10 cuidados que você precisa ter ao organizar a premiação da sua competição esportiva

O momento da premiação é um dos mais esperados pelos atletas ao participarem das competições esportivos e, por isso, requer alguns cuidados especiais para surpreender e não deixar de demonstrar o valor da conquista daqueles que se superaram em sua competição.

Mulher atleta segurando troféu e medalha

Por mais experiência que a gente tenha ao tratar de eventos esportivos, sempre há detalhes que podem passar despercebidos ou ações que podem trazer ainda mais emoção para a premiação do seu evento.

Pensando nisso, fizemos essa lista com 10 cuidados que você precisa ter ao organizar a premiação da sua competição esportiva.

Então, vamos começar a nossa lista?

#01 Cuidado com o espaço

Ao organizar competições esportivas, um dos primeiros passos que é dado pela organização é a escolha do local ideal para a prova. A partir da escolha do lugar, você já precisa começar a considerar o espaço que será destinado ao pódio, ao púlpito, ao backdrop com os patrocinadores (que deve ficar em destaque nesse momento), etc.

O espaço destinado à entrega da premiação do evento é de extrema importância para a valorização desse momento. É a etapa do evento em que haverá mais disparos das câmeras, maior cobertura pela imprensa presente no local, é o momento a ser compartilhado pelos atletas nas suas redes sociais, etc.

Dessa forma, é imprescindível que esse seja um espaço organizado, arejado, com boa visualização pelo público presente e pelos fotógrafos, com boa iluminação e espaço para locomoção dos atletas e dos responsáveis pela entrega dos prêmios.

Como os atletas estão cansados após competirem, não se esqueça de considerar a acessibilidade a esse espaço, que não pode ser muito distante do ponto de chegada da prova.

Final de uma luta com o árbitro declarando quem foi o vencedor

#02 Cuidado com a hora/data do momento

Há organizadores que optam por fazer a premiação do evento em uma data separada da competição, em festas, coquetéis ou cerimônias em que os atletas podem estar presentes com suas famílias e amigos.

Se escolher essa opção, pense com cuidado no convite a ser feito para os vencedores e no formato do evento, além de atentar-se para a data e o horário da cerimônia, pois pode acabar se tornando inconveniente para os atletas estarem presentes em horários em que estão trabalhando, datas em que estão participando de outras competições, etc.

Além disso, a depender da rivalidade existente dentro da sua competição, pode acontecer de os atletas que não venceram não comparecerem a esse evento extra. Tome cuidado com esses detalhes.

Mas se você optar por fazer a premiação logo após a prova, deve pensar em outros detalhes que dizem respeito a isso, tais como horário em que a prova vai terminar e quanto tempo vai demorar para começar a cerimônia de premiação, se for à noite ter atenção com iluminação do espaço, etc.

Facilite para os atletas participarem da sua premiação!

Pulso com smartwatch

#03 Design do palco e do pódio

A identidade visual da marca do seu evento deve estar presente em todos os momentos, desde o início da divulgação até o pós-evento, sem se esquecer de um dos momentos que ganha maior destaque em uma competição, que é a premiação.

Por isso, cuide para que o espaço que vai receber essa premiação tenha a cara do seu evento, refletindo a sua identidade e comunicando-se com seu público.

O pódio pode ser todo personalizado com sua logo e dos patrocinadores e você pode inovar no formato dele. O backdrop também precisa ser pensado com cuidado para não ser um carnaval atrás do atleta, mas também não pode deixar de atrair atenção do público que está acompanhando o evento.

Faça um checklist com todos os detalhes que são necessários, como efeitos de luz, LED’s, enfeites e a decoração do espaço.

Palco com púlpito e microfone e vários assentos ao fundo

#04 Apresentação da cerimônia

Você precisa pensar no formato em que os campeões serão anunciados em seu evento. Afinal, quanto mais surpreendente for o momento, mais você irá agradar seus atletas.

Pode ser você mesmo o apresentador, que irá introduzir o anúncio falando um pouco sobre a história do evento e a história dos vencedores, para aumentar o suspense e engajar o público na história da sua competição.

Em caso de provas em que o vencedor é conhecido imediatamente no momento em que a prova se encerra, você pode ambientar sua vitória com músicas e dar espaço para que o campeão fale sobre sua conquista.

Se estiver dentro do seu planejamento financeiro, contrate um apresentador profissional. Ele saberá como conduzir e entreter o público que acompanha ansiosamente sua produção.

Homem se apresentando no palco e vários espectadores sentados

#05 Música e ambientação

Como citado no item anterior, a música é um dos itens fundamentais para climatizar o momento da premiação. As músicas podem dar o tom de vitória, de suspense, de calmaria, de aconchego, etc. E isso é fundamental para que o clima da premiação fique ideal para os atletas vencedores sentirem o poder da sua conquista.

Isso tudo precisa ser definido com antecedência. Por isso, faça testes e defina a playlist do evento antes do dia. Deixe fixado o momento em que cada música irá tocar, os efeitos, etc.

Escolhe opções que animem os espectadores e que valorizem o momento de glória que seus atletas estão vivendo. Se o evento de premiação for separado da competição, veja se é conveniente perguntar aos atletas suas músicas preferidas para receberem os prêmios. Pode ser um charme a mais nesse momento.

DJ mexendo no equipamento de som

#06 Invista em premiações personalizadas

A estrela do momento, além do atleta, é, claro, a premiação em si. Seus atletas estão ansiosos para serem reconhecidos pelos seus esforços e os olhos estão todos voltados para o troféu, a medalha, a placa. Por isso, não decepcione nesse quesito.

Veja que tipo de premiação é mais viável para o seu modelo de evento e invista em designs personalizados, que darão ao seu evento um aspecto único. A lembrança permanente do seu evento é a premiação que o atleta receberá e quanto mais personalizada e mais destaque ela tiver, mais o atleta irá valoriza-la e coloca-la a frente em sua estante de prêmios.

Por isso, investir em premiações personalizadas é tão importante para a imagem do seu evento, pois ela mostrará para o atleta que a conquista dele é importante e que você dá o devido reconhecimento por isso.

A consequência? O atleta voltará às próximas edições, falará muito bem sobre você para amigos próximos e trará ainda mais pessoas para a sua competição.

Além disso, você sairá bem na fita nas publicações nas redes sociais dos atletas, com troféus que chamarão atenção do público, valorizando a imagem do seu evento.

Vários troféus de MDF com aplicação de acrílico espelho e recorte em MDF de coroa de bicicleta

#07 Anúncio dos atletas

Inove no momento de anunciar/apresentar/premiar os vencedores. Como já dissemos algumas vezes, esse é o momento de maior importância para os competidores do seu evento, por isso, prenda a atenção dos presentes.

Além de cuidar do design do espaço, da iluminação, do som ambiente, capriche na “hora H”. Você pode, se conseguir um tempinho entre o final da prova e o início da premiação (isso funciona ainda melhor se o evento da premiação for separado), inserir pequenos vídeos falando sobre os vencedores.

Dê uma pequena introdução sobre a carreira de cada atleta vencedor, sobre seu cotidiano de treinos, etc. Nesse momento é que você dá abertura para que os atletas possam falar e fazer os agradecimentos.

Esse é o momento em que os patrocinadores devem ser lembrados e que você aproveita para agradecer também.

Árbitro declarando vencedor de luta

#08 Materiais de divulgação para o pós-evento

Não se esqueça de gerar arquivos para continuar a divulgação do seu evento após a competição. Grave a premiação, registre com fotos profissionais e crie materiais que mostrem o quanto seu evento foi grande e o quanto ele valoriza a conquista dos atletas que participam.

Além do fato de os atletas compartilharem esses momentos em suas redes sociais, aumentando a divulgação do seu evento, você terá material suficiente para fazer divulgação da sua próxima edição do evento e para gerar conteúdo pós-evento para enviar exclusivamente aos inscritos, aumentando ainda mais a relação de confiança e proximidade entre as duas partes.

Além do mais, você trabalhou tanto por esse evento, não foi? Merece ter boas recordações documentadas sobre ele.

Revista com anúncio de um produto

#09 Pesquisa pós-evento

Foi tudo lindo, maravilhoso, correu tudo bem? Os vencedores ficaram satisfeitos? Eles pretendem voltar?

Um cuidado extra que você precisa ter com a sua premiação é entender se ela teve efeito suficiente para cumprir as expectativas dos seus atletas e para deixá-los realmente satisfeitos com o prêmio que receberam.

Não só para entender o efeito da premiação do seu evento, mas para compreende-lo como um todo, é de extrema importância realizar uma pesquisa de satisfação na semana após a prova.

Pergunte se eles gostaram do modelo da premiação, do material, do design e todos os aspectos inerentes à premiação que podem afetar a satisfação dos atletas com relação ao seu evento.

Você terá conhecimento suficiente para, na próxima edição do seu evento, acertar ainda mais na escolha da sua premiação e, consequentemente, aumentar a satisfação dos atletas com o seu evento cada vez mais.

Homem analisando gráficos na tela de seu notebook

#10 Cuidado com o fornecedor

A última e, talvez, mais importante dica deixada por esse artigo é essa. De nada adiantará você ter todo esse trabalho, deixar todas as etapas até aqui preparadas se, no final das contas, escolher um fornecedor que pode te deixar na mão.

Antes de escolher o fornecedor, avalie sua logística, reputação, tempo de atuação no mercado, qualidade dos materiais, qualidade da mão-de-obra, perfil de design dos produtos, etc.

Todos esses fatores precisam ser avaliados para não estragar o momento mais esperado da sua competição. Afinal, já pensou se chega na hora e você está sem troféus? Ou se seus troféus chegam em materiais de baixa qualidade e péssimo acabamento? Ou se você entrega um produto com design totalmente “sem graça”?

Pensar estrategicamente seu fornecedor evita que imprevistos assim aconteçam com você.

Homens carregando caixas para caminhão

... Será que seus atletas estão preparados para um próximo evento inesquecível?

Atenção a detalhes como esses citados aqui no post é fundamental para que a premiação do seu evento se torne memorável e surpreendente.

A razão de existir do seu evento são os atletas que se inscrevem para participar e, em contrapartida, eles esperam que sejam recompensados por isso através de bons prêmios. Por isso é tão importante cuidar com carinho de cada detalhe desse momento.

E falando em premiação, que tal conversar com um especialista no assunto? Nós atuamos há mais de 25 anos no mercado brasileiro de premiações para eventos, com produtos como placas de homenagem, cinturão, medalhas, troféus, number plates, etc.

Todos os nossos artigos são personalizados e feitos sob medida para seu evento se tornar inesquecível!


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