Como criar uma identidade visual sensacional para seu evento esportivo?

Há muitos fatores que determinam o sucesso de um evento, como estrutura, segurança e a sua divulgação. Afinal de contas, como as pessoas vão saber sobre seu evento, se você não fizer a divulgação? E é nesses momentos que a identidade visual se faz necessária, pois é a forma com que, a princípio, seu evento se apresentará ao seu público. Um evento que divulga cartazes, banners ou panfletos com design diferenciado, com informações organizadas, cores harmonizadas, passa maior credibilidade e tende a prender mais a atenção das pessoas.


Com certeza, você já viu uma publicação no Facebook poluída de informações, cores e fotos com péssima qualidade. O que você pensou na hora? Você provavelmente não deu muita credibilidade.


Para que seu evento não passe por isso, criamos esse post para ajudar você a criar uma identidade visual sensacional para seu evento.

Passo-a-passo


Entenda o público-alvo do seu evento


Você está organizando eventos para motociclistas, então invista em um design mais moderno, arrojado. Se for um evento para tenistas, você pode apostar em um design mais clássico, sofisticado. Você precisa conhecer o perfil do seu público para entender como deve ser seu material, que não só deve promover sua divulgação, como também interação e compartilhamento pelo público.


Faça questionamentos como: idade, área de atuação, modalidade esportiva, por que ele se interessa por esse tipo de evento, interesses, etc. Anote tudo para ter uma visão de como é seu público.


Atenção às cores


A partir da definição do público, você já saberá quais cores são melhores para apostar no design, que é um dos principais itens da identidade visual. As cores transmitem emoções, apresentam significados, despertar sensações. Conhecendo seu público, você saberá quais cores terão mais eficácia para se comunicar com essas pessoas. Funciona melhor o alto contraste? Cores vivas? Tons pastéis?


Lembre-se: cores quentes, como vermelho, laranja, amarelo tendem a prender atenção e alarmar, já as cores frias como verde ou azul são mais tranquilas e transmitem a sensação de paz, sossego. Pesquise alguns temas que falam sobre psicologia das cores e significado para ficar mais por dentro do assunto.


Ao decidir a principal cor do seu evento, a partir dela você irá definir as cores complementares, devem se harmonizar com a principal. Para isso, você utilizará o círculo cromático, que é a forma simplificada de como nós enxergamos as cores.

Crie a logo


Tenho certeza que o seu objetivo ao organizar um evento é que ele seja memorável e uma das maneiras mais eficazes de criar lembrança no seu público é através da imagem. Quando você vê uma logo muito conhecida, nem precisa terminar de ver ou ler um anúncio, já sabe que se trata daquela marca. E o objetivo da sua logo é esse: tornar seu evento reconhecido a ponto de ser possível reconhecê-lo antes mesmo de ler sua propaganda.


Quer ver como isso funciona? O que vem à sua cabeça quando vê uma maçã mordida, um robô verde, um jacaré, um coelhinho?


Para criar a logo você deve pensar em diferenciação, ter uma logo que seja a cara do seu evento e que, a partir dela, de forma implícita, ele seja capaz de te identificar. Uma logo com identidade forte é capaz de trazer mais credibilidade a seu evento.

Evite excessos

Depois de definir público e cores, você partirá para a composição das peças gráficas do seu evento esportivo. Por isso, nada de exagerar nas informações, na combinação das cores ou nos elementos. Excesso de informações confunde o público, tornam o visual desagradável aos olhos e diminuem a credibilidade do seu evento.


Deixe em cada peça um canal disponível para o público tirar eventuais dúvidas. Porém, busque ser claro e sucinto ao organizar as informações. Coloque valores, horário e data, local, patrocínios. Somente o que é estritamente necessário.


Se necessário, crie várias peças diversas para comunicar as várias informações ao público. Você pode, para tornar a divulgação mais interessante, fazer uma sequência de imagens que formam uma “maior” ao final, contar uma história para criar a sequência, etc. O que vale é usar a criatividade a seu favor.


Fique atento à qualidade das imagens


Você pode criar arquivos simplesmente maravilhosos, mas se estiverem em dimensões erradas, não valerá de nada. Se você for imprimir cartazes, fazer grandes banners, placas indicativas no evento e tiver desenvolvido uma única arte em tamanho A4, você perderá qualidade com a impressão falha pela granulação. Você perderá todo seu trabalho em um erro bem simples.


Além disso, nada de buscar qualquer imagem na Internet. Busque sempre bancos de dados. Há diversas opções de bancos de dados gratuitas ou, ainda, você pode produzir suas próprias fotos para divulgação do evento. O que vale é utilizar imagens que tenham relação a seu evento e que respeitem sua identidade.

A Identidade Visual não vale só para a divulgação


Durante o evento é que os atletas que se interessaram irão sentir a organização e, por isso, você não pode descuidar do visual nessa etapa. Pense em cada detalhe para apresentar a melhor organização e o melhor visual durante a competição. Faça pontos de apoio devidamente sinalizados, placas de sinalização, back drop tudo seguindo a mesma identidade que você criou anteriormente para divulgação.


E aí chega o auge do seu evento, a premiação. É aí que você deve caprichar ainda mais na identidade visual, já que será a memória palpável que os atletas terão do seu evento esportivo. Então capriche no visual, invista em artigos personalizados para sua premiação. Afinal, é aí que você deve se mostrar ainda mais personalizado e o valor do seu evento. Para saber como você pode inovar nas suas premiações, veja este artigo que explica Por que é importante se preocupar com o design da premiação do seu evento.

Viu só como é importante ter uma identidade visual para seu evento esportivo? Ela tem muitas funções e a principal delas é criar uma relação entre sua divulgação e seu público-alvo, desde as primeiras divulgações para abertura das inscrições até o pós-evento. Um evento que cria peças interativas e que tenham a identidade do público atrai mais interações e maiores divulgadores. Pense o seguinte: você é um atleta, participa de um evento que está sempre promovendo conteúdo visualmente bonito e que tenha dicas e relação com o esporte que você ama, você tende a compartilhar, não? E ao receber o seu prêmio por todo esforço, se você recebe um troféu, medalha, placa, cheque etc que tem um design todo diferenciado, você não se orgulha ao publicar fotos da sua vitória ao lado do seu prêmio nas redes sociais e de estampa-lo na sua estante?


Em resumo, a identidade visual busca trazer isso para seu evento esportivo.

0 visualização0 comentário

(35) 3261-1073

(35) 3261-4353

(35) 9.8891-0000

contato@uniarttrofeus.com.br

  • Facebook
  • Instagram
Vamos tomar um café?

Rua Toledo Piza 653 Centro

Campanha MG Cep 37.400-000

Grupo Urias & Urias Ltda. • CNPJ.12.279.099/0001-91