06 dicas de atletas de alto nível para melhorar sua performance

Praticar exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde, mas exige vários cuidados extras para evitar lesões e não se tornar uma atividade prejudicial à saúde, pois é algo que mexe com todo o corpo, física e mentalmente.

Por isso, trouxemos aqui 06 dicas para te ajudar na sua rotina de atleta. São dicas que valem para qualquer modalidade esportiva e que vão te tornar muito mais produtivo, aumentando ainda mais seus resultados ao competir.

Homem empurrando pneu
Homem empurrando pneu

Vamos conhecer as dicas?

#01 Beba bastante água

Nós sabemos que beber água é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo, mas para os atletas essa dica é ainda mais valiosa.

Se manter hidratado durante os treinos e no dia-a-dia é importante para vários fatores. Mas não adianta beber 2 litros de água de uma vez e achar que está livre da tarefa de se hidratar durante o restante do dia e da prática da atividade, pois isso irá sobrecarregar alguns órgãos do corpo e sempre beba água entre o horário das refeições.

Alguns benefícios que esse cuidado regrado com a hidratação traz são: você vai estar mais disposto durante todo o dia, sua memória melhora, reduz a dor após os exercícios, ajuda a regular o intestino, aumenta a imunidade do corpo e te proporciona um sono melhor.

Copos de água com gelo sobre mesa
Copos de água com gelo sobre mesa

#02 Carboidratos são essenciais

Os carboidratos são a principal fonte de energia para que o organismo desenvolva todas as atividades, inclusive a respiração. Para quem pratica esportes, os carboidratos são ainda mais importantes, pois fazem parte do armazenamento de glicogênio hepático e muscular, responsável pelo fornecimento de energia aos músculos.

Você pode consumir carboidratos durante os treinos também, dependendo da quantidade de horas e do esforço que será feito. Seu corpo pode precisar de 30 a 60 gramas por hora, que podem ser oferecidos por uma banana ou uma bebida de frutas feita em casa.

Após a atividade física é altamente indicado o consumo dos carboidratos, principalmente para repor os estoques de glicogênio gastos no exercício, ajudando na recuperação muscular e preparando o músculo para o restante do dia.

Apesar do carboidrato ser um dos melhores amigos dos atletas, é importante obter a quantidade necessária sem exagerar nas calorias.

Tigela de pão de queijo
Tigela de pão de queijo

#03 Você pode se alimentar durante os treinos

Como disse logo acima, você pode sim se alimentar durante as atividades físicas, pois dependendo do gasto e da quantidade de horas que você irá treinar, seu corpo poderá precisar repor as energias durante o treino.

Nutricionistas recomendam que, se o treino for menor que uma hora, que você beba cerca de 200ml de água a cada 20 minutos de exercício. Se o exercício passar de uma hora, é recomendada a ingestão de 50 a 100ml de água a cada 20 minutos e acrescente de 30 a 60g de carboidratos, como dito na dica anterior.

Esse cuidado irá melhorar o seu desempenho e vai te ajudar a retardar a fadiga durante os treinos. Por isso é tão comum ver em provas de corrida, por exemplo, pontos de apoio com frutas.

Mão segurando maçã
Mão segurando maçã

#04 Alimentos com Ômega 3

Alimentos que contenham Ômega 3 também são indicados para atletas, pois também auxiliam na recuperação da energia perdida durante a prática do esporte.

O Ômega 2 possui ativos que auxiliam na redução da produção dos mediadores químicos potentes de inflamação, ou seja, evita a inflamação nos músculos. Se você se lesionou durante algum exercício, o consumo da substância vai te ajudar a ter um tempo menor de recuperação e uma resposta melhor a exercícios de alta intensidade.

Além disso, o Ômega 3 ainda auxilia no funcionamento do sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças que podem causar perda de rendimento físico. E também pode ajudar a reduzir a frequência cardíaca e consumo de oxigênio durante o exercício, relaxando as passagens aéreas e melhorando a capacidade aeróbica dos atletas.

Pessoa preparando um filé de peixe
Pessoa preparando um filé de peixe

#05 Não se esqueça de alongar

Essa é uma das dicas mais importantes e, talvez, uma das que você mais ouça enquanto atleta: alongue seus músculos antes e depois de qualquer atividade física.

Os benefícios do alongamento são inúmeros e te ajudam a prevenir lesões musculares e câimbras, relaxam a musculatura, aumentam a flexibilidade e amplitude dos movimentos, tornam as atividades físicas desgastantes mais fáceis, melhora a coordenação motora, melhora a circulação sanguínea, entre outros vários.

Antes do exercício a principal função do alongamento é a prevenção de lesões e após o exercício é relaxar a musculatura, evitando as dores que acontecem após as atividades.

Mulher se alongando
Mulher se alongando

#06 Descansar os músculos para ganhar massa muscular

Você sabia que descansar os músculos por, pelo menos, 48 horas ajuda no ganho da massa muscular?

Um exercício contínuo provoca pequenas lesões nos músculos, que são curadas pelas proteínas sintetizadas por células do tecido muscular durante a atividade física. Essa regeneração é o que irá levar ao aumento da massa muscular.

Para um músculo se recuperar completamente ele precisa descansar por 48 horas e, por isso, não é recomendável exercitar o mesmo grupo muscular por dois dias seguidos e os exercícios de treino devem alternar entre um dia e outro.

Além disso, não deixar que os músculos descansem pode levar a dores no dia seguinte, lesões, fadiga, perda de flexibilidade e prejuízo ao seu desempenho nas atividades físicas.

Mulher sentada descansando em uma academia
Mulher sentada descansando em uma academia

... Hora de colocar tudo em prática!

Essas são algumas dicas que atletas de alto nível indicam para melhorar o seu rendimento na prática do treino do seu esporte. E, após todas essas dicas, é hora de se programar e reavaliar seu cronograma de atividades e alimentação, para aumentar, ainda mais, a sua performance.

Com qual frequência você treina? Quanto tempo duram os treinos? Quais cuidados você toma? Quais cuidados dessa lista foram novidades para você? Há algum outro cuidado que você indica para os outros atletas do seu esporte?

Conta aqui pra gente nos comentários. Estamos te esperando, viu?

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