04 motivos para você organizar eventos nas férias

Você acabou de encerrar um ano de atividades intensas organizando seus eventos, mas já está se preparando para 2020, certo? Para o próximo ano nossas expectativas estão lá no alto e esperamos que seja melhor do que foi 2019 para os eventos esportivos.

E, para que as expectativas se tornem realidade, nós trouxemos para você uma dica valiosa: Organize eventos no período das férias.

Para te convencer de que essa é uma boa opção para começar 2020 com o pé direito, trouxemos aqui 04 motivos para você organizar eventos no começo do ano.

Mulher em caiaque com remo e mãos na cabeça descansando
Mulher em caiaque com remo e mãos na cabeça descansando

Vamos ver quais são esses motivos?

#01 É época de férias

É uma declaração óbvia: em janeiro grande parte das pessoas estão de férias. Mas o que isso tem a ver com eventos esportivos?

Pessoas em férias estão descansando e procurando alternativas para fugir da rotina. Por isso, participar de alguns eventos esportivos pode ser uma boa ideia para essa turma que está buscando novidades e entretenimento durante o descanso.

Os atletas profissionais também podem estar descansando da temporada e eventos fora do calendário de competições, como treinão, rachão ou pelada, por exemplo, também são boas alternativas para conquistar esse público.

Enfim, torne seu evento esportivo uma boa opção para quem está de férias e está buscando fugir da rotina.

Você pode adicionar algumas atrações extras além da competição para incrementar e atrair ainda mais pessoas para o evento, como convidar um atleta famoso da modalidade, chamar especialistas para dicas de preparo físico para a temporada 2020, praça de alimentação, apresentações de artistas locais, etc.

Mulher em boia na areia de uma praia
Mulher em boia na areia de uma praia

#02 As pessoas traçam novas metas para o próximo ano

Todo final de ano as pessoas costumam traçar novas metas para o próximo ano e umas das mais comum são emagrecer e ter uma vida mais saudável.

Não é novidade nenhuma que praticar atividades físicas e se dedicar a algum esporte é uma das melhores soluções para quem está buscando alcançar essas metas. E é aí que você entra com o seu evento.

Você pode organizar um evento totalmente voltado para esse público que está interessado em melhor sua qualidade de vida, ensinando-os a praticar novos esportes. É possível ter um aulão antes do início das provas do evento para alongar e ensinar a melhor forma de praticar o exercício sem se lesionar.

Se você é do ramo dos esportes radicais, pode partir para o lado de outras promessas que as pessoas fazem, como saltar de asa delta ou aprender a surfar, por exemplo. Há quem decida para os próximos anos enfrentar seus medos e aprender coisas novas.

É um público novo, que ainda não conhece o seu trabalho enquanto organizador de eventos, mas que tem grandes chances de se aventurar em participar do seu evento no início do ano, já que ano novo é vida nova.

Quadro com vários post-its
Quadro com vários post-its

#03 Onda de turismo... esportivo

Como dissemos no item #01, início de ano é época de férias e as pessoas estão buscando coisas para fazer e fugir da rotina. Uma parcela considerável da população costuma buscar viagens para a época e a economia através do turismo fica a mil em todo o país.

E você pode se apropriar dessa oportunidade para promover o turismo esportivo. Escolha o melhor lugar da sua cidade, onde a maior parte das pessoas costuma parar para apreciar, como uma igreja, um parque, um mirante ou cachoeira e organize sua competição por ali.

Leve aos atletas a oportunidade de fazer duas coisas em uma única só: conhecer um novo lugar e praticar seu esporte preferido.

Uma boa chance de as pessoas conhecerem bem a cultura do local em que estão conhecendo é participando de eventos esportivos locais. É divertido, saudável e mostra a ela aprendizados que vai carregar pela vida toda, pois permite que o atleta possa conviver com moradores locais, troque experiências e ainda, dependendo da modalidade, pode conhecer vários lugares em uma só prova.

E você pode explorar essa ideia na comunicação do seu evento, oferecendo descontos para quem é de outra cidade, um kit diferenciado com itens da cultura local, etc. Enfim, inove e aposte nesse público que é sucesso.

E quem é atleta sabe bem: é quase impossível ficar muito tempo longe do esporte que você ama. Qualquer desculpa para praticar é bem-vinda.

Esporte aquático radical
Esporte aquático radical

#04 Conquistar atletas no início da temporada

Antes de a temporada de eventos começar, você poderá conquistar os atletas e manter todos eles com você ao longo do ano, ao mostrar que os seus eventos são bem organizados e disputados.

Ser o primeiro a fazer um evento da modalidade te dá essa oportunidade de mostrar uma prévia do que vai ser o seu calendário de eventos durante 2020 e, assim, se acontecer durante o ano de um de seus eventos ser na mesma data de outro, os atletas vão te escolher sem pensar duas vezes.

E você ainda pode criar ações para fidelizar os inscritos nesse primeiro evento do ano para as próximas etapas ou provas, com descontos cumulativos, kits exclusivos, vantagens especiais ou outras ações que possam manter o atleta participando dos seus eventos.

E esse é um dos principais motivos que você tem para organizar eventos logo no primeiro mês do ano. Afinal de contas, nada melhor que a possibilidade de conquistar inscritos para o restante do ano e conseguir mostrar logo de cara que o seu evento é a melhor opção para esses atletas.

Mas não pense em iniciar logo em janeiro o calendário de competições. Faça nesse primeiro evento algo mais leve, descontraído, para não forçar os atletas e para que você consiga mostrar que é apenas uma amostra do que ainda está por vir quando as etapas começarem.

Janeiro é o mês de você conquistar novos atletas para o decorrer do ano e testar o melhor formato para a organização dos seus eventos. Aqui, você pode aproveitar para conversar com todos os inscritos e entender melhor o que eles esperam dessa nova temporada que está começando.

Equipe comemorando
Equipe comemorando

... Hora de começar a planejar!

Falta pouco mais de um mês para terminarmos 2019 e janeiro já está logo aí. Então, não perca mais tempo e organize uma prova para esse período de férias. Afinal, motivos não faltam, não é mesmo?

Você já organizou algum evento nesse período? Como foi a sua experiência? Conta aqui para nós nos comentários e vamos trocar boas ideias! Se você ficou com alguma dúvida, pode conversar com a gente por aqui também ou em algum dos canais oficiais da Uniart.

0 visualização0 comentário