05 Eventos Corporativos de grandes empresas brasileiras para inspirar sua estratégia

Organizar eventos corporativos é uma excelente ideia quando sua empresa busca valorizar seus colaboradores, gerar novos negócios ou, ainda, aproximar sua marca ainda mais dos atuais clientes.

Mas não é fácil organizar um evento, ainda mais quando não se tem muita prática e conhecimento sobre o assunto.

Para te inspirar a organizar um evento corporativo de sucesso e vai te ajudar a alcançar seus objetivos, fizemos uma lista com os principais eventos corporativos do Brasil.

Auditório cheio de pessoas
Auditório cheio de pessoas

Está curioso para conhecer nossa lista? Então vamos começar a leitura!

#01 Buscapé

Esse não é o case de um mega evento de sucesso, mas se o seu objetivo a ser alcançado é melhorar o clima interno da empresa e valorizar mais a sua equipe, vale a pena conferir essa história.

Em 1999, quando a Internet começou a ‘bombar’ no Brasil, surgiu o Buscapé, um site de comparação de preços online. Como o serviço era uma grande novidade para os brasileiros, o sucesso foi imediato.

Agora, falando um pouco mais sobre o ambiente interno da empresa, o Buscapé sempre buscou valorizar sua equipe, tanto que hoje é considerada uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar.

E, como tudo na Internet é dinâmico, é forma de trabalhar por lá não é diferente. As reuniões mensais para apresentação dos resultados, que em grande parte das empresas é um momento tenso com algumas discussões, lá no Buscapé não duram mais que 15 minutos.

A melhor parte? As reuniões são seguidas de um happy hour, bem descontraído, durante o horário de expediente mesmo. E como os colaboradores recebem muito positivamente essa ideia, as tarefas costumam ser entregues no dia anterior, para que a confraternização não atrapalhe o fluxo de trabalho.

Equipe do Buscapé
Equipe do Buscapé

As lições aprendidas nesse case são:

  • Reuniões precisam ser objetivas, visando apresentar resultados e estipular as metas para o próximo mês para cada membro da equipe. Aquele velho conceito de horas de discussões intermináveis e que em nada acrescentam já era;

  • Reuniões não precisam ser um momento de tensão e podem ser seguidas de uma confraternização, para que a equipe esteja cada vez mais unida;

  • Os melhores resultados podem ser premiados com homenagens, troféus, medalhas de honra ao mérito, para que seu esforço seja reconhecido;

  • O ambiente de trabalho não precisa ser necessariamente sério e rígido. É possível entregar excelentes resultados em um espaço descontraído, amigável;

  • Não é necessário fazer um grande espetáculo para demonstrar que seus funcionários são importantes.

Pessoas em sala de reunião em frente a seus computadores
Pessoas em sala de reunião em frente a seus computadores

#02 Café com Letras e o Savassi Festival

Com o objetivo de conquistar um público mais amplo e bastante criatividade, o Café com Letras, um dos principais bistrôs de Belo Horizonte, inovou e fez uma parceria com o Instituto Cidades Criativas, que se dedica a repensar o ambiente urbano. E, em 2003, surgiu o Savassi Festival, que surgiu na rua do bistrô mesmo, no bairro que leva o mesmo nome do evento.

O bistrô, além de possuir uma excelente gastronomia, sempre foi conhecido do público pela livraria que possui dentro do restaurante e também pelo espaço para shows, que recebe músicos de jazz, principalmente. Por esse motivo, o Café com Letras se tornou uma referência cultural da capital mineira.

E agregar a essa imagem que o bistrô já tinha perante o público, um grande festival de jazz nas ruas de BH, permitiu que o Café levasse para todo o público belo-horizontino tudo aquilo que sempre valorizou: jazz e cultura. Dessa forma, o restaurante contribuiu para o desenvolvimento cultural da cidade e conquistou seu objetivo inicial: atrair mais clientes.

Agora, dezesseis anos depois, tanto o bistrô como o festival seguem firmes e fortes. Aliás, o Savassi Festival é hoje o maior evento de jazz a céu aberto da América do Sul e já realizou duas edições em Nova York.

O Savassi Festival é a prova viva de que para organizar um grande evento não é preciso de muito investimento e novíssimas tecnologias. Com bastante criatividade e bons parceiros é possível se tornar uma grande referência.

Show de uma banda durante o Savassi Festival
Show de uma banda durante o Savassi Festival

Em resumo, o que aprendemos com essa história da Savassi é:

  • O mundo corporativo exige que você tenha criatividade para solucionar algumas questões;

  • Conhecer o que seu público busca em sua empresa é fundamental para criar ações com objetivo de atrair mais clientes;

  • Saber o que é a essência da sua marca torna suas ações mais verdadeiras;

  • Fazer boas parcerias pode ser a chave para conquistar o seu objetivo;

  • Valorizar a cultura local é importante para que sua empresa tenha identidade com o público. Por isso, pense em como essa ideia pode ser aplicada em seu negócio. Um festival de música local? Um festival de artes? Uma feira gastronômica?

  • Outra forma de valorizar grandes talentos e valorizar uma cultura é promovendo um concurso e premiando os melhores.

#03 Concrete Show

Organizada pela Liebherr, uma das maiores fabricantes mundiais de maquinário para construção, em parceria com a ABESC - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem e a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, a Feira Concrete Show em 2019 vai comprar a sua 12ª edição e se tornou o maior encontro de construção civil na América Latina e o segundo maior do mundo.

O sucesso da feira foi tão grande que atualmente o evento conta com edições no México, Índia e no Sudeste da Ásia e a última edição do evento contou com mais de 35 mil participantes, em grande parte, engenheiros e grandes empresas do setor de concretos, com centenas de stands.

O objetivo principal da feira é realizar networking e gerar negócios em um ambiente qualificado. É uma grande ponte para conectar clientes, empresas e profissionais da área.

Ou seja, se você está buscando networking qualificado em seu setor de atuação ou gerar mais negócios para o seu ramo, organizar uma feira pode ser uma excelente ideia. Ainda que comece pequena, com poucos parceiros, ela pode se tornar um mega evento com bastante planejamento e organização.

Se você trabalha com venda de matérias-primas para artesanatos, por exemplo, que tal movimentar uma feira com stands de seus principais clientes? É uma oportunidade deles apresentarem seus trabalhos para novos públicos, trocarem conhecimento entre si e aumentarem suas vendas.

Várias pessoas no hall do Concrete Show
Várias pessoas no hall do Concrete Show

Além disso, grandes parceiros comerciais podem se conectar através desse evento, gerando ainda mais valor para sua marca e para o seu evento.

As principais lições passadas pelo Concrete Show foram:

  • Participar de feiras são uma boa opção se você pretende gerar novos negócios ou aumentar seu networking. Pesquise sobre opções do seu setor;

  • Organizar uma feira pode ser uma boa opção para sua marca, como vimos acima;

  • Conectar profissionais e marcas do mesmo setor não gera concorrência, gera grande valor;

  • Você pode encontrar uma grande oportunidade em uma feira ou gerar grandes oportunidades para outras pessoas;

  • Você tem oportunidade de se conectar/valorizar grandes nomes do seu setor, podendo fazer em sua feira um momento para confraternização ou homenagens.

#04 RD on the Road

Um novo modelo de evento está surgindo no mercado, o roadshow, que se trata se uma exposição itinerante. É como um workshop realizado em forma de circuito, percorrendo vários locais diferentes.

O RD on the Road é um evento itinerante de Marketing Digital e Vendas da Resultados Digitais, que este ano está completando sua 6ª edição e já passou por mais de 20 cidades em 3 países diferentes, somando mais de 300 mil km percorridos.

O evento reúne profissionais de diferentes áreas de atuação e associa conhecimento, tendências, boas práticas, grandes referências do mercado e visa estimular o networking e desenvolvimento.

É um bom modelo de evento para promover sua marca, pois permite apresentações segmentadas e bem próximas do público que se pretende atingir. E não precisa ser necessariamente apresentações isoladas, e você pode programar seu circuito para comparecer em várias feiras e congressos do setor. É um evento com foco no promocional.

Para a RD é interessante educar seu público no segmento dos negócios e do marketing, pois quanto mais informados sobre o assunto, maiores as chances de que esse público, logo, se torne cliente da empresa.

Palco do RD on The Road com palestra e várias pessoas assistindo no auditório
Palco do RD on The Road com palestra e várias pessoas assistindo no auditório

As principais lições aprendidas com esse evento são:

  • Você pode levar sua marca para outras localidades através de um evento divertido, diferente, impactante e bem próximo do seu público-alvo;

  • Sua chance de demonstrar a sua autoridade em seu ramo de atuação é promovendo conteúdo relevante para seu público através de um evento nesse formato;

  • Faça pequenas aulas demonstrando seus produtos, promovendo a experimentação;

  • É uma das melhores opções de eventos promocionais;

  • Você pode sair rodando premiando seus principais clientes ou parceiros, demonstrando as vantagens da sua marca e chamando atenção de um novo público.

#05 Startup Summit 2019

O Summit é um modelo de evento que visa oferecer uma enorme quantidade de informações e conteúdos atuais e relevantes para os participantes.

O Startup Summit é um evento promovido pelo Sebrae que visa fomentar a cultura da inovação unindo toda rede de empreendedores do Brasil no local do evento, Santa Catarina. O evento acontece em dois dias e conta com mais de 3 mil participantes entre CEOs, investidores e empresários, criando novas oportunidades de negócios, aprendendo sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Toda essa união de empreendedores de negócios de pequenos e grandes portes gera uma troca de experiências indescritível, gerando ainda mais valor para o evento.

O Sebrae é o maior fomentador do empreendedorismo no país, com consultorias, cursos e todo tipo de estratégia que fomente o crescimento dos pequenos negócios no país. Promover um evento desse porte, conectando tantas pessoas do ramo, valoriza o trabalho realizado pelo Sebrae.

Auditório da Startup Summit lotado
Auditório da Startup Summit lotado

Com isso, aprendemos que:

  • Um Summit é uma boa ideia para empresas que possuem grande autoridade em determinado setor, pois permite conectar todo um segmento em um grande evento, valorizando seu trabalho e sua marca;

  • Levar conhecimento para um alto número de pessoas permite que os clientes que chegarem até sua empresa já estejam educados o suficiente para entender a importância do seu trabalho, diminuindo o tempo para efetivação da compra;

  • Organizar um congresso, uma feira, etc. é uma ideia legal, mas o Summit, pelo formato mais dinâmico e caráter mais atual, pode gerar mais valor para seu evento, dependendo do objetivo que se pretende alcançar com o evento;

  • Para valorizar ainda mais o público presente no evento, você pode promover gincanas de conhecimento ou de criatividade e premiar os vencedores. Dessa forma, você fomenta ainda mais o conhecimento sobre sua área de atuação.

... Já está com boas ideias na mente?

Organizar um evento corporativo, não é uma tarefa fácil, mas pode ser uma saída bastante inteligente e criativa para alcançar um objetivo da sua empresa.

Nosso objetivo, ao te apresentar esses eventos, é aguçar sua criatividade para desenvolver novos formatos de eventos, inovando no conceito de eventos corporativos. E o principal: você percebeu que não é preciso um grande orçamento, muitos recursos e etc. O mais importante é ser criativo e inovador!

Quantas ideias você já teve enquanto lia o artigo? Conta aqui pra gente nos comentários!


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