05 dicas para organizar eventos esportivos no inverno

Já estamos sentindo um friozinho batendo e faltam menos de duas semanas para que, oficialmente, o inverno chegue aqui no Brasil. E, com isso, é necessário pensar estratégias para tirar seu público de casa e convencê-lo a comparecer em seu evento, para que sua organização não seja prejudicada por fatores naturais.

Não são só os atletas que precisam de atenção especial, como os espectadores também. Por isso, ao planejar seu evento para esta época do ano, se o local for em uma região que sofre bastante os impactos do inverno, esteja atento para alguns fatores.

cyclist-639189 640

Por isso, escrevemos esse artigo esta semana, com os principais detalhes que é preciso ter atenção ao organizar eventos no inverno.

Vamos começar a conversa?

#01 Cuidados com a saúde dos atletas

O seu evento esportivo só existe por causa dos atletas inscritos em sua competição. Por isso, ter cuidado com a saúde dos esportistas é o ponto mais importante quando falamos nesse assunto.

Nós separamos algumas dicas que podem ajudar muito nesses cuidados. Um cuidado bastante simples que devemos ter é aquecer de dentro para fora, bebendo líquidos quentes como chá, café, chocolate quente e sopas antes e após a prática dos exercícios. E, como o tempo está mais seco, precisamos repor líquidos no corpo constantemente, apesar da sentirmos que perdemos menos água no corpo por causa do suor.

mug-1209194 640

Durante a prática dos exercícios, deve-se proteger pés, mãos e rosto, que são as áreas mais sensíveis à temperatura. Vista-se adequadamente, protegendo-se da perda rápida de calor, que ocorre durante a atividade física. Só retire as vestimentas à medida em que o corpo for se aquecendo durante os esforços físicos.

E, antes de iniciar o esporte, faça um aquecimento muscular, intensificando os exercícios progressivamente. No inverno, o risco de lesões musculares pode ser maior. Por isso, é preciso ter bastante atenção com o aquecimento e o ritmo imposto na prática do exercício.

Para cuidar dos seus atletas e levar diferenciação ao seu evento, você pode oferecer aluguel ou empréstimo de roupas térmicas próprias para a prática desse esporte, antes do início das provas, fazer um aquecimento com especialistas na área e durante a prova ofereça bebidas para hidratação dos atletas. Ao final do evento, ofereça bebidas quentes para repor a temperatura do corpo dos atletas.

Em casos mais graves, deixe que a equipe médica e ambulância cuidem do caso. Todo cuidado é pouco quando falamos sobre a saúde dos atletas.

10 motivos esporte

#02 Atenção para o público que acompanha seu evento

Normalmente, os eventos esportivos atraem um público fiel para acompanhar as competições, além dos atletas que costumam levar amigos e familiares para assistirem às suas performances.

Esse público também necessita de uma atenção especial para não sentir os impactos das temperaturas geladas durante as provas.

Para cuidar bem dessa parte importante do seu evento, você pode oferecer uma atenção especial com alguns itens, como verificar se há stands ou restaurantes no local que ofereçam comidas e bebidas quentes.

Certifique-se também de que há boas pousadas e hotéis na região do evento. Isso trará maior comodidade e segurança para as pessoas que forem comparecer ao seu evento, inclusive os atletas, pois saberão que têm um local para se acomodarem.

bleachers-1867613 640

Você pode até fazer parcerias com esses hotéis. Como você levará um grande número de pessoas para se hospedar lá, eles podem oferecer descontos, alimentação especial para os atletas, oferecer o espaço para que você promova ações diferenciadas para os participantes do evento, etc.

Você pode ainda fazer uma área especial para que essas pessoas se aqueçam, com pequenas fogueiras ou aquecedores. E, ao montar a estrutura do seu evento, lembre-se dessas pessoas, deixando o espaço o mais aconchegante possível, evitando deixá-los em áreas abertas, com ventanias.

Outra ação que você pode fazer é distribuir brindes ou sorteá-los, como cachecóis, toucas, isqueiros e outros itens com a marca do seu evento. Ou ainda, se o mais viável, colocar à venda itens especiais da sua marca. Além de ser uma ideia para proteger o público do frio, aumentará a divulgação espontânea da sua marca.

INOVAO 5

#03 Planejar o local e horário do evento

Esse item deve ser, na verdade, o primeiro da lista lá no seu planejamento, já que é a partir da decisão do local e do horário que o evento começa a ser divulgado. Nós só deixamos ele um pouquinho aqui pra baixo, porque sua preocupação maior deve ser com a saúde das pessoas, ok?

Quando você começar a decidir onde e quando será seu evento, se a temperatura na cidade costuma cair muito à noite, prefira fazer o evento durante o dia. E evite lugares em que a incidência de ventos é maior e a temperatura menor, como espaços descampados e muito próximos a lagos, a menos que seu esporte dependa dos ventos, claro.

off-road-buggy-517311 640

Se não houver outra opção de local, monte a estrutura de forma que proteja os presentes da temperatura muito fria e pense em opções para minimizar os efeitos do frio no seu evento.

Prefira locais em que há mais estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e estabelecimentos para atender seu público.

INOVAO

#04 Inove na ideia do evento

Nessa época é bastante comum que aconteça festivais de inverno, com muita música, cultura e pratos típicos para enfrentar o friozinho. É também a época das quadrilhas.

Seu evento pode embarcar nessa onda e ser temático, aliado a parceiros, atraindo um público ainda maior para comparecer ao espaço. Uma grande corrida seguida de um quadrilhão dos atletas ou uma prova de motocross em um festival de inverno pode ser a chave para se tornar um evento tradicional durante o inverno da sua região.

Faça boas parcerias com músicos, artesãos, restaurantes e cafeterias da sua região para oferecer ao seu público um evento inovador e bastante grandioso. Além de ser interessante, diferenciado e criativo, com opções de dança, artigos para inverno e alimentos bem quentinhos, é quase impossível que as pessoas sintam frio durante sua competição.

connect-20333 640

A parceria pode ainda ser feita com hotéis e pousadas da região. Dessa forma, seu evento pode ser feito dentro do estabelecimento ou você tem dicas para onde seu público pode ser hospedar. Tudo isso colabora para que seu evento crie uma experiência única para os participantes.

7 ITENS PARA CONSIDERAR 2

#05 Converse com as pessoas

Buscar referências e informações diretamente na fonte é a melhor opção para saber que está tomando a decisão certa. Organizar um grande evento não é fácil, demanda custos, bastante planejamento e um trabalho árduo para que tudo saia nos conformes. E, cansar tanto, para não conseguir um resultado legal no final de todo seu trabalho é o que você menos deseja.

Por isso, conversar com as pessoas é a melhor forma de saber que está fazendo tudo certo. Converse com outros organizadores que já fizeram eventos nessa época do ano, para saber como agiram, o que organizaram, como trataram os atletas e o público, como foi a escolha do local, o que promoveram, etc.

Depois, tenha uma conversa ainda mais atenta com o público do seu evento, especialmente com os atletas. Veja o que esperam, como foram os outros eventos que participaram, quais cuidados eles tomam normalmente, como se planejam para participar das competições no inverno, o que precisam e outros cuidados que eles esperam que você tenha.

feedback-1825508 640

Tendo esse ouvido atento e esse cuidado em entender como é a visão de outras pessoas sobre eventos nessa época do ano, você irá reduzir os riscos de que seu evento seja um fracasso.

Depois do evento, esse exercício de ouvir os participantes também é válido, pois é extremamente importante avaliar o sucesso do seu evento e seus e acertos. Receber o feedback do público é fundamental para a organização dos próximos eventos.

O QUE NO PODE FALTAR NO SEU EVENTO ESPORTIVO OU CORPORATIVO  5

... Friozinho e esportes combinam muito!

Organizar eventos em condições que exigem cuidado especial é uma missão ainda mais difícil que o normal, mas nada que seja impossível e que um pouco mais de planejamento e criatividade não consigam solucionar.

E, ao final de tudo, se você demonstrar para seu público que está empenhado em entregar para ele uma experiência muito maior do que só mais uma competição esportiva, a marca do seu evento irá ser muito mais valorizada.

E aí? Como você tem se preparado para o inverno? Na sua região, você sente muito os impactos da estação? O seu esporte é muito afetado com as mudanças no clima? Conta aqui pra gente nos comentários. Estamos te esperando, ok?