08 passos para organizar uma corrida

Organizar eventos esportivos requer atenção, pois são muitas etapas e detalhes, e muito planejamento, para que tudo dê certo no dia do evento. E cada modalidade esportiva possui uma especificidade diferente e normas que precisam ser cumpridas para segurar a integridade dos atletas.

Nesse blogpost vamos falar sobre organização de corridas de rua, como superar suas expectativas em eventos da modalidade e quais são as etapas que você precisa cumprir.

Vários atletas em corrida
Vários atletas em corrida

Vamos começar?

#01 Corrida, caminhada, maratona ou meia-maratona

Há diferença em cada uma dessas categorias e, ao organizar um evento esportivo, você precisa decidir qual tipo de prova será realizada em seu evento.

A corrida de rua é uma prova esportiva em que os atletas precisam completar o percurso pré-definido no menor tempo possível e não existe uma distância mínima para a organização de uma corrida. Há provas de 15km, 10km, 5km, etc. Aí vai depender do seu objetivo com a prova.

Se o seu evento é voltado para atletas amadores, o ideal é que o percurso não seja tão longo, algo como 7km, 5km, 3km, pois são atletas que ainda não atuam em alta performance e não têm tanto preparo físico.

A caminhada, como já podemos supor, não exige dos atletas que eles corram, mas que caminhem em um ritmo constante. São normalmente realizadas quando a prova tem como intuito conscientizar a população sobre saúde e bem-estar ou quando pretende reunir um grande número de pessoas para competir.

A meia-maratona tem o mesmo objetivo da corrida comum, só que com um percurso que deve ter exatamente 21,1km de distância, metade do percurso da maratona. É uma prova que exige uma resistência maior e, portanto, atletas mais preparados.

Já a maratona é indicada para corredores de alta resistência, atletas profissionais, pois conta com um percurso de 42,1km. Se não houver espaço suficiente para fazer esse trajeto nas ruas do seu município, você pode planejar que o mesmo percurso seja feito várias vezes até atingir a distância total.

Pista atletismo
Pista atletismo

Resumindo, ao planejar uma corrida, tenha em mente os atletas que vão participar do seu evento, a distância que você tem à disposição e como será a estrutura do evento para que tudo ocorra bem durante a corrida. Lembre-se que você precisará contar com pontos de apoio aos atletas durante todo o trajeto.

#02 Como definir o percurso

Na verdade, esse é o primeiro passo ao organizar uma corrida, já que muitos fatores dependem dessa escolha, mas como é preciso esclarecer as dúvidas comuns quanto aos conceitos das modalidades, começamos por eles.

Qual tipo de prova você está pensando em organizar? Quais espaços você tem à sua disposição? Quais estruturas você possui e qual verba tem para adquirir novas para esse evento? Você irá realizar a prova em um parque fechado, em um circuito de rua, uma rodovia ou estrada que liga dois municípios?

Aos listas os locais possíveis para a realização da prova, é preciso entrar em contato com os órgãos públicos para verificar a possibilidade da realização da prova, em quais datas ela poderá acontecer e quais são as exigências de segurança.

Como a corrida será realizada em um espaço público, a prefeitura e demais órgãos responsáveis pelo trânsito no município precisarão interditar o espaço da prova e deixa-lo reservado exclusivamente para o evento. Inclusive, em eventos que contarão com a presença de mais de 250 pessoas é necessária a apresentação de um projeto específico.

Vários atletas correndo
Vários atletas correndo

Como não existe um padrão com relação à documentação exigida para realizar corridas de rua, o ideal é consultar toda normatização vigente em seu município e também consultar outros organizadores de eventos da sua região, que podem te dar alguma ideia de como é o cenário.

Outro detalhe que precisa ser analisado ao escolher o local da sua corrida é o número de pessoas que o evento irá atrair, não só de atletas, como também de espectadores. Espaços mais planos e abertos garantem maior conforto para quem está assistindo e segurança para quem está competindo.

É claro que só é possível saber exatamente a quantidade de pessoas que participará da prova após encerrar as inscrições, mas essa estimativa também faz parte do planejamento do evento e vai te ajudar a guiar várias outras estratégias durante a organização.

Para ter uma ideia mais clara desse número, visualize eventos do mesmo porte em sua região, pesquise com outros organizadores de eventos e faça uma pesquisa prévia com atletas da cidade para saber a intenção de participarem de uma competição.

E lembre-se de que as pessoas que estão assistindo ao evento também são parte importante dele, pois elas divulgam seu evento, publicam sobre ele nas redes sociais, aumentam as chances de que você conquista mais patrocínios (devido à visibilidade que o evento está ganhando) e podem te dar feedbacks valiosos sobre sua organização, que nem sempre podem ser vistos pelo lado de dentro da organização do evento.

#03 Hora de buscar parcerias

Como corridas, normalmente, atraem um alto número de participantes, elas despertam muita atenção da imprensa e possuem alto potencial para gerar mídia espontânea.

Por isso, organizar um bom planejamento e se mostrar preparado para organizar um grande evento pode ser o passo principal para conquistar bons patrocinadores e parceiros. Como é um evento que atrai muitos olhares, os patrocinadores estarão muito mais propensos a querer fazer parte do evento e expor suas marcas.

Além de patrocinadores, você pode fazer grandes parcerias com outros veículos de mídia, como blogs, emissoras de rádio e TV, jornais locais. Você irá gerar boas matérias e deixá-los por dentro de tudo que está acontecendo até o dia do evento e em troca terá um parceiro estratégico para a divulgação do evento.

Homem de blusa azul e mulher de blusa rosa correndo
Homem de blusa azul e mulher de blusa rosa correndo

Outra parceria bastante interessante que você poderá conquistar é com fornecedores, que poderão fornecer matérias-primas e serviços com descontos ou em troca de divulgação durante o evento, por exemplo. Se a verba estiver um pouco reduzida, pode ser uma boa pedida.

Mas o principal quando for considerar os parceiros que irão te ajudar a construir o evento através de produtos e serviços, é buscar empresas que tenham boa reputação no mercado. Não adianta se trocar patrocínio por estrutura com uma empresa que está envolvida em problemas com segurança em eventos anteriores.

E a escolha de fornecedores também é primordial para o sucesso de um evento. Você precisará de fornecedores de materiais esportivos, premiação, estrutura, som, segurança e divulgação.

#04 Defina as categorias e o regulamento da prova

Antes de partir para a divulgação do evento e abertura das inscrições, é hora de definir o regulamento da competição. Quais modalidades a prova irá contar? Corrida mista, dividida entre categorias femininas e masculinas, dividida por idade, por amadores e profissionais? Haverá distâncias diferentes?

Esses fatores vão influenciar diretamente no momento da inscrição, da distribuição dos kits e, principalmente, na classificação da premiação. Além disso, fazer essa divisão poderá atrair um público maior para o evento, já que poderá abranger homens e mulheres de diferentes idades e preparos físicos.

E lembre-se de, na divulgação do evento, deixar toda essa divisão clara e a explicação sobre cada categoria e indicação também. Dessa forma, você elimina dúvidas que os atletas podem ter durante a inscrição.

Várias pessoas correndo
Várias pessoas correndo

Aqui também você deve definir quais comportamentos podem ser considerados antidesportivos e irregulares na sua competição e outros fatores que influenciam diretamente nos resultados da competição, como horário do início das provas, como será cronometrada, horário para distribuição de kits e o que haverá neles, numeração da prova, onde ficarão os pontos de apoio da prova, um mapa dos percursos, etc.

#05 Vamos começar a divulgar?

Todo planejamento já certo e agora é hora de começar a divulgar a sua competição, porque você precisa atrair os atletas, certo? Afinal de contas, o atleta precisa saber que o evento vai acontecer, quando, onde e se sentir motivo a participar.

Como você já fez uma análise prévia do público, saberá quais os melhores lugares para divulgar, pois é onde seu público está e qual a melhor forma de se comunicar com ele.

Canais como redes sociais, cartazes, panfletos e mídias em academias e clubes, sites esportivos, lojas esportivas, rádios e demais mídias locais são ideais para fazer essa divulgação.

Mulher agachada amarrando seu tênis
Mulher agachada amarrando seu tênis

Após as inscrições, você pode tornar o e-mail marketing e o próprio formulário de inscrição uma mídia também, incentivando esses atletas a convidarem outros para participar do evento e divulgando dicas e informações sobre a prática esportiva. Dessa forma, você mantém o relacionamento com o atleta até a data do evento e atrai ainda mais pessoas dispostas a competir.

Vídeos e matérias na imprensa local podem ser um chamariz a mais para conquistar mais público para seu evento.

Lembre-se de criar uma identidade visual marcante e um padrão gráfico em suas peças de divulgação. Isso tornará seu evento mais memorável! É esse padrão visual que estampará também o uniforme da equipe, a estrutura no dia do evento, a premiação, os kits, etc.

#06 Vamos nos inscrever?

Depois de todas essas etapas, chega o momento de disponibilizar as inscrições para os participantes. A maneira mais prática e segura de conquistar inscrições é através de plataformas online, mas você pode também fazer plantões em alguns locais da cidade ou em seu escritório mesmo para receber os atletas e os pagamentos.

Através das inscrições você pode coletar alguns dados dos atletas como idade, e-mail, telefone, há quanto tempo corre, quanto tempo dedica aos treinos diariamente, entre outras informações relevantes para que você possa desenvolver outras ações para conquistar ainda mais o coração dos atletas para competições futuras.

Mulher em meio à prova de corrida
Mulher em meio à prova de corrida

Você pode promover algumas ações para alavancar as inscrições, como kits diferenciados para os cem primeiros inscritos, descontos para atletas que são alunos de academias parceiras, sorteios no dia do evento, etc. Essas ações irão chamar ainda mais atenção do público para a sua competição.

E, a partir das inscrições, você irá decidir como será o credenciamento no dia do evento. Vai ser por aplicativo no dia do evento, lista com os nomes? Facilite o máximo possível essa jornada para que o dia da corrida não se torne uma grande confusão estressante para os atletas que estão ali com o único objetivo de correr.

#07 Cuide da segurança do evento

Uma das principais preocupações ao organizar um evento esportivo deve ser com a integridade dos participantes. Provavelmente, ao entrar em contato com os órgãos responsáveis pelo trânsito e pelas vias públicas, você também já falará com a Polícia Militar para acompanhar seu evento.

Disponibilize também uma ambulância e equipe médica, caso ocorra alguma emergência. Além disso, contrate uma equipe de segurança particular, para garantir que todos estejam seguros e poderão curtir à vontade a sua prova.

E, mesmo em eventos de rua, há muitos itens relativos à estrutura que precisam ser providenciados para a prova, como cronometragem da corrida, equipamentos de som e geradores de energia, marcação da pista, sinalização do percurso, grades e cordões de isolamento, marcação da chegada e início da prova, pontos de apoio com distribuição de águas e isotônicos, banheiros químicos, etc.

#08 Atenção máxima aos kits e à premiação

A distribuição dos kits é um dos itens mais importantes para uma corrida, pois trata-se do cuidado que a organização do evento desempenhou para o atleta e, normalmente, incluem garrafa d’água, camiseta oficial do evento, toalha, viseira e placas de identificação.

E o principal em um evento: a premiação. Escolha fornecedores confiáveis, que desenvolvam um design incrível para sua premiação, que se comprometa a seguir a identidade visual do seu evento e que valorize toda a conquista dos atletas e o esforço que fizeram ao escolher participar da sua competição.

Três mulheres no pódio com troféu
Três mulheres no pódio com troféu

Os kits e a premiação são tão importantes porque têm a ver com a atenção e a valorização que você dá ao atleta que prestigia o seu evento. Sem eles não há competição, não é mesmo?

Por isso, tenha máximo cuidado com esses dois itens e valorize os corredores!

... Vamos correr?

As corridas e caminhadas são eventos esportivos que têm potencial para reunir centenas de pessoas para praticar um esporte. E, pelo forte apelo popular que eventos desse tipo possui, é preciso ter muita atenção no decorrer da organização.

Você já organiza corridas? Como tem sido suas experiências? Você cuida de todos esses detalhes para que tudo dê certo? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Conta aqui nos comentários.



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