Homenagens para clientes: Tudo o que você precisa saber

Manter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para seu negócio se manter vivo no mercado. Por isso, é tão importante reconhecer o valor que essas pessoas têm para o seu negócio e encontrar formas de demonstrar apreço da sua empresa por eles.

TUTORIAL: COMO HOMENAGEAR AS PESSOAS QUE AJUDAM A CONSTRUIR O SUCESSO DA SUA EMPRESA  

Uma das formas de demonstrar a importância que seu cliente tem para você é através da premiação. Em especial, nos finais de ano, ações como premiar clientes é sempre muito bem recebido pelo mercado.

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Homenagens, troféus ou medalhas são meios de homenagear o seu cliente, demonstrar o quanto ele é especial para sua empresa, de valoriza-lo e de agradecer os seus clientes pela contribuição com o seu trabalho.

Por que homenagear clientes?

Os clientes são a razão de existir da nossa empresa, nos incentivam a ir em busca de nossos sonhos e a realizar sempre o melhor trabalho que pudermos. É imprescindível pensar que sua empresa só continuará existindo se houver consumidores interessados no seu negócio.

Dessa forma, o que você tem feito para demonstrar o quanto seus clientes são importantes para a sua empresa?

Premiar os seus clientes pode dar um toque especial para seu agradecimento de final de ano, pois os artigos de premiação são objetos duradouros, que ficarão expostos em locais especiais para os seus clientes por um longo tempo e que possuem muito simbolismo.

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Os troféus, medalhas e placas de homenagens são itens que permitem alto grau de personalização, por isso são uma excelente opção para homenagear os seus clientes. Por isso, aposte em formatos e em uma identidade visual que reforce os valores da sua empresa e que tenham relação direta com a personalidade de cada um dos premiados.

Quem de nós não gosta de ser reconhecido por algo que fizemos? Ganhar prêmios nos faz sentirmos valorizados e vencer faz com que fiquemos felizes. Ou seja, seu cliente vai adora ser reconhecido por você como um vencedor.

Além disso, os vencedores falam sobre o prêmio que receberam para outras pessoas. Se você trabalha no mercado B2B, é provável que o prêmio seja mencionado, inclusive, no site da empresa. Dessa forma, você aumenta a divulgação positiva da sua empresa.

Mas, o fator principal que deve te motivar a premiar um cliente, é a aproximação do relacionamento. Após receber um prêmio, as chances de seu cliente se tornar ainda mais fiel e propagador da sua empresa são muito maiores.

Ele irá contar a todos que sua empresa é diferente, não só na prestação dos serviços, como no atendimento e atenção aos clientes. Seu cliente se sentirá muito mais propenso a declarar os fatores positivos da sua empresa e se sentirá mais próximo dela.

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Se você puder fazer a entrega desses prêmios em um evento, é ainda melhor para a imagem da sua empresa. Um evento atrai a imprensa local, aumentando a sua divulgação, e é uma boa oportunidade para reunir clientes, colaboradores e parceiros, em um clima descontraído. É uma excelente forma de fechar novos negócios, estreitar relacionamentos e divulgar a sua empresa.

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE EVENTOS PARA 2019 

Nesse momento, aproveite para oferecer brindes e lembranças da empresa para que seus clientes, com itens personalizados com o nome da empresa do cliente ou do próprio cliente. Isso servirá reforçar ainda mais sua marca, que estará presente em diversos momentos do dia-a-dia dos clientes, através da premiação e através dos brindes. Por isso, é importante pensar em brindes que tenham relação com o perfil desses clientes, para que seja algo útil e inesquecível.

Pontos importantes no momento da homenagem

Existem alguns fatores que são de extrema importância para que a premiação ao seu cliente seja um sucesso e traga bons resultados para sua empresa.

Como foi dito acima, se houver a possibilidade de organizar um evento, uma cerimônia para premiação ou, ainda, uma confraternização entre clientes, fornecedores e colaboradores, a sua ação fica ainda mais interessante.

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E, se houver essa possibilidade, cuide de alguns detalhes importantes, como a escolha da data e do local do evento, por exemplo.

Escolha uma data que seja legal para todos que forem participar, fornecedores, funcionários e clientes, para que a festa seja completa. É a partir da data que todos os demais detalhes necessários para o acontecimento do evento, como contratação dos serviços, convites, reserva do local, etc.

Você pode optar por escolher datas especiais, como o Dia do Cliente, Black Friday, Semana do Consumidor, Dia da Mulher, confraternizações de final de ano, etc. Escolhendo datas especiais, você tem um motivo a mais para organizar a festa e homenagear seus clientes. Veja também se é mais interessante organizar um evento diurno ou noturno, durante a semana, final de semana ou feriado.

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Após escolher a data, é hora de pensar no local. Pense no deslocamento dos convidados até o evento e em locais que tenham estrutura adequada para receber o seu modelo de evento. Para isso, pense antes se você optará por um coquetel, confraternização, cerimonial ou outro modelo.

A partir daí, é hora de buscar os melhores fornecedores para atender ao seu evento, pois os parceiros é que o ajudarão a tornar essa homenagem aos seus clientes um grande sucesso e não um grande fiasco.

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Não se esqueça também de planejar um bom discurso de agradecimento. Não se trata apenas de entregar um prêmio, é preciso criar um momento que seja inesquecível para seu cliente, fazer um discurso pessoal, que mostre o que está sendo celebrado, o que o vencedor fez de especial e que mostre o que ele representa para você.

Faça um rascunho, mostre a outras pessoas, busque inspiração e reescreva quantas vezes for preciso. Lembre-se de que alguns dos melhores discursos da história foram feitos em poucas palavras.

Procure ser sucinto sem se esquecer de pontos importantes a serem ditos. Falar muito pode causar cansaço nos ouvintes e se esquecer de detalhes importantes pode deixar a sensação de discurso vago para a plateia. Por isso é importante mostrar para outras pessoas e treinar antes do evento.

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Se você tiver optado por não fazer um evento, pense em uma forma especial de enviar a homenagem para seus clientes. Anexe junto a uma mensagem que reforce o motivo daquele prêmio e a importância daquele cliente para você e reforce seu desejo de manter o vínculo por um longo período.

Categorias que podem ser premiadas

Para premiar seus clientes, você pode criar categorias específicas. Dessa forma, ele perceberá que sua ação de premiação não é estritamente comercial, mas tem um motivo real por trás dela. Além disso, é um meio de o cliente saber pelo que está sendo reconhecido e sentirá verdadeiramente valorizado.

Pensando nisso, citamos algumas categorias que podem ser utilizadas pela sua empresa no momento de montar a premiação.

Melhor feedback: Para aqueles clientes que sempre te dão um retorno e te ajudam a fazer seus serviços ficarem cada vez melhores.

Melhor sugestão: Para o cliente que sempre está te dando novas ideias, que te ajuda a inovar, e que te deu uma sugestão que foi um super sucesso para sua empresa.

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Cliente mais antigo: Pois nada mais importante para uma empresa do que ter clientes fieis. Por isso, valorize aquele seu cliente que deposita toda confiança em sua empresa há muito tempo. Isso mostra não só para esse cliente o quanto ele é importante, mas mostra para outras pessoas que sua empresa é confiável, por manter relações duradouras com os clientes.

Maior compra do ano: É uma ótima forma de agradecer aquele cliente que fez o maior pedido do ano com você e o incentiva a manter fazendo grandes pedidos com sua empresa.

Cliente mais fiel: Você pode premiar também o cliente mais recorrente durante todo o ano, para incentiva-lo a manter comprando sempre da sua empresa.

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Cliente mais criativo: Sabe aquele cliente que sempre te incentiva a desenvolver projetos extremamente criativos? Dê um prêmio a ele por sua criatividade, que leva sua empresa a fazer projetos cada vez mais inovadores.

POR QUE É IMPORTANTE SE PREOCUPAR COM O DESIGN DA PREMIAÇÃO DO SEU EVENTO? 

Existem outras mil e uma possibilidades de categorias para homenagear clientes, que você pode criar de acordo com o ramo de atuação da sua empresa e com o perfil dos seus clientes. O importante é não se esquecer de que o intuito principal dessa premiação é homenagear os clientes que fizeram a diferença no crescimento da sua empresa.

Modelos de troféus, medalhas e homenagens

Para te ajudar ainda mais a fazer uma celebração especial para homenagear seus clientes, escolhemos alguns modelos de troféus, medalhas e homenagens que são perfeitos para essa ocasião.

Lembre-se de que o principal é personalizar as mensagens e o formato o máximo possível com a identidade do cliente. Coloque seu nome, temas que ele gosta, a logo da sua empresa, etc.

Veja alguns modelos e ideias para se inspirar.

Troféus de acrílico

O acrílico por si confere às peças alto grau de sofisticação, elegância e personalização. É um artigo que vem sendo amplamente utilizado em premiações também por ser muito durável e estar disponível em diversas cores e facilmente assumir diversos formatos.

Você pode utiliza-lo de diversas formas, como vemos nos exemplos abaixo.

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Troféus de inox

Assim como o acrílico, o inox é um material que confere às suas peças alto grau de sofisticação e pode ser muito facilmente personalizado. A diferença para o acrílico é que é um material que dura para sempre. Por isso, seu custo pode ser um pouco maior.

Sua personalização se dá através dos formatos, que pode ser cortado na máquina a laser em diversos formatos e através de aplicação de películas adesivas, que combinam muito bem com as peças do material.

Confira abaixo alguns exemplos para você se inspirar na ideia.

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Medalhas de acrílico

Novamente falando do acrílico, quando utilizado em medalhas, o material pode ser combinado com outros ou assumir diversos recortes diferentes, inclusive da sua logo ou da logo do cliente, deixando a sua premiação ainda mais personalizada.

Se você optar por premiar seus clientes com medalhas de acrílico, confira abaixo algumas ideias.

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Medalhas de MDF Camada dupla

As medalhas de MDF em camada dupla são, com toda certeza, umas das mais bonitas que produzimos aqui na Uniart. São medalhas grandes, que destacam suas formas e informações e que podem também assumir vários recortes de forma fácil, através do corte a laser.

Veja alguns exemplos para você inovar na sua premiação.

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Placas para parede

As placas com suporte para serem dispostas em paredes são ideais para expor em escritórios e lugares de destaque nas casas dos seus clientes. Se você quer deixar sua marca em um local de destaque em um espaço importante para seu cliente, essa é a melhor aposta. Além de ser um meio diferenciado de homenagear seus clientes.

Confira alguns belos exemplos para se inspirar.

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Placas de homenagem

Para os clientes com perfil mais tradicional, as placas de homenagem são infalíveis. Você pode optar por confeccioná-las em acrílico gravado ou inox adesivado e entrega-las nos estojos. É um item sofisticado e muito utilizado para homenagear pessoas importantes.

PLACAS DE HOMENAGEM: QUANDO ENTREGAR A ALGUÉM, O QUE ESCREVER NA MENSAGEM E COMO PREPARAR O EVENTO 

Você pode personalizar a sua mensagem e deixa-la com o tom mais pessoal possível para que seu cliente sinta que foi feita especialmente para ele.

Confira algumas inspirações.

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Homenagens de mesa

Se os seus homenageados preferem expor os seus prêmios, mais ainda assim são pessoas com perfil mais tradicionalista, optar pelas homenagens de mesa é uma excelente opção. As placas de mesa podem ter vários formatos e de vários materiais diferentes e podem ser personalizadas de acordo com a atuação dos seus clientes.

Veja alguns modelos bastante criativos.

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Homenagens de acrílico dobrado

Se você está com pouca grana, mas sabe que é importante valorizar os seus clientes, aposte em homenagens de acrílico dobrado. Elas são bem simples, mas podem ser personalizadas com películas adesivas e alguns diferentes formatos. São ideais para colocar em cima de estantes e mesas de escritório.

É um meio de você não se esquecer do seu cliente e gastar um pouco menos.

Confira alguns modelos para você se inspirar.

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... Seu cliente já sabe o quanto ele é importante?

Agora que você já sabe a importância de valorizar o seu cliente, de demonstrar o quanto ele é importante para o crescimento da sua empresa e de estreitar o vínculo do relacionamento dele com a sua marca, quais detalhes merecem maior atenção e viu alguns modelos de premiação para se inspirar, é hora de correr atrás e começar a colocar em prática as suas ideias.

Lembre-se que é importante se planejar para organizar essas ações e atentar-se para detalhes como orçamento disponível, data mais propícia, quais serviços contratar, quem homenagear e quem serão os convidados, como será o pós-evento, etc. Mas tudo isso cabe em um outro post, que já escrevemos para você.

TUTORIAL PARA ORGANIZAR UM EVENTO CORPORATIVO DE SUCESSO 

Agora é só correr e colocar a mão na massa. Partiu?

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