Tutorial: como homenagear as pessoas que ajudam a construir o sucesso da sua empresa

Muitas pesquisas apontam para um claro aumento no engajamento e da motivação dos relacionamentos entre marcas e pessoas quando há valorização humana por parte da marca, principalmente quando se reconhece grandes feitos das pessoas que cercam a empresa, sejam fornecedores, funcionários ou clientes.

TUTORIAL PARA ORGANIZAR UM EVENTO CORPORATIVO DE SUCESSO

E a melhor maneira de reconhecer a importância dessas pessoas para o crescimento da sua empresa é através de homenagem.

Organizar um evento que inclui uma homenagem a alguém ou a algum grupo pode ser uma tarefa bastante complexa, principalmente quando se chega à etapa da mensagem que será entregue à pessoa.

Nesse artigo, mostraremos como organizar eventos de homenagem, com foco na escolha da mensagem e no momento da entrega, para que sua celebração seja um sucesso e o homenageado guarde aquele momento em sua memória por muito tempo.

Ao organizar um evento corporativo que inclui homenagem a alguém, é preciso compreender o que os homenageados esperam desse tipo de evento, para que as lembranças e afeto pelo evento perdurem por um longo tempo, mesmo após a cerimônia.

Como vimos em outros artigos, organizar um evento exige alguns passos, como definir data, hora e local, quem serão os convidados e o que será servido. Quando se trata de um evento corporativo, que inclui homenagem aos funcionários, clientes ou fornecedores e parceiros, a comemoração normalmente irá se tratar de um ambiente formal, e o evento exigirá um coquetel ou jantar.

CHECKLIST: O QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU EVENTO ESPORTIVO OU CORPORATIVO?

 

É interessante também deixar claro no convite qual o tipo de traje que a ocasião irá exigir.

Inclusive, ao fazer a entrega dos convites, é importante sempre pedir para que os convidados confirmem presença, principalmente os homenageados, para que você possa previamente providenciar buffet, espaço e, o mais importante, os troféus ou homenagens. 

champagne-3011490 640

Após essa rápida lembrança das etapas de organização de um evento corporativo, vamos conhecer algumas dicas para organizar premiações na sua empresa?

Desejo a você boa leitura e, para complementar seu conhecimento, mergulhe nos textos de apoio, linkados durante o artigo.

Cuidado com a divulgação do evento!

Premiações são grandes motivadoras de funcionários, clientes e fornecedores para estreitar os vínculos desses relacionamentos. É o momento em que os homenageados se sentem importantes e valorizados e querem brilhar diante de quem está presente.

Portanto, para valorizar ainda mais esse momento, invista em convites diferenciados. Assim, os participantes do evento, em especial os homenageados, irão sentir a importância que aquela celebração tem para quem está organizando e para eles.

Para isso, invista em convites interativos, sites específicos para o evento, e-mail marketing com detalhes, convites surpresa em suas caixas de correio, SMS etc. Não importa como, mas mostre o quanto a presença da pessoa é importante no evento. 

keyboard-3696868 640

Quem irá receber o prêmio, se sentirá muito mais valorizado se estiver diante da presença de todos e todos irão se sentir valorizados se receberem convites que realmente lhe prendam a atenção e que mostre o quanto a sua presença é indispensável, mesmo que dessa vez ainda não venha a receber o prêmio.

Não se esqueça também de organizar um espaço na cerimônia para fotos dos homenageados, faça um backdrop bem bacana e personalizado e, se for o caso, totens e outros itens para que os vencedores celebrem e registrem o momento da sua vitória.

Esse espaço é importante também para divulgação do evento na imprensa e nos informativos para empresa. E pode ser utilizado ainda para envio de informativos e cartões de agradecimento aos participantes, para efetuar o pós-evento.

Dicas para premiação de funcionários

Se o objetivo do seu evento é premiar os melhores talentos da sua empresa, a quem merecer o prêmio, é importante incluir toda a equipe nessa decisão, para que não haja conflitos internos decorrentes da escolha dos vencedores.

Faça uma votação interna definindo os candidatos para cada categoria e crie categorias específicas. Às vezes, em seu ponto de vista, o melhor é determinado funcionário, mas para os colegas que convivem no cotidiano, pode ser outros.

Crie categorias divertidas para tornar o acontecimento mais dinâmico e inclusivo, como Funcionário mais divertido, Funcionário que mais ajuda os colegas, Funcionário que mais apresentou novas ideias durante o ano, Funcionário mais pontual, Funcionário que menos faltou, Funcionário que menos se envolveu em discussões, Melhor trabalho realizado em equipe.

Tudo isso funciona para fomentar os bons exemplos dentro da empresa e as boas práticas, além de envolver toda a equipe em uma discussão saudável e em uma reflexão sobre o trabalho diário e como podem melhorar.

Após essa definição, pense na aquisição do prêmio. Será troféu ou medalha? Como iremos personalizar para deixar o prêmio com a cara do homenageado? Lembre-se de que quanto mais personalizado, mais valor terá para quem o receber.

A partir daí, é hora de pensar na cerimônia, quem irá apresentar, quem vai conduzi-la, quem irá entregar os troféus, os vencedores poderão ou não discursar, qual será o texto pronunciado pelo cerimonialista, como será o palco, as luzes, quais serão as músicas etc. Todas essas questões precisam ser definidas previamente, para diminuir os riscos de ocorrer uma saia justa durante a solenidade.

Você, enquanto responsável por organizar o evento da empresa, precisa se esforçar o máximo possível para que o evento seja dinâmico e agradável, para que ninguém se canse durante a cerimônia ou que os convidados se sintam deslocados durante o evento. É necessário fazer com que os participantes não percebam o tempo passar e sintam-se à vontade. 

business-2584713 640

Brinque com o suspense e, se possível, não revele antes quem serão os premiados, para que todos fiquem na expectativa para saber quem são os vencedores. Isso ajuda a descontrair e a interagir com todo mundo. Invista em uma trilha sonora de suspense e em um discurso que prenda a atenção.

Dicas para homenagear clientes

Seus clientes sabem o quanto são importantes para você? Deixar isso claro, aumenta a fidelização dos seus clientes pela sua empresa e te diferencia da concorrência. Lembre-se de que hoje o consumo não se dá apenas por necessidades básicas, mas a relação entre empresa-cliente está indo muito além disso, sendo pautada, principalmente, pelos vínculos emocionais.

A melhor forma de demonstrar a sua gratidão por seus clientes é através de uma homenagem. Como dissemos acima, seus clientes podem (e devem!) participar dos seus eventos corporativos e essa é uma ótima oportunidade para prestar essas homenagens. Mas, assim como nos outros eventos, é necessário ter atenção para alguns detalhes.

Durante o evento, é importante lembrar ao cliente o que você está celebrando na situação, que pode ser mais um ano de crescimento da empresa, lançamento de um produto, etc. De qualquer forma, lembre-se de celebrar o relacionamento entre sua marca e seu cliente.

O proprietário da empresa deve celebrar e evidenciar essa relação, fazendo um discurso de agradecimento. Aproveite o momento para agradecer os clientes mais fiéis, que fazem parte da sua história de sucesso.

A partir desse momento, entregue placas ou troféus para cada um desses clientes mais fiéis, e personalize de acordo com a personalidade de cada um deles, para que se sintam ainda mais especiais. Já dissemos e vamos repetir: personalização é a palavra-chave nas homenagens.

business-3167295 640

Como acertar em cheio no discurso?

O momento mais esperado do evento e que menos se há controle do que pode acontecer é o discurso, pois nunca se sabe o que vai sair da boca do homenageado, do cerimonialista ou do proprietário da empresa nessa hora.

Mas há alguns cuidados que podem ser tidos no momento para que nada dê errado nesse dia tão especial.

Estipule um tempo, para que o discurso não seja extremamente longo ou cansativo e, dessa forma, você prepara a pessoa que irá discursar para que ela saiba o quanto pode falar e o que é necessário que ela fale. 

microphone-2763602 640

Para não estragar o clima de surpresa tendo que contar quem serão os premiados, você pode pedir que todos se preparem, ou enviar dicas por e-mail de discursos, etc. Isso intensifica o convite a todos e permite que todos estejam mais preparados.

Para facilitar, você pode também escrever alguns roteiros e distribuir, para que a segurança de quem irá discursas aumente. Divida a apresentação em tópicos importantes e faça anotações sucintas sobre cada tópico, para que não haja confusão ou o discursante se sinta perdido.

Para quem irá discursar em nome da empresa, inclua tópicos como agradecer os patrocinadores e parceiros da organização do evento, uma mensagem de inspiração para os participantes, agradecimento a todos os setores, breve histórico do último ano da empresa.

Para o homenageado, pode falar brevemente sobre sua história na empresa, como se tornou cliente, funcionário ou colaborador, uma mensagem de inspiração e agradecimento breve.

Planeje ainda um sinal para avisar que o tempo está acabando, para que a pessoa saiba que está extrapolando no discurso.

Personalizando para o homenageado

Primeiro, deve-se pensar na ocasião em que está ocorrendo a homenagem. É para o dia do cliente, funcionários destaque, clientes mais fiéis, melhores fornecedores? Tudo isso irá iniciar o processo de escolha da homenagem.

PLACAS DE HOMENAGEM: QUANDO ENTREGAR A ALGUÉM, O QUE ESCREVER NA MENSAGEM E COMO PREPARAR O EVENTO

É importante evidenciar esse fator na homenagem, colocando data e local em que ocorreu a entrega e colocando o motivo da entrega do prêmio.

Estampe a personalidade do homenageado na mensagem: se é uma pessoa reconhecida por seu bom humor, escolha uma mensagem descontraída, se é uma pessoa que é fanática por algum time de futebol e que realizou bom trabalho em equipe, brinque com as cores de seu time de coração e sobre a equipe. E nunca se esqueça de colocar o seu nome em evidência.

É válido buscar alguma inspiração na Internet. A Internet sempre nos traz muitas novidades, ideias e dicas e, com certeza, alguma das suas buscas te trará grandes ideias para seu homenageado.

Na homenagem, você precisa deixar claro o valor daquela pessoa para sua empresa e palavras como admiração, respeito, profissionalismo, amizade e sucesso reforçam esse valor.

E, o principal e dito mais uma vez, personalize o texto! Nada de utilizar um texto padrão para todos os homenageados. Diferenciar as mensagens, mostra que a empresa valoriza e compreende a individualidade de cada homenageado no evento corporativo.

Em resumo, o prêmio deve incluir: nome e cargo ou título de quem está recebendo o prêmio, o motivo do prêmio, nome da empresa, data e local do prêmio e toques de individualidade para cada um dos homenageados.

Para tornar o prêmio ainda mais particular, você pode, por exemplo, colocar uma foto do homenageado na premiação.

2846

O mais importante é inovar e tornar aquele momento o mais especial possível para os homenageados.

Atenção especial à peça

Ao considerar a personalidade dos homenageados, já sabemos se ele irá preferir uma homenagem de estojo, de mesa, um troféu, placa de parede ou medalha de honra ao mérito.

Analisando todas essas possibilidades, é hora de escolher o fornecedor que melhor irá atender a sua demanda e que irá deixar o seu homenageado mais feliz ao receber o prêmio.

CONFIRA ESTES 7 ITENS ANTES DE CONTRATAR UM FORNECEDOR DE TROFÉUS

Atente-se para o fato de que, muito provavelmente, é um item que ele guardará com orgulho por toda a vida, então precisa ser de boa qualidade. O que, no momento, é motivo de orgulho, pode se tornar motivo de desânimo para quem recebeu o prêmio, caso ele perca seu brilho, arranhe ou quebre muito facilmente. E, claro, essa imagem negativa ficará conectada a sua empresa, o que irá desvalorizar todo seu trabalho para organizar essa homenagem.

Como evidenciado no item anterior, uma homenagem deve ser personalizada. Quanto maior a personalização, mais seu homenageado irá se sentir valorizado. Além disso, haverá fotos, o momento será divulgado nas redes sociais da empresa, na imprensa, nas redes sociais particulares, nos canais das empresas parceiras homenageadas, etc.

Cuide também para que não haja erros de digitação nos textos das homenagens, pois o seu objetivo de valorizar a conquista de alguém pode ir para o ralo por conta de erros de português bobos. Tenha atenção ao escolher a mensagem e corrija quantas vezes forem necessárias.

1659

Uma peça original, diferenciada, de qualidade e personalizada irá chamar mais atenção.

Conclusão

Com as festas de final de ano se aproximando, as empresas já se preparam para organizar os eventos corporativos e para premiar seus melhores talentos e parceiros.

Fazer isso, pode se tornar uma tarefa complexa, a depender da equipe em que se trabalha. Para minimizar os imprevistos e polêmicas, agora sabemos que é preciso planejamento, integração de toda a equipe e personalização das mensagens de acordo com a personalidade de cada um dos homenageados.

Invista em parceiros para fornecer os artigos para premiação que permita que você personalize suas mensagens, que te oriente no planejamento e que consiga entregar os itens com qualidade e prazo, pois não adianta ter todo esse trabalho e não conseguir receber os prêmios a tempo, não é?

Mas toda essa preocupação em organizar um grande evento para homenagear quem fortaleceu sua empresa no último ano vale muito a pena, pois os resultados são valorização da sua empresa por parte dos funcionários, aproximação da empresa com os clientes, empresa se apresenta como uma marca mais humana e o evento gera mídia espontânea para a empresa, o que aumenta sua divulgação em muitos canais, sem grandes investimentos em publicidade.

table-3719389 640 1

Viu só como é o máximo e como pode se tornar simples homenagear quem esteve ao seu lado te proporcionando crescimento?