05 meios de divulgar sua competição além das redes sociais

Ao avaliar o resultado de um evento, para chegar à conclusão de que ele foi um grande sucesso, é preciso fazer um excelente trabalho antes de o evento acontecer, com muita divulgação e trabalho para atrair os participantes.

E, atualmente, a maior parte das dicas para divulgação de eventos giram em torno das mídias sociais, com Facebook, Instagram, Youtube... Aqui no blog mesmo você encontra dicas para divulgar seu evento em alguns desses canais. Mas, para fazer uma divulgação eficaz, é preciso ir muito além, para, de fato, atrair ainda mais atletas.

Por isso, preparamos um conteúdo com dicas sobre as melhores formas de trazer resultados com a divulgação do seu evento.

Desenho de computador com aviãozinho de papel saindo de sua tela, prédio ao fundo e fundo azul

Está preparado? Vamos começar!

#01 Parceria com patrocinadores

Os patrocinadores podem ser grandes aliados na hora de divulgar o seu evento. Em alguns casos, o tamanho do patrocinador pode, inclusive, levar mais pessoas para o seu evento.

Nós citamos recentemente aqui no blog o caso da ação da Gol durante a Copa América, que divulgou a promoção das passagens aéreas a R$3,90 durante um jogo do Brasil pela competição. A gigante do mercado aéreo brasileiro é patrocinadora oficial da competição e, como consequência da promoção, a audiência durante o jogo na Copa América realmente foi maior.

Aperto de mãos

Por isso, ao captar patrocinadores para o seu evento, você pode desenvolver ações específicas com cada um deles, para cada etapa de divulgação do evento. Conquistar parceiros estratégicos para patrocínio é fundamental para a divulgação de um evento. Dessa forma, você pode utilizar do público que a empresa já possui para atrair mais pessoas para o seu evento e você cede seu espaço para que ele possa se comunicar com essas e outras pessoas.

Se o seu patrocinador é um fisioterapeuta reconhecido na sua cidade, por exemplo, você pode divulgar seu evento previamente divulgando vídeos de conteúdos com dicas para os atletas se prepararem para a competição.

Se você conseguiu o patrocínio de uma loja de materiais esportivos, pode distribuir no dia do evento squeezes estampando a sua marca e a do parceiro. É uma forma de presentear os atletas e de aumentar a divulgação espontânea das duas marcas.

Enfim, as possibilidades são infinitas de conquistar o público do seu evento através de parcerias fortes com os patrocinadores. E o melhor é que o resultado será positivo para os dois lados. Só é preciso criatividade e uma boa sintonia entre vocês.

#02 Boas parcerias com os fornecedores

Há empresas que são muito fortes no ramo em que atuam e a presença ou ausência da sua marca já são suficientes para um pré-julgamento do sucesso de um evento.

Se a modalidade do seu evento esportivo possui alguma empresa com presença forte assim, aposte em uma boa parceria com ela. Afinal de contas, além de você comprar/alugar os serviços dele, ainda vai abrir espaço para divulgar a marca desse fornecedor.

Você pode, ao fechar o contrato de fornecimento, divulgar que o evento contará com o fornecimento de determinado serviço ou produto dessa empresa.

Se é uma empresa forte no ramo de isotônicos, você pode promover um sorteio dentre os inscritos para participar da competição receberem um bom carregamento ou kit com os produtos da marca. Ou fechar contrato de fornecimento exclusivo dentro do evento.

Duas pessoas sentadas em frente a uma mesa com papéis, notebooks e canetas

Se você fechou uma parceria com um renomado fotógrafo esportivo, pode oferecer como cortesia uma foto do evento para cada atleta ou, ainda montar um stand dentro do evento com espaço temático para fotos.

Divulgue todas essas ações previamente, para incrementar ainda mais as atrações do evento e, consequentemente, atrair mais pessoas para participar da competição.

#03 Crie um site perfeito

Uma das melhores formas de divulgar seu evento na web é através do seu próprio site. O site é a casa da sua marca na rede. As redes sociais são propriedades de outras pessoas, seu sucesso é inegável, mas a qualquer momento elas podem deixar de existir ou passar por transformações radicais, diminuindo seu alcance por ali.

Já o site é seu e nesse espaço você tem total liberdade para falar sobre sua marca como quiser e o quanto quiser e só vão acontecer mudanças que você quiser. E é no seu site que os atletas vão buscar mais informações sobre seu evento e podem, inclusive, se inscrever por ali, facilitando o processo.

O seu site deve ter um menu simples e direto, você deverá divulgar as atrações do evento, cronograma das provas, horário de distribuição dos kits, da premiação, etc., uso de CTAs eficazes, proposta de valor e descrição do evento, informações sobre os valores dos ingressos, informações para entrar em contato com a organização e a lista de parceiros.

Computador, notebook, tablet e celular sobre uma mesa abertos na mesma página

E, atualmente, é muito fácil criar um site atrativo e funcional, com as centenas de plataformas existentes que disponibilizam templates prontos e que já são responsivos. Pesquise a melhor solução para o seu caso.

Não se esqueça de divulgar o endereço do site em todas as divulgações do evento, para sempre direcionar o público para a sua casa.

#04 Conte com o apoio dos atletas

Seu evento vai contar com a participação de um grande atleta da modalidade? Transforme essa participação em uma grande atração do seu evento.

Atletas amadores sonham em estar ao lado de grandes referências do esporte em que se dedicam tanto e, por isso, pode ser a oportunidade de muitos deles realizarem um sonho. Ou, pelo menos, parte dele.

Peça para que o atleta divulgue em seus canais de comunicação a participação no evento e, com certeza, você conseguirá atrair um público ainda maior para seu evento, além aumentar a credibilidade da sua marca.

Atleta de salto com vara

Mas os atletas amadores também podem ser uma grande fonte de divulgação do seu evento. Ao realizarem a inscrição, você pode ativar o compartilhamento automático nas redes sociais e pode até criar um filtro para ser aplicado nas fotos de perfil.

Você pode também fazer ações ou promoções do tipo “Indique um amigo para participar do evento e ganhe um brinde ou desconto”. Tudo isso gera mais “buzz” sobre seu evento e aumenta o número de participantes.

#05 Seja parceiro de outros eventos

Fazer parceria com organizadores de eventos que vão acontecer antes do seu pode ser o espaço que você precisa para conversar com o público certo e no momento certo. Os atletas e participantes estão ali dispostos a competir e a ouvir falar sobre o esporte que praticam e acompanham.

Por isso, feche uma parceria para abrir seu evento para esse parceiro divulgar a competição dele e vice-versa.

Torcida de uniforme vermelho vibrando na arquibancada

Durante o evento do parceiro, coloque o link para o site das inscrições, fale sobre suas atrações. Se possível, monte um stand para dar maiores informações sobre seu evento e para adiantar as inscrições dos atletas após o término da competição. Você pode, ainda, oferecer em conjunto com o parceiro brindes no dia do evento, com a marca de vocês, como squeezes, camisas, etc.

... Hora de divulgar!

Essas são algumas das formas que você pode utilizar para fazer uma divulgação eficaz do seu evento e conversar de forma direta com o seu público, sem ser invasivo e sendo bastante criativo.

Utilizar as redes sociais é muito importante para ampliar o alcance do evento, mas não deve ser seu único meio de divulgação. Com criatividade e bons parceiros, é possível desenvolver ações inesquecíveis e certeiras.

E aí? Como você divulga seu evento? Quais são seus maiores parceiros? Conta aqui sua experiência pra gente nos comentários.

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