. Por isso, ao enviar para a empresa os itens necessários para o seu layout, certifique-se de que está enviando essas informações.

Um troféu deve incluir a data do evento, que pode ser o ano, mês e ano ou dia, mês e ano. Fica a seu critério essa escolha. A sua premiação deve incluir também a cidade do evento.

Em destaque deve estar o nome da competição e, em algum espaço onde se encaixar melhor, podendo ser na haste, na arte ou na base (onde é normalmente colocado) deve ter a classificação (1º lugar categoria Y, campeão categoria X...).

Todas essas informações deixam a sua premiação mais completa, pois relembra ao atleta quando, onde e pelo que ele foi premiado e passa-las para o desenvolvimento logo de início faz com que seu layout já seja criado com as informações necessárias, ficando completo e que toda a arte se complemente, formando um design incrível.

Esquecer desses detalhes e deixar para passar depois do desenvolvimento do modelo pode comprometer sua arte, pois as informações adicionais precisarão ser encaixadas nos espaços que sobrarem.

Por isso, ao enviar as informações do seu evento para o desenvolvimento do troféu, faça uma listinha e certifique-se de que está enviando tudo que quer que esteja presente em seu layout.

  • Tipo de design

O perfil do seu público é mais sofisticado, totalmente esportivo ou mais pro lado moderno?

Reconhecer essas características em comum no atleta que irá participar do seu evento é de extrema importância para nortear o desenvolvimento do seu layout.

Detalhar e deixar claro que você prefere um troféu com toques de modernidade e com design despojado, por exemplo, poderá auxiliar a missão do designer para desenvolver a premiação ideal para encantar os competidores do seu evento.

  • Identidade visual

Agora que você já passou todas as informações para que o layout do seu troféu seja desenvolvido, envie junto os cartazes do seu evento e outras peças de divulgação. Ter esse cuidado irá garantir que a premiação siga o padrão visual de todas as suas peças, agregando mais valor ainda para a marca do seu evento.

Se você tiver um manual de identidade visual ou, ao menos, uma paleta de cores e elementos que você quer que estejam presentes no troféu, já conseguirá nortear o designer durante o desenvolvimento.

Deixar tudo previamente muito bem explicado garante que a sua premiação sairá exatamente do jeito que você espera (ou muito melhor) e com um layout muito mais fantástico e padronizado com a sua comunicação.

  • Escolha um fornecedor de confiança

Esse será, talvez, o maior passo para conseguir entregar uma premiação perfeita no dia do seu evento: a escolha do seu fornecedor.

O fornecedor é o que irá influenciar diretamente na entrega da sua premiação, pois ele será responsável pelo desenvolvimento do modelo, confecção do material e entrega do produto com alta qualidade e no prazo.

Para isso, estude as melhores opções do mercado. Nós, aqui na Uniart, temos mais de 25 anos de experiência no mercado Sul Americano de premiações para eventos esportivos e trabalhamos com várias opções de artigos para premiação, como medalhas, troféus, flâmulas, cinturão, placas, homenagens, escarapelas, faixas para dorso.

Além disso, todos os nossos modelos são personalizados, tornando sua premiação muito mais especial e exclusiva. Com isso, você pode tornar a premiação do seu evento a sua marca registrada.

Mesa com troféus em MDF, haste em MDF pintada de branco representando o brasão do cliente e aplicação de acrílico espelho com gravação a laser

... Vamos conquistar?

Agora é hora da parte mais divertida: alcançar conquistas. Já que você sabe como desenvolver em conjunto com seu fornecedor a premiação ideal para entregar aos atletas, é só correr para suas conquistas.

E aí, como você acompanha o desenvolvimento do layout da premiação do seu evento? Conta tudo aqui pra gente nos comentários.


3 visualizações0 comentário

(35) 3261-1073

(35) 3261-4353

(35) 9.8891-0000

contato@uniarttrofeus.com.br

  • Facebook
  • Instagram
Vamos tomar um café?

Rua Toledo Piza 653 Centro

Campanha MG Cep 37.400-000

Grupo Urias & Urias Ltda. • CNPJ.12.279.099/0001-91