05 sentimentos que o seu evento esportivo deve despertar no público

Um evento que pretende fazer muito sucesso e se prolongar por um longo tempo no mercado precisa promover experiências e sentimentos inesquecíveis no seu público. Para isso, no planejamento do seu evento você deve estudar o perfil do seu público, entender o seu comportamento e o que deve ser feito.

O que o seu público espera ao participar de um evento como o seu vai te guiar em toda a estratégia do seu evento, desde a divulgação até o pós-evento, influenciando diretamente nos bons resultados da sua marca.

Por isso, listamos os 05 sentimentos que influenciam diretamente no número de participantes dos seus eventos e no seu sucesso.

Homem apontando para emoji rosto feliz mostrando satisfação
Homem apontando para emoji rosto feliz mostrando satisfação

Preparado?

#01 Curiosidade

Nós somos seres bastante curiosos e você, enquanto organizador de eventos, precisa aguçar esse sentido para impulsionar os resultados do seu evento. Isso deve ser feito, a princípio, com a divulgação do evento.

Utilize estratégias de comunicação que despertem essa curiosidade no público. Faça pequenos teasers divulgando bem antes da data do evento, para já deixar o público do seu evento interessado e instigado a se inscrever para participar da competição.

Fale sobre experiências e fatos únicos que acontecerão no seu evento, sobre seus diferenciais e o que essa edição do seu evento está preparando para esses atletas.

Ao apresentar um cronograma completo de comunicação para seu evento, você gradativamente instiga o público a saber mais sobre você e a conhecer a sua competição. Mostre que você tem algo especial preparado para os seus competidores.

Se você apresentar as atrações todas de uma vez, o público não será instigado a descobrir mais sobre seu evento e se você deixar para divulgar muito próximo a data do evento, corre o risco de o público já ter compromissos na data e não poder comparecer.

Por isso, a curiosidade é um dos sentimentos fundamentais para o sucesso do seu evento.

Homem apontando para emoji rosto feliz mostrando satisfação
Homem apontando para emoji rosto feliz mostrando satisfação

#02 Vontade

Não adianta apenas despertar a curiosidade do público, se após isso você não conseguir despertar a vontade dos atletas de participarem do seu evento.

Para isso, novamente é preciso ter um bom planejamento estratégico, compreendendo o que seu público espera do seu evento e o que o fará participar. É aqui, nessa etapa de despertar a vontade do público de estar presente na sua competição, que você deve atuar com mais eficiência.

A divulgação novamente será sua maior aliada nessa missão e suas peças devem ter um tom de comunicação assertivo, coerente com o desejo do público.

Para isso, você pode fazer uma pesquisa prévia com o seu público-alvo, descobrindo o que esperam e o que os faz escolher competir em um evento, para que você não dê tiros no escuro ao montar suas estratégias.

Compreender seu público é fundamental para uma comunicação eficiente. O perfil do seu público é o que irá ditar como serão suas ações de marketing. Não adianta pensar só em posts com as mesmas informações nas redes sociais. Aqui, para convencer o seu cliente, você deve agir em diversas frentes. Dessa forma, o seu competidor vai ser impactado e estimulado a participar do seu evento por vários canais.

E é aí que entra também a divulgação dos seus diferenciais, do que seu evento tem a mais para oferecer aos atletas. Um palestrante da área? Um aquecimento prévio para a prática do esporte? Um treinão antes? Um kit? A premiação? Divulgue o que você está fazendo de diferente para que você consiga conquistar seu público e convencê-lo a ir em seu evento.

Não adianta chamar atenção para sua divulgação, se ela não conseguir cumprir o seu papel principal, que é despertar a vontade do atleta participar. Aqui ele decidirá se vai ou não participar do seu evento.

Pessoa segurando smartphone com página do Google aberta
Pessoa segurando smartphone com página do Google aberta

#03 Ansiedade

Depois de o atleta já ter decidido participar do seu evento, ele deve ficar ansioso esperando pela data, esperando pelo seu evento com euforia. Esse sentimento é que demonstrará o quanto esse participante está valorizando essa participação e o quanto seu evento é importante para ele, fator importante para a valorização da sua marca.

Para nutrir essa expectativa, você pode criar conteúdos específicos para esse público que já se inscreveu na sua competição. Envie uma série de e-mails falando sobre o evento, como se preparar fisicamente, o que você tem de especial para aquele inscrito, como estão os preparativos, etc.

No dia da inscrição, você pode fornecer também um cronograma para preparação do atleta e como vai ser o dia do evento. Enfim, você pode adotar várias estratégias para conquistar de vez o coração do seu público com esse sentimento de ansiedade para o seu evento.

Dar detalhes assim, aumenta a expectativa para o grande dia.

Mulher sentada em um restaurante com um tablet nas mãos
Mulher sentada em um restaurante com um tablet nas mãos

#04 Felicidade e satisfação

Finalmente chegamos ao dia do evento! E aqui o participante deve se sentir plenamente feliz por estar vivendo essa experiência única que seu evento está proporcionando a ele e se sentir satisfeito por ter escolhido sua competição. Esses dois sentimentos unidos farão com que o cliente opte por voltar a sua prova na próxima edição.

Para isso, certifique-se de que sua equipe está preparada para receber todo o seu público e que eles estão preparados para corrigir qualquer imprevisto que possa acontecer. Ter essa atenção a cada detalhe no dia do evento diminui o risco de estressar o participar e causar uma má impressão do seu evento.

Aqui, você precisa fazer valer todas as promessas que você fez durante a divulgação do evento e as expectativas que foram criadas para o atleta. Aliás, se você conseguir superar essas expectativas, isso será ainda melhor para criar esses sentimentos.

Ao final do evento, no momento da premiação, surpreenda os atletas com troféus e medalhas personalizados, crie um cenário todo especial para que seus atletas se sintam recompensados pela presença em seu evento, sintam-se valorizados pelas suas conquistas. Esse será o auge da felicidade do participante no seu evento.

Esses dois sentimentos serão o ápice da relação do atleta com o seu evento e gerarão o próximo sentimento da nossa lista.

Atleta de natação
Atleta de natação

#05 Saudade

O evento acabou, mas seu trabalho ainda não. Aqui, você deve ainda buscar saber do atleta como foi o evento para ele, como se sentiu, do que ele gostou, do que não gostou através de uma pesquisa de satisfação.

Mas, como estamos falando de sentimentos, o que seu evento deve provocar no participante após o término do evento é saudade. Dos bons momentos vividos, dos amigos que fez, do prêmio que recebeu, da preparação para participar, das experiências vividas. É nessa etapa que ele se tornará um defensor da sua marca e falará para todos sobre o que viveu. Além disso, seu esforço para convencê-lo a voltar no próximo evento será bem menor.

Outra prova de que o atleta está com saudades, é o quanto ele publicou fotos e falou sobre seu evento em suas redes sociais. Acompanhar os perfis de alguns atletas para ter esse feedback é interessante para avaliar o quanto seu evento foi bem sucedido.

Mas essa percepção de saudade do seu evento levará em conta todo o processo até o dia do evento, desde o primeiro contato com a divulgação do evento, o processo de inscrição, o credenciamento até a hora da premiação e despedida do evento. Por isso, é preciso causar todas essas sensações no participante até chegar a última, que é a saudade.

Já ouviu aquela frase “A saudade é a prova de que tudo valeu a pena”? Em resumo, é isso!

Homem olhando para tela, com fones de ouvido, sorrindo
Homem olhando para tela, com fones de ouvido, sorrindo

... Quanta emoção até aqui!

Um evento que pretende alcançar o sucesso e se tornar único para os participantes precisa compreender, em primeiro lugar, que o seu público é formado por pessoas, seres com sentimentos e que a todo momento estão sentindo algo.

E aí, como você explora os sentidos e provoca sentimentos nos atletas do seu evento esportivo? Quais são suas estratégias? Gostou das nossas dicas? Conta tudo aqui pra gente nos comentários. Estamos te esperando, ok?


2 visualizações0 comentário