05 cuidados que você deve ter com os atletas que participam do seu evento

Ter um bom suporte para receber os atletas que se inscreveram para participar do seu evento é uma das tarefas mais importantes da organização de uma competição esportiva. Com isso, você já deve ter em mente, ao planejar seu evento esportivo, que é preciso distribuir kits, pensar na premiação e garantir a melhor estrutura possível para receber os competidores.

Sua maior preocupação já é garantir que tudo ocorra bem e evitar imprevistos e acidentes com os atletas, mas entregar esses equipamentos vai te ajudar a levar aos atletas um conforto maior, mostrará mais transparência na organização do evento e aumentará a satisfação dos atletas, que se sentirão mais à vontade para voltar para os próximos eventos.

Number plates, pulseiras, uniformes, lanches leves, água, medalha de participação são alguns dos itens que fazem parte dos itens promocionais e que irão dar suporte aos atletas durante o evento.

Ciclistas em uma prova

Através da numeração, será possível localizar o atleta caso aconteça qualquer problema e facilitará até no momento da premiação. Os uniformes levarão para a marca do seu evento a imagem de organização e unidade. Lanches e água fazem parte do cuidado com a saúde do atleta. E a medalha ou troféu de participação será a lembrança permanente de que seu evento aconteceu, mesmo que o atleta não suba ao pódio dessa vez.

A premiação será, talvez, o item mais importante do seu evento para os atletas. Eles estão ali justamente para conquistá-la. Por isso, você precisará ter máxima atenção nesse item, preocupando-se em entregar uma premiação com design diferenciado e boa qualidade, para não decepcionar os vencedores da sua competição.

E, para te ajudar a oferecer uma experiência inesquecível para os atletas inscritos no seu evento, fizemos esse post com dicas sobre os itens indispensáveis para a estrutura da sua competição.

Vamos começar, então?

#01 Estrutura do evento

Ao planejar um evento esportivo, uma das primeiras tarefas da organização é escolher o local do evento e avaliar a estrutura necessária para que a competição possa acontecer naquele espaço.

É preciso avaliar como será a sinalização para que os atletas encontrem o evento, para que o público presente saiba onde estão os banheiros, arquibancadas, área VIP, praça de alimentação, área da competição, estacionamento, etc.

Também é necessário, muitas vezes, fazer adaptações no espaço para receber atletas e espectadores portadores de necessidades especiais. Por isso, avalie a necessidade de alugar rampas, de adaptar a arquibancada e a área vip para acomodar da melhor forma possível todas as pessoas presentes em seu evento.

O espaço que você escolheu já conta com estrutura pronta para a prática da modalidade do seu evento ou precisará de alterações? Pense em quais adaptações na pista precisarão ser feitas para receber a sua competição.

Pista de atletismo

Planeje também onde serão os pontos de apoio dos atletas, que é parte fundamental de qualquer competição esportiva. Serão necessárias barracas, stands ou só mesinhas para fazer o apoio aos atletas? Quais itens são indispensáveis nesse ponto?

Também é indispensável que a estrutura do evento conte com um ambulatório ou um espaço para atendimento de atletas lesionados e uma equipe médica para atendimentos rápidos, além, é claro, da presença de uma ambulância no espaço para socorrer casos mais graves. Esse será o principal cuidado para garantir a integridade física dos competidores.

Não se esqueça do pódio e da estrutura para premiação. É preciso ter um espaço dedicado a essa parte fundamental do evento.

Lembre-se também de alugar uma boa estrutura de som. Além de ser um detalhe interessante para entreter o público durante os intervalos das provas, servirá também para avisos importantes, para que o público possa acompanhar mais atentamente a prova e para anunciar os vencedores.

Ainda na estrutura, você deverá avaliar o espaço onde será o credenciamento dos atletas e organizar da melhor forma possível, para que não aconteçam bagunças nas filas e que não dê a sensação de que está desorganizado.

#02 Identificação dos atletas

A identificação dos atletas deve ser pensada de acordo com a necessidade da sua competição. Por exemplo, em corridas de rua, maratonas, passeios ciclísticos, Mountain Bike é comum que sejam confeccionados number plates, com o número específico de cada atleta. Já em competições de motocross é comum que o número já esteja estampado no uniforme das laterais da moto do atleta.

Há alguns eventos, como competições de natação, que contam com a identificação em chips, através da tecnologia de radiofrequência, que emitem um código único, que será captado e identificado por um aparelho receptor localizado em pontos estratégicos do evento. É a forma mais eficaz de identificar quem cruzou primeiro a linha de chegada.

A identificação dos atletas é importante por inúmeros fatores, como identificar o atleta caso aconteça algum problema no meio da competição, identificar os campeões, facilitar o credenciamento e distribuição dos kits, etc.

Moto de competição com número 1 no number plate

Outro fator de extrema relevância ao tratar-se de identificação, é garantir que no momento da inscrição o seu sistema já gere um número de identificação. Isso será importante para agilizar as filas no momento do credenciamento, da distribuição dos kits e ainda poderá te ajudar a manter o contato com o atleta antes, durante e depois do evento, através de grupos no WhatsApp, e-mail marketing, posts nas redes sociais com marcação dos seus perfis, etc. Tudo isso aumenta o engajamento do atleta com a sua marca.

Em alguns tipos de competição os atletas já possuem numeração determinada pela equipe. Nesses casos, sempre pergunte o número para os atletas na hora da inscrição, para evitar confusões no dia do evento e, mais uma vez, facilitar o seu trabalho.

De qualquer forma, preocupar-se com o design e a distribuição da identificação do atleta é mais um meio de garantir que o evento seja bem organizado, de evitar tumultos e de facilitar a locomoção do atleta em meio às provas.

#02 Uniformes

A questão do uniforme entra em dois pontos: a uniformização da sua equipe e se você distribuirá uniformes para os atletas também.

Se você optar por distribuir uniformes no dia do evento, para apresentar uma competição mais organizada e que valorize a sua marca, não se esqueça de perguntar para os atletas no momento da inscrição o tamanho que usam.

Dessa forma, será mais fácil fazer o pedido das camisetas e adequar aos participantes do seu evento.

Em algumas competições, principalmente as mais famosas, normalmente os atletas já possuem seus próprios patrocinadores e pode ser não ser uma boa ideia que você faça uniformes para eles. Avalie sempre o seu modelo de evento antes de tomar as decisões.

Dois corredores

Ao enviar os modelos para confecção, analise o design do uniforme, para que siga a identidade visual proposta pelo seu evento e avalie o material mais adequado para a prática do seu evento. O uniforme não pode prejudicar o desempenho dos atletas.

Já a importância de uniformizar a sua equipe se dá por vários motivos. O primeiro deles é segurança dos atletas, que precisam sabem a quem recorrer durante o evento caso aconteça algum problema ou tenham alguma dúvida.

Outro fator de importância é para que você possa reconhecer sua equipe em meio à confusão do evento e à multidão de pessoas que está participando da competição. Além disso, fica mais fácil reconhecer quem é o responsável pelo que no dia do evento e você, os atletas e o público geral poderão recorrer ao responsável pelo som se quiserem dar algum aviso, se quiserem pedir informações sobre deslocamento no espaço, etc.

#03 Suplementação e cuidados com a saúde

Um quesito de bastante importância para a preparação dos atletas é a disponibilização de suplementos e alimentação. Os competidores, para que possam participar da competição, precisam de um bom suporte enérgico.

Por isso, o evento precisa de um espaço para que os atletas possam fazer lanches leves, contando com frutas, barras de cereal, torradas, água, sucos, isotônicos, etc. Além disso, os atletas precisam de um espaço em que possam descansar e se distrair da tensão da competição.

Copos de água sobre a mesa

E esses cuidados devem existir antes, durante e após as provas, para zelar da integridade física dos atletas. Por isso, preocupe-se em distribuir pontos de apoio para hidratação durante todo o evento. Além disso, esses itens serão distribuídos nos kits, para que os atletas possam se hidratar e manter o ritmo da competição, mesmo sem um ponto de apoio por perto.

Se houver possibilidade, leve até o local um especialista na sua modalidade, para passar aos atletas exercícios de alongamento, relaxamento e técnicas para evitar lesões e para conseguirem ter um bom desempenho durante o evento. Esse será um extra para valorizar ainda mais seu evento e conquistar, ainda mais, a confiança dos atletas.

#04 Premiação

A fase da premiação será um dos últimos momentos de contato com o atleta, pois já acontece ao final do evento. E aqui é o momento de conquistar de vez o competidor.

Por isso, preocupe-se com cada detalhe da premiação do evento, buscando o melhor design e a melhor representação do que é a sua competição e como ela é importante para o crescimento da modalidade em que você atua.

Procure os melhores fornecedores do mercado, que possuam experiência e boa reputação e que trabalhem com os melhores materiais, garantindo que você possa entregar no dia do evento um troféu, uma medalha ou uma placa inesquecível.

Vários troféus de acrílico cristal sobre a mesa

Lembre-se de que na hora da premiação todos os olhares estão voltados para o seu troféu e é um dos momentos mais fotografados e compartilhados pelos competidores em suas redes sociais.

E mais: a premiação é a lembrança permanente do que aconteceu no evento e da participação do atleta. É o item que o atleta irá expor com orgulho em um espaço especial em casa ou no escritório e é o que mostrará com orgulho para amigos e familiares. Que impressão você quer passar nesse momento para o atleta?

#05 Pós-evento

Após o evento você ainda deverá manter contato com o atleta. Afinal, você quer garantir a presença dele na próxima edição, não é mesmo? E no dia do seu evento, outros tantos eventos podem estar acontecendo e o atleta pode ter outros milhões de compromisso. A experiência que você prometer (e cumprir) para ele durante o seu evento será determinante para que ele escolha você outras vezes.

E, para saber o ponto de vista do atleta sobre você, se houveram mais acertos ou erros, o que precisa ser mantido, o que deve ser corrigido, se sentiram falta de algo, se têm alguma reclamação, você só saberá se entrar em contato com ele após o evento.

Desenvolva uma pesquisa de satisfação e envie para os atletas responderem após o evento, dando notas e avaliando sua participação no evento, em todos os fatores.

Você pode também fazer uma pesquisa informal nas redes sociais dos atletas. O número de publicações e os comentários sobre a participação no evento podem ser um indicativo interessante para avaliar seu desempenho.

Fazer essa avaliação e esse último contato com o atleta é importante para avaliar os resultados do seu evento e saber o que fazer nas próximas edições.

Pessoa mexendo em notebook pelo mouse

... A conquista do atleta é a razão de existir do seu evento!

Se preocupar com cada detalhe para oferecer o máximo conforto para os atletas que se inscrevem no seu evento é de extrema importância para alcançar o sucesso. Sem atletas inscritos, seu evento não existe, não é? Por esse motivo que é tão importante pensar sobre essa questão.

Agora, você já sabe as principais preocupações que você precisa ter com o conforto e a saúde dos participantes do seu evento, desde a estrutura até a premiação. Então, que tal contar para a gente como você oferece esses cuidados com o atleta na sua competição? Que detalhes a sua modalidade exige que você tenha atenção durante o planejamento do evento?

Manda aqui nos comentários suas dúvidas, ideias e como é o seu evento para sabermos ainda mais sobre o assunto.

0 visualização0 comentário

(35) 3261-1073

(35) 3261-4353

(35) 9.8891-0000

contato@uniarttrofeus.com.br

  • Facebook
  • Instagram
Vamos tomar um café?

Rua Toledo Piza 653 Centro

Campanha MG Cep 37.400-000

Grupo Urias & Urias Ltda. • CNPJ.12.279.099/0001-91