07 protocolos para serem seguidos em seu evento esportivo

Eventos esportivos, normalmente, seguem alguns protocolos e, para sua produção ser completa, é necessário observar todos esses detalhes. Seja para competições oficiais ou amadores, eventos esportivos trazem consigo conceitos, ideologias e cerimoniais que precisam ser considerados no momento do evento.

Por isso, você, enquanto organizador de eventos, precisa cuidar de todos esses itens, que são de extrema importância para os atletas e para a marca do seu evento ser considerada séria.

oscar-3200050 640

 

Mas chega de mistério e vamos ver quais são esses itens? Listamos alguns protocolos que devem estar presentes nos seus eventos esportivos.

#01 Pódio

Parece óbvio, mas alguns organizadores de eventos não se atentam para a importância de ter um pódio em seu evento. Por mais que seu evento seja pequeno e amador, os atletas esperam muito por esse momento e eles são a razão de existir do seu evento.

Além disso, o pódio precisa estar em uma boa localização, em destaque no local do evento, pois ele será o palco do momento mais importante da competição: a premiação dos atletas. O significado desse cerimonial é muito importante, é o reconhecimento da conquista do competidor, do esforço e dedicação dele ao esporte e é por isso que o pódio precisa estar em destaque.

Outro cuidado que você precisa ter é com o visual do pódio. Um pódio precisa ter todos os andares diferentes em suas respectivas localizações (03 ou 05 andares, depende da sua premiação), com todos os números das colocações identificados.

Como dito acima, esse é o momento que mais atrai atenção de todos os presentes no evento e, por isso, é importante que os seus apoiadores e patrocinadores estejam presentes ali. Expor suas marcas no pódio ou em um backdrop ao fundo do pódio é fundamental. Afinal de contas, toda parceria é uma via de mão dupla, né? Eles te ajudam para alcançar visibilidade, não se esqueça disso.

Cuide para que todos os elementos no pódio e ao redor dele sigam a identidade visual proposta pelo evento e tragam ao público a imagem de profissionalismo que você busca com seu evento.

Seus atletas podem até ser amadores, mas você não é, certo? Então faça o máximo que puder para demonstrar seu profissionalismo. E o principal, que sempre repetimos por aqui: a razão de existir do seu evento são os atletas.

7 ITENS PARA CONSIDERAR 1

#02 Lugares especiais

Eventos esportivos quase sempre contam com a presença de algumas pessoas de destaque, sejam patrocinadores, apoios, políticos, referências do esporte, juízes e árbitros, etc. Tudo isso faz parte do planejamento do seu evento e algumas personalidades são tão importantes que fazem parte até da divulgação da competição.

Então, é bastante comum que os eventos esportivos tenham um espaço reservado para essas pessoas. Esses lugares podem ser uma mesa, uma fileira de cadeiras, um espaço no palco, próximo ao pódio ou, ainda, um camarote comercial.

E, se houver imprensa presente no local, é necessário seguir o mesmo procedimento, separar um local para que os jornalistas possam se acomodar, para que possam trabalhar da melhor forma possível. Lembre-se de que eles serão responsáveis por falar sobre seu evento para o público geral.

Planejar esses espaços especiais permite que você possa alocar essas pessoas no melhor espaço possível e consiga planejar antecipadamente todos os outros lugares do evento, sem prejudicar a visibilidade de nenhum dos presentes do evento e sem que ninguém fique desconfortável.

Pedir para que as pessoas confirmem com certa antecedência a presença no evento pode facilitar seu planejamento do espaço. Mas, como sempre há pessoas que não conseguem confirmar antes ou que podem aparecer de surpresa no evento, certifique-se de separar alguns espaços a mais.

top 10  3

#03 Discurso

Antes ou após o evento não importa, sempre há o momento em que você, como organizador do evento, quer fazer seu discurso, agradecer a todos que colaboraram com o evento e permitiram que ele acontecesse.

Sempre há também o momento em que você passa a palavra para algumas pessoas importantes que estão presentes no evento para fazerem suas considerações. Há eventos em que os atletas também têm espaço para falar sobre as dificuldades da competição, sobre suas conquistas e como foi sua preparação.

Esses momentos precisam ser previamente planejados, estipulando um tempo para esse momento do evento, para que não se torne algo cansativo e entediante para as pessoas que estão assistindo. É claro que algumas pessoas podem acabar se excedendo e é preciso estar preparado para isso.

Mas o cuidado mais importante que você deve ter para esse cerimonial é com o som. Faça testes antes do evento e verifique se está tudo certo, se os microfones estão bons, se o áudio está sendo compreendido, se toda fiação foi instalada corretamente e se todos os equipamentos necessários foram contratados.

Você pode colocar algumas trilhas sonoras para o intervalo entre um discurso e outro ou a cada pessoa chamada para o palco, algo que tenha relação com o momento e com o esporte praticado. Isso mantém o público interessado e torna o momento mais dinâmico e divertido.

Tutorial

#04 Hino Nacional e outros

Reproduzir o Hino Nacional do Brasil é uma regra e deve estar presente no seu evento. Esse momento cria o sentimento de pertencimento no público e é um dos principais rituais a serem seguidos por eventos esportivos, pois demonstra patriotismo e respeito à nossa nacionalidade.

O Hino Nacional pode ser reproduzido no momento da abertura ou na cerimônia de premiação e pode ser tocado em um CD ou interpretado por um músico da sua escolha. O mais importante é que nossa pátria seja respeitada e lembrada.

Para isso, certifique-se, mais uma vez, de que os equipamentos sonoros da sua equipe estão todos funcionando bem e que permitirão uma boa execução do Hino Nacional.

Há alguns eventos que optam pela reprodução dos hinos dos estados e dos municípios. O procedimento é o mesmo: promover o sentimento de pertencimento e respeito à terra em que o evento está sendo recebido.

Para ambientar ainda mais o momento, coloque as bandeiras nacional, estadual, municipal e do seu evento, como é de costume, seguindo as prioridades.

livros

#05 Cerimônia de premiação

Já falamos exclusivamente sobre o pódio aqui, mas a premiação merece uma atenção especial dentre os cerimoniais da sua competição, principalmente porque se trata do momento mais importante do seu evento. É nesse momento em que os atletas se sentirão recompensados pela boa performance que tiveram.

Todo cuidado para que a cerimônia de premiação seja perfeita é pouco. Esteja atento a todos os detalhes, como hasteamento das bandeiras, colocação dos atletas no pódio, ordem de execução dos hinos e músicas, quem irá entregar as premiações, etc.

Em regra, a premiação inicia do lugar mais baixo para o mais alto do pódio e a autoridade de quem irá entregar o prêmio também segue essa lógica, sendo do menos importante para o mais importante no alto do pódio.

Falando sobre premiação, escolha o artigo que mais tem relação com o seu evento: são troféus, medalhas, placas de homenagem, escarapelas? Escolha a premiação ideal ou o conjunto delas.

Além disso, é a recordação permanente do que aconteceu em seu evento e o atleta, quanto mais especial for a premiação, mais valor seu evento terá para ele e mais ele se sentirá recompensado pelo esforço que fez para estar em seu evento.

Lembre-se de colocar nos troféus as informações do evento, como data e cidade. Quanto mais personalizados forem, melhor ainda!

Projeto sem ttulo 21

#06 Fair-play, igualdade e sentimento de união

Apesar de ser uma competição, os atletas do seu evento não devem se sentir inimigos uns dos outros. A rivalidade é comum em qualquer modalidade, desde que não saia do nível considerado saudável. Por isso, promova uma confraternização e um momento de descontração entre todos os participantes, para que possam se conhecer melhor, trocar experiências e que façam um evento melhor para os espectadores.

Aliás, esse conhecimento entre os atletas será importante para que tenham espírito esportivo e se respeitem durante a competição, não só como atletas, profissionais ou colegas de esporte, mas como, principalmente, seres humanos.

Mesma coisa é válida para a torcida. Tenha uma equipe de segurança e, como em qualquer evento, a polícia já estará de sobreaviso sobre o acontecimento. Se houver equipes rivais, o que é bastante comum não só em competições de futebol, tente mantê-las em espaços separados e nada de provocação. Se um dos lados se exceder, tome as medidas cabíveis, para que nada seja capaz de estragar a festa.

O esporte provoca muitos sentimentos e, por isso, seu evento precisa criar uma atmosfera que aflore todos os bons sentimentos dos atletas e dos espectadores, como união, espírito esportivo, alegria, etc.

canvas

#07 Entrevistas e materiais para imprensa

Conceda entrevistas antes e depois do evento para a imprensa local. Essa divulgação na mídia é importante para que seu evento se torne mais conhecido na sua região e, aos poucos, conquiste cada vez mais um público maior.

Além disso, um bom relacionamento com os veículos de comunicação da sua região pode ser a chave para passar para o público da sua competição uma boa impressão sobre a marca do seu evento.

Por isso, antes do evento, fale em rádios e jornais sobre como será a competição, o cronograma, o que é esperado para o evento, quantos atletas irão participar, dê pistas, forneça bons materiais para que possam falar muito sobre você.

Após o evento, dê um feedback sobre a competição, como foi o dia, quais atletas se destacaram, quais foram os momentos mais emocionantes, divulgue fotos e vídeos das provas. Enfim, quanto mais aberto você for com a imprensa, mais notório seu evento se tornará.

Isso pode não ser considerado um protocolo, uma regra obrigatória que você deve seguir, mas se você notar, todos os grandes eventos esportivos do mundo adotam essa estratégia. E, é claro, seguir os passos deles nunca é demais!

divulg faceboook

 

... Bom evento para você!

Grandes eventos esportivos seguem algumas regras, em geral. Seguir esses preceitos, se você pretende crescer a marca do seu evento, pode ser chave para chegar onde você almeja. E foi com esse intuito que escrevemos para você essa lista.

Como você faz em seu evento? Você já segue algum desses protocolos ou todos eles? Existe algum protocolo específico da sua modalidade? Conta aqui pra gente nos comentários e vamos compartilhar boas experiências sobre eventos esportivos! Que tal?