07 dicas para divulgar seus eventos no Facebook

A divulgação do seu evento é uma das principais etapas da organização, pois é quando você o torna público e convida as pessoas a comparecerem na data e horário marcados. E, como já falamos em outras publicações por aqui, as redes sociais revolucionaram e facilitaram a comunicação das empresas com clientes e, claro, de organizadores de eventos com seus públicos.

Hoje vamos falar sobre o Facebook, que se tornou a maior rede social do mundo e dominou a rede. As pesquisas apontam que existem cerca de 2,2 bilhões de usuários mensais em todo o mundo e, por mês, cerca de 500 milhões de pessoas utilizam o menu de eventos do Facebook para se conectarem com outras pessoas.

Smartphone sobre uma mesa com Facebook aberto e letras ao lado formando 'Social Media'

Claro que, em meio a esses números, existem eventos pequenos como aniversários e churrascos, além dos virais eventos fictícios, mas também é um indicador de que a ferramenta “Eventos” funciona por lá e que pode ser sua aliada ao promover a comunicação da sua competição esportiva.

Por todos esses fatores, é claro que é uma boa ideia apostar na divulgação da sua disputa por lá e para que você aproveite ao máximo o potencial que essa rede social pode lhe oferecer, escrevemos esse mega artigo com dicas incríveis para alcançar o sucesso através do Facebook.

Então, preparado para muitas boas ideias? Vamos começar a leitura!

#01 Aproveite o menu “Eventos”

A primeira dica, claro, não poderia deixar de ser sobre esse recurso que o Facebook disponibiliza dentro da rede e que será a sua maior aliada durante a comunicação do seu evento lá na rede.

Essa ferramenta é fundamental para o sucesso da sua divulgação lá na rede social do “Tio Mark” e marcará o início da sua conversa com o seu público através do canal.

Esse será seu segundo passo, na verdade, ao apostar na divulgação no Facebook, já que o primeiro deve ser a criação de uma fã page. Mas não vou me alongar no assunto por aqui, pois essa é conversa para outro tópico.

Ao criar seu evento no Facebook, gaste um tempinho para colocar uma boa foto e uma descrição chamativa para o seu evento. Inclusive, aproveite todos os campos disponíveis para a criação do evento para divulgar todas as informações sobre sua competição. Isso trará mais segurança para o público que interagir com a sua marca.

O recurso disponibiliza campos como: foto de capa, nome, localização, data e tempo, participação e convidados especiais, ingressos, descrição, categoria, programação para o evento e organizadores.

App do Facebook em um Samrtphone

Todas essas informações são imprescindíveis para maximizar os resultados da sua comunicação com o seu público. Por exemplo, a localização vai te ajudar a fazer com que as pessoas próximas sejam avisadas sobre o acontecimento do evento. Você já deve ter recebido notificações do tipo “Seu amigo e mais 5 pessoas marcaram presença em um evento próximo a você”.

Adicionar participações e acontecimentos especiais que farão parte do evento, como atletas famosos, DJ’s nos intervalos, palestrantes famosos e especialistas da modalidade vai ajudar a ampliar o alcance do seu evento e o interesse do público.

Adicionar a categoria do seu evento é importante porque o Facebook tende a recomendar para potenciais usuários interessados. Sabe todos aqueles interesses que você demonstra na rede? O Facebook utiliza os algoritmos para aproximar você de uma empresa, por exemplo.

Outra forma de maximizar seus resultados através do recurso “Eventos” é permitindo que todos os participantes do evento possam publicar na página, pois dessa forma você possibilita a interação entre os membros, consegue observar feedbacks sobre a competição e consegue materiais para a divulgação após o evento. Além disso, o público terá um espaço para postar stories e fotos durante o evento.

Isso tudo aproxima as relações e aumenta as chances das pessoas voltarem para seu próximo evento e quem não foi, percebe que perdeu uma grande festa, e vai querer estar presente da próxima vez.

#02 Crie e utilize uma hashtag própria para promover seu evento

Apesar de ser um recurso mais utilizado para ações no Instagram e no Twitter, no Facebook a hashtag também funciona muito bem quando o intuito é promover algo.

Ao utilizar hashtags, você conseguirá visualizar todas as publicações relacionadas aos seu evento, ampliando o alcance da sua comunicação. Além disso, grande parte das publicações de fotos do Facebook vem do Instagram. Ou seja, você amplia seu alcance para duas redes sociais.

A utilização de hashtags segmenta seu evento, cria mais um diferencial para a competição e facilita para outras pessoas encontrarem mais informações relativas a você.

Símbolo hashtag brilhante sobre fundo preto

Para promover a hashtag que foi criada para seu evento, crie uma promoção ou concurso cultural que a envolva, como postar uma foto no treino utilizando a hashtag para ganhar um prêmio especial, por exemplo.

Esse é um meio de popularizar a marca do seu evento através do engajamento do público com você. Além disso, você faz com que o próprio público promova a sua marca, alcançando mais pessoas.

Ou seja, a hashtag pode ser uma grande aliada da sua competição durante a divulgação no Facebook.

#03 Tenha uma página e divulgue massivamente seu evento por ela

Como foi dito na dica número #01, o primeiro passo para a divulgação de qualquer marca no Facebook é a criação de uma Fã Page. Ela será sua casa no Facebook, onde as pessoas buscarão suas informações e um canal de maior alcance das suas informações.

Através da sua página você conseguirá impulsionar publicações e alcançará um número imenso de pessoas a depender do valor que você investir para cada publicação. Esse é o canal que levará o público a interagir com o seu evento e marcar presença lá no recurso “Eventos”, pois é ali que você tornará público para mais pessoas.

Ou seja, seu trabalho principal no Facebook será feito através da sua página, ok?

Pessoa mexendo em celular com página do Facebook aberta

Para atingir mais pessoas, você pode configurar seu evento para aparecer no centro e na frente da sua página no Facebook, pois a cada visita em sua página, a pessoa irá dar de cara com a informação sobre o acontecimento.

Informações como disponibilidade de ingressos, inscrições para as provas, local, presenças especiais, etc. poderão ser lançadas aos poucos na página através do recurso de programação de publicações e, a cada dia, alcançando um público maior.

As publicações dentro do menu “Eventos” são limitadas a quem já manifestou algum interesse em estar presente, enquanto que na página, alcança mais pessoas. Por isso, é fundamental que você não se esqueça desse conselho: tenha uma página!

#04 Utilize os recursos disponíveis para publicar sua comunicação nos melhores horários

Sabemos que o Facebook, cada vez mais, está reduzindo o alcance orgânico, o que diminui a entrega dos seus conteúdos e, consequentemente, menos pessoas vão ficar sabendo sobre seu evento.

Uma boa saída é o impulsionamento das publicações, em que você define quanto irá gastar para atingir determinado número de pessoas. O lado positivo desse opção é que você direciona o alcance para um perfil de público que você sabe que é mais propenso a se interessar pela sua competição. O lado negativo é que, se a sua verba for reduzida, você não conseguirá impulsionar todas as publicações.

Para driblar esse obstáculo colocado pelo Facebook, existem alguns mecanismos que o responsável pelas mídias sociais do seu evento pode utilizar. Há inúmeras pesquisas disponíveis gratuitamente na Internet que mostram os melhores horários para publicar, que são os momentos em que há maior número de usuários online.

Pessoa mexendo no Facebook pelo notebook e pelo celular com a outra mão

E a ferramenta de programação das publicações disponível dentro do próprio Facebook será sua aliada nessa missão, já que, ao descobrir os horários de maior interação dentro da sua página, você conseguirá programar publicações para esses mesmos horários.

Explore bastante também a página de Insights que o Facebook disponibiliza para todas as páginas. Lá você vai encontrar informações valiosas para explorar ainda mais esse mecanismo de publicação nos melhores horários.

Essas são as melhores formas de aumentar o alcance da sua comunicação perante o público-alvo.

#05 Aproveite os influencers

Você, é claro, já ouviu falar da importância dos influenciadores digitais nas novas estratégias de marketing digital, certo? E isso não é blefe. As pessoas realmente passam bastante tempo acompanhando essas pessoas que têm autoridade para falar sobre determinado assunto.

Pesquise um pouquinho mais a fundo seu público-alvo e descobrirá um influenciador em comum que a maior parte deles acompanha, seja um grande atleta, um educador físico, um fisioterapeuta, um médico, um nutricionista.

Se houver a possibilidade de convidar alguma dessas referências para estar presente no dia do seu evento, será fantástico. Mas só a possibilidade de fazer alguma parceria durante a divulgação já contará muitos pontos para o sucesso do seu evento.

Homem sentado em uma cadeira em frente a uma mesa com luminária e alguns livros

Aproveite, mais uma vez, a dica dos concursos culturais. Os influenciadores escolhidos podem “ser o prêmio”, com uma consultoria, um dia de treino ou mesmo uma foto autografada e o canal dele, que possui um amplo alcance, será sua grande fonte de comunicação com o seu público.

Você pode até promover um encontro entre os vencedores do concurso com a referência no dia do evento em uma área reservada. Pensa só o tamanho do engajamento que iria atrair para o seu evento?

Utilizar de forma sábia uma referência na sua área de atuação pode ser a chave para um evento bombando de inscrições.

#06 Trabalhe a estratégia multicanais

É claro que você não pode restringir sua divulgação só ao Facebook. Uma estratégia de marketing ideal engloba a divulgação em vários canais, mas as redes sociais fazem os olhos de qualquer organizador de eventos brilhar devido ao fato de possuírem um custo baixo para alcançar um número muito alto de pessoas.

Por isso, é importante que você trabalhe todos os canais com uma comunicação uniforme e complementar. Como o assunto hoje é Facebook, uma das formas de trabalhar essa estratégia levando todo o tráfego para a sua Fã Page é promove-la nos outros canais.

Nos materiais impressos, insera QR Codes para levar as pessoas a acessarem sua Fã Page, mas não se esqueça de que você precisa ter algo interessante para mostrar a essa pessoa, um conteúdo que valha a pena o trabalho e a curiosidade de escanear o código.

Nas publicações em outras redes sociais, deixe o link para sua página, para que as pessoas possam conhecer todas as plataformas em que é possível te encontrar.

Publique conteúdos exclusivos no recurso “Eventos” para que as pessoas tenham ainda mais motivos para acompanhar o seu evento.

Divulgue sua Fã Page no dia do evento, com a promessa da publicação de todas as fotos e momentos no canal. Dessa forma, todos os presentes ficarão ansiosos para te acompanhar e poderem baixar suas fotos durante a competição.

#07 Trabalhe os recursos de transmissão ao vivo

Toda vez que alguém ou uma página inicia uma transmissão ao vivo, todas as pessoas que curtiram aquela fã page automaticamente recebem uma notificação.

Então, trabalhar essa ferramenta durante o evento ou mesmo antes para promover a venda de ingressos, os seus sorteios e concursos culturais, as entrevistas e bate-papos com referências da modalidade pode ser um ‘up’ e tanto na divulgação do seu evento.

Câmera com adesivo do Facebook Live

O público terá oportunidade de interagir com o evento antes, durante e depois acompanhando tudo ao vivo e interagindo instantaneamente, com a possibilidade de tirar dúvidas, enviar sugestões, fazer elogios, etc.

Esse é um recurso que, se bem explorado, eleva a comunicação o público a outro patamar, deixando-os mais próximos.

Além disso, se você investir nessa ferramenta, terá a possibilidade de despertar desejo no público que ficou em casa de estar presente no próximo ano.

... Pronto para divulgar na rede?

Agora que você conhece algumas boas técnicas de divulgação no Facebook e tem bons motivos para estar presente por lá, que tal correr para colocar tudo isso em prática?

Conta pra gente aqui como você trabalha a divulgação do seu evento no Facebook e como consegue atrair mais inscritos por lá. Estamos te esperando aqui nos comentários, ta bom? Não perca tempo e corre pra cá!


0 visualização0 comentário

(35) 3261-1073

(35) 3261-4353

(35) 9.8891-0000

contato@uniarttrofeus.com.br

  • Facebook
  • Instagram
Vamos tomar um café?

Rua Toledo Piza 653 Centro

Campanha MG Cep 37.400-000

Grupo Urias & Urias Ltda. • CNPJ.12.279.099/0001-91