4 dicas matadoras para fazer Escarapelas com design diferenciado

Ao participar de um evento, todos nós gostamos de exibir um prêmio diferenciado e único. Isso nos passa a ideia de preocupação da organização com o participante vitorioso e agrega maior valor à marca do evento.


Mesa com troféu e capacete

Por isso, é importante que você se preocupe em investir em premiações com design diferenciado e que valorize a identidade do seu evento. Esse investimento deve ser encarado como parte da sua estratégia de marketing e comunicação com o público do seu evento. Afinal de contas, um bom artigo de premiação aumenta a satisfação dos participantes e valoriza o seu evento para a próxima edição.

Para te ajudar na missão de se destacar com premiações que são um destaque, escrevemos este artigo sobre escarapelas, que estão conquistando muito espaço nas premiações.

Cada vez mais as escarapelas estão ganhando destaque nas premiações de eventos esportivos e, por isso, fizemos esse artigo com dicas incríveis para você premiar os seus vencedores com escarapelas sensacionais, que vão conquistar o coração deles.

Seja para eventos de exposições e copas de equinos e bovinos, exposições de cães, gatos ou pássaros ou ainda como adorno em outros itens para premiação, como troféus e placas, as escarapelas (ou rosetas) são belos artigos para premiação e que, se bem utilizadas, irão destacar a premiação do seu evento.

A seguir, confira algumas belas dicas de design para criar escarapelas personalizadas, que farão sucesso dentre os participantes do seu evento.

#1 Briefing: pesquisas e inspirações

A primeira dica de design para criar escarapelas personalizadas parte da construção de um bom briefing, que é um documento que contém todas as informações relevantes para o desenvolvimento de peças de design. Ele inclui os objetivos que você pretende alcançar com o seu evento, quais valores disponíveis e informações sobre o seu público e seu evento.

No caso das escarapelas, é bom destacar o porte do animal, tamanho e peso, para que sejam criadas escarapelas no formato adequado para destacar a conquista.

Além disso, busque também referência sobre modelos que gosta, as cores que irão identificar a conquista e que devem ser utilizadas no espaço para arte e quais devem ser evitadas.


Escarapelas verde e amarela e vermelha e branca

Em premiações de equinos, por exemplo, escarapelas verdes e amarelas são utilizadas para premiar o “Campeão”, as vermelhas e brancas para o “Reservado Campeão” (que é como um segundo colocado) e as azuis e brancas para o “1º Prêmio” (que é o terceiro colocado). Normalmente, os eventos dessa categoria seguem esse padrão para a premiação.

Aqui na Uniart nós produzimos um catálogo com todos os nossos modelos de escarapelas e, se você quiser dar uma espiadinha para se inspirar, AQUI ESTÁ O LINK.

#2 Seja objetivo e harmônico

Não pense na premiação do seu evento como apenas uma etapa da organização. É uma das partes mais importantes para o participante, que terá seu esforço reconhecido e que irá expor a sua conquista através da premiação.

A premiação é a lembrança permanente do seu evento, é o que os vencedores irão divulgar nas redes sociais e mostrar para os amigos e familiares. Ela pode, inclusive, ser responsável por atrair novos participantes para os próximos eventos, é o que irá mostrar o que seu evento tem de melhor para oferecer.

Por isso, não se esqueça de que o design da sua escarapela irá dizer muito sobre seu evento e comunicar seu objetivo com esse evento para os inscritos.

Portanto, fique atento para não encher a sua roseta de informações. Além do espaço pequeno, é fundamental que você seja objetivo no espaço que tem para se comunicar. Comunique-se pouco, de forma direta e objetiva.

Escarapela com faixa impressa em vermelho e branco

As mensagens ou conteúdo da arte da sua escarapela são itens essenciais para sua composição, pois você precisa ter uma atenção toda especial para a forma com que você pretende se comunicar com o participante do seu evento através da premiação.

Pensando nisso, jamais formule frases de duplo sentido – pode acontecer de você desejar estampar alguma frase de efeito ou slogan, mas não é recomendado por conta do pequeno espaço. Seja claro e objetivo no espaço: parabenizar e valorizar um campeão.

Leve em consideração o que você quer destacar na sua premiação: “Por qual motivo o participante do meu evento escolheu estar aqui?”. A resposta para essa pergunta será a chave para você criar uma arte harmônica e que cumpra seus objetivos.

Nada de encher o espaço da escarapela com informações irrelevantes, como horário do evento, endereço completo, etc. Apenas o necessário, como nome do evento, cidade do evento, data, patrocinadores e a classificação. Em casos específicos como o de Exposições e Copas de equinos, em que a classificação já é predefinida, nem a classificação se faz necessária no espaço da arte.

E não se esqueça de que a harmonia é fundamental, para que a arte das suas escarapelas seja um destaque e valorize a conquista do seu vencedor. Utilize as mesmas cores que a sua marca, imagens com boa resolução e destaque o nome do evento, que é a informação mais importante que deve constar na sua escarapela.

A essa altura, seu evento já deve ter uma identidade visual definida e, com isso, você pode apostar nas cores, formas e fontes que formam a sua identidade e combinar com a arte da sua escarapela. Dessa forma, você terá uma comunicação visual em seu evento totalmente harmônica e de impacto, reforçando a sua marca.

Outra dica importante aqui é explorar a vantagem dos espaços “em branco” na sua arte. O espaço “em branco” pode ser uma cor sólida, elementos, um bakcground, etc. Utilize-o como suporte estrutural para os elementos mais importantes da sua arte.

Se você preencher todo o espaço da sua arte, você terá um impacto reduzido, dispersando a atenção de quem está visualizando a sua roseta. Os espaços neutros são pontos de “fuga” na sua arte, que valorizam e dão destaque para os elementos principais, como o nome do evento, por exemplo.

Outro ponto que você deve observar é a unidade da sua comunicação visual. Se você observar os maiores eventos do mercado, irá perceber que todas as peças, incluindo o design da premiação, seguem um padrão. Isso ajuda a reforçar a identidade da marca do seu evento e não confunde o seu público-alvo.

Utilize imagens similares e fontes legíveis, como exemplo de elementos que ajudarão suas escarapelas serem mais coerentes.

#3 Funcionalidade: precisa ser útil e fazer os olhos brilharem

Aqui vai uma dica valiosa (talvez uma das mais importantes) de design para criar a sua escarapela de forma totalmente diferenciada.

Faça da sua escarapela mais do que uma simples convenção do seu evento esportivo, mais do que uma das etapas obrigatórias. Sua escarapela precisa ser funcional e despertar o desejo em outros participantes de querer estar presente no seu evento.

Por isso, aqui na Uniart, nós criamos muitos modelos de escarapelas e alguns adornos extras para acompanhar o artigo, como o suporte cabeçada e a faixa, que são extremamente úteis para variados tipos de premiações que envolvem animais na competição.

O suporte cabeçada é utilizado para colocar a escarapela no acessório no pescoço dos cavalos, mulas, bois e nas gaiolas de pássaros, enquanto que as cordinhas são utilizadas para coleiras de cães. As faixas são utilizadas para adornar os cavalos em seu dorso. Há também as faixas para dorso de bois, que são maiores e adaptadas para adornar os animais vencedores.


Escarapela azul e branca com suporte cabeçada

As escarapelas para gatos costumam ser maiores, com três rabichos e, normalmente, não possuem uma cor padrão. No terceiro rabicho, você pode personalizar a arte colocando sua logo, o nome do evento, do gato premiado, etc., pois é feito com tecido próprio para impressão digital.

Nós temos modelos de escarapelas especiais, com mais camadas na roseta externa e algumas com cores especiais também, como ouro, prata e bronze e são utilizadas para valorizar ainda mais a premiação do evento, com adornos que se destacam do comum.

Avalie o modelo do seu evento para decidir qual a opção é mais adequada para impactar seu público. Faça com que o modelo das escarapelas desperte o desejo dos competidores de vencer e conquiste mais inscritos, tornando seu evento referência também nas premiações.

#4 Faça com quem entende do assunto

Você vai encontrar algumas opções de fornecedores no mercado, mas é melhor não arriscar, certo? Afinal, como já vimos, a premiação do seu evento é de extrema importância para você e para os seus inscritos.

As escarapelas são importantíssimas para a organização de eventos como exposições, copas, feiras de animais e descuidar da aquisição do artigo pode arruinar a premiação do seu evento.

O momento mais esperado para os criadores/adestradores/donos dos animais que participam desses eventos é a premiação que seus animais, a quem dedicam boa parte das suas rotinas, irão receber e, por isso, você deve ter uma atenção toda especial ao escolher quem será seu fornecedor.

A Uniart possui mais de 25 anos de experiência no mercado brasileiro de premiações esportivas e somos uma das únicas empresas no país a conseguir produzir as escarapelas em escala industrial, garantindo máxima qualidade e unidade no resultado final.

Possuímos uma equipe especialista na produção desses artigos, que utiliza no processo produtivo equipamentos de última geração, agilizando a entrega do produto final.

Confiar em uma empresa que consegue produzir escarapelas mais bonitas, com design mais arrojado e com maior qualidade no produto final é ideal para garantir o sucesso na premiação do seu evento.

Para saber mais sobre os nossos modelos de rosetas, CONHEÇA NOSSO CATÁLOGO. São muitos modelos exclusivos da nossa empresa, pensados exclusivamente para o seu modelo de evento.

#5 Inovação pode ser fundamental

Você está completamente enganado se acha que as escarapelas só servem para esse modelo de premiação: eventos que envolvem animais. As escarapelas são muito utilizadas em concursos de miss, nas faixas, em premiações de honra ao mérito e até o presidente utilizada uma faixa presidencial. Não é verdade?

Mas existem ainda alguns usos das rosetas que podem valorizar e ser fundamentais para inovar na premiação do seu evento, causando impacto e surpreendendo seu público.

Por exemplo, as rosetas podem ser utilizadas em combinação com placas, homenagens e troféus, dando destaque especial à premiação.

Quando você aposta em um elemento que te diferencia dos demais, o seu evento se torna mais valorizado e desejado pelos participantes, que farão fila fazer inscrições para participar das suas organizações.

E, apostar na combinação da escarapela com outros artigos para premiação, pode ser a chave para você conquistar esse grau de inovação e diferenciação que irá te levar a organizar um evento se sucesso.


Placa de MDF com aplicação de acrílico espelho e roseta azul

Nesse momento, vale a pena soltar a criatividade e apostar em combinações fantásticas, que farão da sua premiação a mais impactante possível.

... Você está cada vez mais perto da escarapela perfeita

Depois de todas essas dicas, tenho certeza que você está pronto para oferecer na premiação do seu evento escarapelas que vão fazer o maior sucesso entre os vencedores.

Não espero que, depois desse artigo, você saia criando artes se você não for um designer, mas que, pelo menos, tenha senso crítico para conseguir definir artes que farão com a identidade visual do seu evento seja valorizada em todos os aspectos, ainda mais que você acabou de ler mais de 1.900 palavras sobre o assunto. Tem conteúdo de sobra para colocar em prática, hein?


Premiação de campeonato de marcha, com homem montado no cavalo com escarapela verde e amarela de campeão

Estou à sua disposição para eventuais dúvidas, é só deixar aqui nos comentários. Se quiser também compartilhar mais dicas ou elogios e sugestões, comenta aqui embaixo e vamos trocar boas ideias. Prometo!

Sabe de alguém que vai fazer bom uso desse conteúdo? Compartilhe suas novas descobertas e ajude a tornar o mercado de eventos cada vez mais rico em bons conteúdos e estratégias.

1 visualização0 comentário

(35) 3261-1073

(35) 3261-4353

(35) 9.8891-0000

contato@uniarttrofeus.com.br

  • Facebook
  • Instagram
Vamos tomar um café?

Rua Toledo Piza 653 Centro

Campanha MG Cep 37.400-000

Grupo Urias & Urias Ltda. • CNPJ.12.279.099/0001-91