Patrocínios: a chave para fazer grandes parcerias!

A busca por patrocinadores é uma das principais etapas do planejamento da organização de qualquer evento, pois é nesse momento que você irá conquistar parceiros fundamentais para a realização do evento.

Um evento precisa de bons parceiros para conseguir alcançar o sucesso após a sua realização. É necessário arrecadar verba suficiente para todos os processos que são exigidos para a organização da sua competição e para todas as ações que você planejou no evento.

Além disso, boas parcerias podem atrair um bom público para o evento, agregar valor à sua marca e facilitar alguns processos, como patrocínio na montagem da estrutura, na segurança, etc.

parachuting-872483 640

Mas, antes de mais nada, é preciso entender que a relação entre os parceiros é uma via de mão dupla e que as duas partes precisam sair ganhando. Por isso, vá atrás de parceiros que tenham relação com o público que o seu evento esportivo atende.

O momento de ir atrás dos patrocínios pode ser um pouco tenso, pois nem sempre é fácil alcançar bons resultados logo nas primeiras reuniões com possíveis parceiros. O desespero pode bater e você acabar procurando todos os negócios a sua volta para apoiar o seu evento. Com isso, você arrecada somente dinheiro dos parceiros e pouco resultado é dado na parceria, dificultando ainda mais as buscas para o próximo evento.

Compreenda qual é o público do seu evento fazendo um mapeamento do seu comportamento. O meio mais eficaz para encontrar corretamente o perfil do público que seu evento atende é através da Persona.

INOVAO

Mapear a persona significa, em um resumo bem breve, pesquisar com profundidade todo o comportamento do seu público, com pesquisas sobre a idade, gênero, hobbies, profissão, rotina, grupo familiar e grupos influenciadores no consumo, etc. Após encontrar os comportamentos em comum entre todas as pessoas pesquisadas, traça-se o perfil da persona, que é um personagem semi-fictício que representa o perfil do consumidor ideal.

Ter esse perfil documentado é importante também no momento da busca de patrocínios. Se o perfil da sua persona for parecido com o do patrocinador, a chance de que a parceria de vocês seja um sucesso é altíssima. Afinal de contas, vocês conversam com o mesmo público. E seu evento dará ao patrocinador a possibilidade de que ele entre em contato direto com o público-alvo dele.

O seu patrocinador, além de auxiliar financeiramente seu evento, poderá agregar valor em muitas outras etapas. A relação de parceria continua durante o evento, caso o patrocinador decida por montar um stand no evento, promovendo atividades interativas para o público durante o evento ou decida promover ações entre os atletas inscritos. Nesse caso, novamente as duas partes saem ganhando. Seu patrocinador e você irão valorizar ainda mais as duas marcas e os atletas e participantes do evento terão a recordação de uma competição inesquecível por vários motivos.

INOVAO 5

Em alguns casos, o poder do patrocinador é tão grande, que ele é capaz de levar as pessoas a determinado evento. Recentemente, tivemos o caso da grande companhia aérea Gol, que divulgou a promoção das passagens aéreas a R$3,90 durante um jogo do Brasil pela Copa América. A gigante do mercado aéreo brasileiro é patrocinadora oficial da competição e, como consequência da promoção, a audiência durante o jogo na Copa América realmente foi maior.

Vamos esquecer por um minuto do quanto a ação causou alguns problemas para a marca, como sobrecarga no site e inúmeras reclamações no Procon de pessoas que não conseguiram comprar suas passagens pelo preço divulgado. Olha só como uma boa ação de um patrocinador é capaz de transformar os rumos de uma competição.

Aqui, para não nos estender muito no assunto, mencionamos esse exemplo mais recente para que você pudesse compreender o quanto um patrocínio é importante para seu evento. Mas não é preciso ir muito longe para entender esse poder.

Só força um pouquinho a memória: Quantos eventos menores organizados em regiões ou municípios você já correu para participar porque percebeu que era um bom evento porque determinada marca se aliou a ele? Eu pensei em vários aqui!

Cronograma checklist

 

E é por esse motivo que você não pode se dar ao luxo de simplesmente “caçar” patrocinadores para seu evento, mas de alcançar boas parcerias que valorizem as duas partes.

Para as marcas, o patrocínio é uma “mão na roda” para se aproximar de seus clientes. É uma oportunidade única de conseguir se aproximar de seu público sem ser invasivo. Você pode inovar e tem um espaço livre para fazer as ações que desejar para conquistar esse público.

Enfim, para melhorar ainda mais os resultados dessa parceria, vocês podem, em conjunto, pensar em excelentes ações para conquistar o público. As ações podem ocorrer antes do evento, nas inscrições, durante o evento e até depois, com brindes, descontos, promoção de novas experiências, sorteios e muitos mais.

7 ITENS PARA CONSIDERAR 3

O melhor disso tudo é que tudo que é diferente, atualmente, com o poder da Internet, está viralizando muito rápido. Não é preciso pensar muito para se lembrar de marcas que aproveitaram eventos esportivos para fazer grandes promoções de suas marcas e que acabaram se destacando na rede. Se você e seu parceiro conseguirem atingir esse patamar, BINGO! Esse será o principal objetivo.

Aliás, você, enquanto organizador de eventos esportivos, pode buscar algumas referências de grandes ações que deram certo, adaptar para o orçamento e o tamanho do seu evento, compreender o perfil do seu público e estruturar boas ações para apresentar ao seu futuro patrocinador antes da primeira reunião de vocês.

Chegar com um planejamento em mente e um bom material pode ser a chave para conquistar de vez o coração daquele patrocinador que você tanto quer para o seu evento.

Além disso, mostre outros pontos positivos do patrocínio, como o perfil similar dos seus públicos, quantidade de pessoas previstas para participar, o que o patrocinador tem a ganhar e todas as informações necessárias para o parceiro compreender a importância para a marca dele de apoiar o seu evento. E esteja preparado para todos os questionamentos do seu futuro parceiro.

7 ITENS PARA CONSIDERAR 2

Resumindo tudo que foi dito até aqui: busque um patrocinador, um parceiro, alguém para agregar valor em seu evento e não alguém da sua região que ficou sem jeito de te dizer não ou que resolveu te apoiar só para estampar a marca lá, mesmo que o público dele seja totalmente distinto do seu.

Aliás, o público pode até ser diferente do que acompanha a sua marca, mas a relação de vocês pode se dar em outro ponto. Há grandes marcas que patrocinam eventos para promover o esporte local, para valorizar a cultura regional e para agregarem outros valores às suas marcas. Isso também pode ser avaliado por você quando for em busca de novos patrocinadores.

Aqui, bem perto de nós, por exemplo, a Metal Minas, uma grande empresa de produção de artigos de aço e ferro é presença praticamente certa nos eventos de corrida da região. A empresa demonstra, com isso, que valoriza o esporte local e agrega outros valores culturais à sua marca. O retorno não é imediato, mas vem no valor do branding.

A sua proposta pode englobar essa valorização da marca em outros fatores e você pode apresentar também essa proposta com as ações que serão tomadas para que a parceria de vocês para esse evento seja um sucesso.

Por isso, entenda que relações que agregam costumam ser mais duradouras e para próximos eventos você conseguirá patrocinadores com muito mais facilidade.

Finalizando o último ponto, um pouco menos mencionado aqui no artigo, o público do seu evento, atletas e espectadores, possuem marcas preferidas e alguns comportamentos que você já notou ao fazer o mapeamento da persona. As parcerias devem buscar, prioritariamente, levar experiências únicas para essas pessoas. Afinal, elas são a razão da parceria e do evento existirem.

livros

As experiências vividas durante o evento são o que o seu público vai levar para casa e carregar para sempre (além de brindes, ingressos e outras coisas que você pode oferecer nas ações que vai planejar com os patrocinadores). Dê total atenção para essa questão em qualquer decisão que for tomar.

Parceiros possibilitam que você possa inovar nas ações, pois eles entram com a contribuição financeira para tudo que você quer fazer acontecer em seu evento, e eles também podem contribuir com ideias e com as suas próprias marcas e produtos. Um produto inovador ou “queridinho” do público do seu evento pode conquistar o coração dos presentes e promover uma experiência única.

Quer mais um exemplo? Outro bem próximo de nós, mas de um evento gigantesco do Brasil: o Campeonato Brasileiro de Motocross. Nós participamos da última etapa que aconteceu em Fama/MG, bem pertinho de nós aqui. A revendedora de peças que é patrocinadora do evento montou um stand vendendo seus produtos no espaço. O público que acompanha o evento, não só assiste, como é apaixonado por motos também. Por isso, compram esses produtos. A marca está no local certo e conversando com o público certo. Ali, o comprador tem a possibilidade de tirar dúvidas, facilitar a compra e negociar diretamente com a marca.

E aí, como você faz a busca por patrocínio para seu evento? Você tem conquistado bons resultados com suas ações? O que tem feito de diferente para que as parcerias permaneçam para próximos eventos? Conta tudo aqui pra gente nos comentários!