05 Eventos Corporativos de grandes empresas brasileiras para inspirar sua estratégia

Organizar eventos corporativos é uma excelente ideia quando sua empresa busca valorizar seus colaboradores, gerar novos negócios ou, ainda, aproximar sua marca ainda mais dos atuais clientes.

Mas não é fácil organizar um evento, ainda mais quando não se tem muita prática e conhecimento sobre o assunto.

Para te inspirar a organizar um evento corporativo de sucesso e vai te ajudar a alcançar seus objetivos, fizemos uma lista com os principais eventos corporativos do Brasil.

Auditório cheio de pessoas

Está curioso para conhecer nossa lista? Então vamos começar a leitura!

#01 Buscapé

Esse não é o case de um mega evento de sucesso, mas se o seu objetivo a ser alcançado é melhorar o clima interno da empresa e valorizar mais a sua equipe, vale a pena conferir essa história.

Em 1999, quando a Internet começou a ‘bombar’ no Brasil, surgiu o Buscapé, um site de comparação de preços online. Como o serviço era uma grande novidade para os brasileiros, o sucesso foi imediato.

Agora, falando um pouco mais sobre o ambiente interno da empresa, o Buscapé sempre buscou valorizar sua equipe, tanto que hoje é considerada uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar.

E, como tudo na Internet é dinâmico, é forma de trabalhar por lá não é diferente. As reuniões mensais para apresentação dos resultados, que em grande parte das empresas é um momento tenso com algumas discussões, lá no Buscapé não duram mais que 15 minutos.

A melhor parte? As reuniões são seguidas de um happy hour, bem descontraído, durante o horário de expediente mesmo. E como os colaboradores recebem muito positivamente essa ideia, as tarefas costumam ser entregues no dia anterior, para que a confraternização não atrapalhe o fluxo de trabalho.

Equipe do Buscapé

As lições aprendidas nesse case são:

  • Reuniões precisam ser objetivas, visando apresentar resultados e estipular as metas para o próximo mês para cada membro da equipe. Aquele velho conceito de horas de discussões intermináveis e que em nada acrescentam já era;

  • Reuniões não precisam ser um momento de tensão e podem ser seguidas de uma confraternização, para que a equipe esteja cada vez mais unida;

  • Os melhores resultados podem ser premiados com homenagens, troféus, medalhas de honra ao mérito, para que seu esforço seja reconhecido;

  • O ambiente de trabalho não precisa ser necessariamente sério e rígido. É possível entregar excelentes resultados em um espaço descontraído, amigável;

  • Não é necessário fazer um grande espetáculo para demonstrar que seus funcionários são importantes.

Pessoas em sala de reunião em frente a seus computadores

#02 Café com Letras e o Savassi Festival

Com o objetivo de conquistar um público mais amplo e bastante criatividade, o Café com Letras, um dos principais bistrôs de Belo Horizonte, inovou e fez uma parceria com o Instituto Cidades Criativas, que se dedica a repensar o ambiente urbano. E, em 2003, surgiu o Savassi Festival, que surgiu na rua do bistrô mesmo, no bairro que leva o mesmo nome do evento.

O bistrô, além de possuir uma excelente gastronomia, sempre foi conhecido do público pela livraria que possui dentro do restaurante e também pelo espaço para shows, que recebe músicos de jazz, principalmente. Por esse motivo, o Café com Letras se tornou uma referência cultural da capital mineira.

E agregar a essa imagem que o bistrô já tinha perante o público, um grande festival de jazz nas ruas de BH, permitiu que o Café levasse para todo o público belo-horizontino tudo aquilo que sempre valorizou: jazz e cultura. Dessa forma, o restaurante contribuiu para o desenvolvimento cultural da cidade e conquistou seu objetivo inicial: atrair mais clientes.

Agora, dezesseis anos depois, tanto o bistrô como o festival seguem firmes e fortes. Aliás, o Savassi Festival é hoje o maior evento de jazz a céu aberto da América do Sul e já realizou duas edições em Nova York.

O Savassi Festival é a prova viva de que para organizar um grande evento não é preciso de muito investimento e novíssimas tecnologias. Com bastante criatividade e bons parceiros é possível se tornar uma grande referência.

Show de uma banda durante o Savassi Festival

Em resumo, o que aprendemos com essa história da Savassi é:

  • O mundo corporativo exige que você tenha criatividade para solucionar algumas questões;

  • Conhecer o que seu público busca em sua empresa é fundamental para criar ações com objetivo de atrair mais clientes;

  • Saber o que é a essência da sua marca torna suas ações mais verdadeiras;

  • Fazer boas parcerias pode ser a chave para conquistar o seu objetivo;

  • Valorizar a cultura local é importante para que sua empresa tenha identidade com o público. Por isso, pense em como essa ideia pode ser aplicada em seu negócio. Um festival de música local? Um festival de artes? Uma feira gastronômica?

  • Outra forma de valorizar grandes talentos e valorizar uma cultura é promovendo um concurso e premiando os melhores.

#03 Concrete Show

Organizada pela Liebherr, uma das maiores fabricantes mundiais de maquinário para construção, em parceria com a ABESC - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem e a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, a Feira Concrete Show em 2019 vai comprar a sua 12ª edição e se tornou o maior encontro de construção civil na América Latina e o segundo maior do mundo.

O sucesso da feira foi tão grande que atualmente o evento conta com edições no México, Índia e no Sudeste da Ásia e a última edição do evento contou com mais de 35 mil participantes, em grande parte, engenheiros e grandes empresas do setor de concretos, com centenas de stands.

O objetivo principal da feira é realizar networking e gerar negócios em um ambiente qualificado. É uma grande ponte para conectar clientes, empresas e profissionais da área.

Ou seja, se você está buscando networking qualificado em seu setor de atuação ou gerar mais negócios para o seu ramo, organizar uma feira pode ser uma excelente ideia. Ainda que comece pequena, com poucos parceiros, ela pode se tornar um mega evento com bastante planejamento e organização.

Se você trabalha com venda de matérias-primas para artesanatos, por exemplo, que tal movimentar uma feira com stands de seus principais clientes? É uma oportunidade deles apresentarem seus trabalhos para novos públicos, trocarem conhecimento entre si e aumentarem suas vendas.

Várias pessoas no hall do Concrete Show

Além disso, grandes parceiros comerciais podem se conectar através desse evento, gerando ainda mais valor para sua marca e para o seu evento.

As principais lições passadas pelo Concrete Show foram:

  • Participar de feiras são uma boa opção se você pretende gerar novos negócios ou aumentar seu networking. Pesquise sobre opções do seu setor;

  • Organizar uma feira pode ser uma boa opção para sua marca, como vimos acima;

  • Conectar profissionais e marcas do mesmo setor não gera concorrência, gera grande valor;

  • Você pode encontrar uma grande oportunidade em uma feira ou gerar grandes oportunidades para outras pessoas;

  • Você tem oportunidade de se conectar/valorizar grandes nomes do seu setor, podendo fazer em sua feira um momento para confraternização ou homenagens.

#04 RD on the Road

Um novo modelo de evento está surgindo no mercado, o roadshow, que se trata se uma exposição itinerante. É como um workshop realizado em forma de circuito, percorrendo vários locais diferentes.

O RD on the Road é um evento itinerante de Marketing Digital e Vendas da Resultados Digitais, que este ano está completando sua 6ª edição e já passou por mais de 20 cidades em 3 países diferentes, somando mais de 300 mil km percorridos.

O evento reúne profissionais de diferentes áreas de atuação e associa conhecimento, tendências, boas práticas, grandes referências do mercado e visa estimular o networking e desenvolvimento.

É um bom modelo de evento para promover sua marca, pois permite apresentações segmentadas e bem próximas do público que se pretende atingir. E não precisa ser necessariamente apresentações isoladas, e você pode programar seu circuito para comparecer em várias feiras e congressos do setor. É um evento com foco no promocional.

Para a RD é interessante educar seu público no segmento dos negócios e do marketing, pois quanto mais informados sobre o assunto, maiores as chances de que esse público, logo, se torne cliente da empresa.

Palco do RD on The Road com palestra e várias pessoas assistindo no auditório

As principais lições aprendidas com esse evento são:

  • Você pode levar sua marca para outras localidades através de um evento divertido, diferente, impactante e bem próximo do seu público-alvo;

  • Sua chance de demonstrar a sua autoridade em seu ramo de atuação é promovendo conteúdo relevante para seu público através de um evento nesse formato;

  • Faça pequenas aulas demonstrando seus produtos, promovendo a experimentação;

  • É uma das melhores opções de eventos promocionais;

  • Você pode sair rodando premiando seus principais clientes ou parceiros, demonstrando as vantagens da sua marca e chamando atenção de um novo público.

#05 Startup Summit 2019

O Summit é um modelo de evento que visa oferecer uma enorme quantidade de informações e conteúdos atuais e relevantes para os participantes.

O Startup Summit é um evento promovido pelo Sebrae que visa fomentar a cultura da inovação unindo toda rede de empreendedores do Brasil no local do evento, Santa Catarina. O evento acontece em dois dias e conta com mais de 3 mil participantes entre CEOs, investidores e empresários, criando novas oportunidades de negócios, aprendendo sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Toda essa união de empreendedores de negócios de pequenos e grandes portes gera uma troca de experiências indescritível, gerando ainda mais valor para o evento.

O Sebrae é o maior fomentador do empreendedorismo no país, com consultorias, cursos e todo tipo de estratégia que fomente o crescimento dos pequenos negócios no país. Promover um evento desse porte, conectando tantas pessoas do ramo, valoriza o trabalho realizado pelo Sebrae.

Auditório da Startup Summit lotado

Com isso, aprendemos que:

  • Um Summit é uma boa ideia para empresas que possuem grande autoridade em determinado setor, pois permite conectar todo um segmento em um grande evento, valorizando seu trabalho e sua marca;

  • Levar conhecimento para um alto número de pessoas permite que os clientes que chegarem até sua empresa já estejam educados o suficiente para entender a importância do seu trabalho, diminuindo o tempo para efetivação da compra;

  • Organizar um congresso, uma feira, etc. é uma ideia legal, mas o Summit, pelo formato mais dinâmico e caráter mais atual, pode gerar mais valor para seu evento, dependendo do objetivo que se pretende alcançar com o evento;

  • Para valorizar ainda mais o público presente no evento, você pode promover gincanas de conhecimento ou de criatividade e premiar os vencedores. Dessa forma, você fomenta ainda mais o conhecimento sobre sua área de atuação.

... Já está com boas ideias na mente?

Organizar um evento corporativo, não é uma tarefa fácil, mas pode ser uma saída bastante inteligente e criativa para alcançar um objetivo da sua empresa.

Nosso objetivo, ao te apresentar esses eventos, é aguçar sua criatividade para desenvolver novos formatos de eventos, inovando no conceito de eventos corporativos. E o principal: você percebeu que não é preciso um grande orçamento, muitos recursos e etc. O mais importante é ser criativo e inovador!

Quantas ideias você já teve enquanto lia o artigo? Conta aqui pra gente nos comentários!


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