Escarapelas: saiba tudo sobre esse artigo de premiação indispensável para Copas, Exposições e Feiras de animais

Por todo o país acontecem eventos como feiras, exposições, copas de equinos, bovinos, cães, gatos, pássaros entre outros animais e uma das etapas principais desses eventos é a escolha da premiação.

Por isso, nós decidimos dar uma forcinha para você, abrindo as portas da nossa empresa e explicando tudo sobre um dos artigos para premiação mais utilizado nesses eventos: as escarapelas.

Talvez você conheça por outros nomes, como já foram sugeridos para nós, tais como: faixas para premiação, fitas de premiação, rosetas, e (acredite!) guirlandas. O fato é que esse material simboliza a vitória dos animais que estão participando da competição e se preocupar com essa parte do seu evento é fundamental para que os donos/criadores sintam-se confiantes na organização e satisfeitos ao ponto de voltarem na próxima edição. 

dressage-1308446 640

Aqui, vamos detalhar o que são as escarapelas, como é o nosso processo de produção, quais são os modelos mais comuns para cada tipo de evento e como você pode valorizar a sua escarapela deixando-a com a cara do seu evento.

Vamos lá?

O que é escarapela?

Escarapelas ou rosetas são artigos, normalmente utilizado para premiações de eventos de competição de animais, que irão adornar os vencedores.

São conhecidas como rosetas devido ao seu formato, que aparenta um tipo de disposição em que as folhas se encontram muito juntas e em forma circular, lembrando o formato de uma rosa. Já o nome escarapela vem do espanhol e em alguns países simboliza as conquistas das suas nações. Por isso, sua relação com esse artigo de premiação. 

2498

As escarapelas são feitas com fitas de cetim, que na máquina de costura ganham forma e têm no seu centro o PS de 1mm, e após a colagem do rabicho (também feito de cetim), se tornam em lindos artigos para premiação e o mais usado em premiações de eventos e competições que envolvem animais.

Passo-a-passo da produção de uma escarapela na Uniart

1. Escolha da fita

O primeiro passo é escolher as cores das fitas que irão compor o modelo da escarapela, previamente escolhido pelo cliente. Quando a escarapela é de um modelo com duas cores, as fitas são costuradas na máquina.

2. Fazer o franzido

O segundo passo da produção de uma escarapela é fazer na máquina de costura o aspecto franzido das bordas na fita de cetim.

3. Corte da fita

Nesse momento, é feito o corte das fitas na medida da escarapela que será produzida.

4. Corte do PS

Nessa etapa, é feito na máquina de corte a laser o corte das placas de ps de 1mm que formam o centro das escarapelas.

5. Colagem do centro

O quinto passo é colar o centro de ps de 1mm nas fitas recortadas de cetim e a escarapela começa a tomar a sua forma final.

6. Fazer o rabicho

Agora é hora de cortar as fitas de cetim para formar os rabichos das escarapelas no nosso aparelho próprio de corte térmico, que permite que os rabichos tenham o mesmo tamanho e padrão de corte. Os rabichos seguem o mesmo padrão de cor das rosetas.

Quando são feitos pedidos de escarapelas com três rabichos, o terceiro normalmente é personalizado em tecidos próprios para impressão digital.

7. Colagem rabicho

Quase finalizando a montagem das escarapelas, é hora de colar o rabicho na parte traseira das peças.

8. Personalização

Escarapelas montadas, é hora de... personalizar as peças. Na finalização das escarapelas, é o momento de colar os adesivos no centro da roseta para personalizar de acordo com o evento do cliente.

9. Faixa e suporte cabeçada

As faixas são utilizadas como suporte quando utilizadas no pescoço de animais de grande porte, como equinos e bovinos. As faixas podem ser de cetim ou personalizadas em tecido para impressão digital. Nesse caso, após todas as etapas, as escarapelas são fixadas nas faixas e, aí sim, estão prontíssimas!

Já o suporte é utilizado em diversas situações como cabeçada de equinos e bovinos, gaiolas para pássaros, coleiras de cães e, por esse motivo, já vem com cordão e, na parte traseira da escarapela é fixada outra placa de ps 1mm com corte para esse suporte.

cbg

Seguindo essas etapas à risca e com bons equipamentos de produção, conseguimos nos tornar uma das únicas empresas no Brasil a conseguir produzir esse artigo em escala industrial, o que garante maior qualidade do produto, agilidade na produção e o resultado final é um produto com um belo e uniforme acabamento.

Agora que você já conhece o processo de produção, deve estar curioso para saber quais tipos de escarapelas são mais usados em cada modelo de evento, não é?

Os tipos de escarapela para os eventos

As escarapelas que possuem centro maior, normalmente, são mais utilizadas em eventos de equinos, caprinos e bovinos, independente do formato escolhido.

Em eventos de exposições de cães e gatos, os organizadores costumam optar por escarapelas mais volumosas, com mais camadas de fita e com o centro menor e personalizado com bottom, e com três rabichos, personalizando o rabicho central com a logo do evento ou da organização.

Há uma curiosidade sobre eventos de exposição de equinos quanto à classificação: em geral (não é uma regra, mas um consenso), o primeiro colocado é nomeado como Campeão e recebe a faixa/escarapela verde e amarela, o segundo tem o título de Reservado e seu prêmio é vermelho e branco e o terceiro lugar é recebe o título de 1º Prêmio e a escarapela azul e branca.

sitepar3

Escarapelas com o centro menor são mais frequentes em eventos de pássaros.

Lembrando que essas observações acima não são regras rígidas, mas apenas observações sobre o que é mais comum para cada evento.

Como dito acima, o suporte é utilizado e indicado para muitas ocasiões, como em coleiras de cães, gaiolas de pássaros, cabeçada de equinos, etc.

As faixas são mais indicadas para animais de grande porte a utilizarem no pescoço, como bovinos e equinos.

As faixas para dorso de bovinos enfeitam os animais e se destacam quando o assunto é premiação.

Como valorizar meu evento através da premiação?

As escarapelas são o item mais utilizado em premiação de eventos que envolvem exposição ou competição de animais e evidenciam as conquistas alcançadas adornando os destaques.

Utiliza-las em sua premiação é uma forma de demonstrar apresso pelos competidores e boa organização do seu evento.

Quando alguém se sente valorizado ao participar de um evento, a pessoa tende a eleva-lo em seu conceito em detrimento dos demais e volta para participar das próximas edições. A sua premiação deve cumprir essa função. 

horse-1680030 640

Vamos pensar o seguinte: quais prêmios você expõe com mais orgulho em sua estante? Quais ficam à frente e quais você guarda ou mesmo descarta?

POR QUE É IMPORTANTE SE PREOCUPAR COM O DESIGN DA PREMIAÇÃO DO SEU EVENTO?

Isso mesmo, os que são maiores, mais bonitos e mais importantes para você e isso, normalmente, tem relação com o porte do evento. E você só chegará ao nível dos grandes eventos, se oferecer grandes experiências aos participantes, isso inclui a premiação.

Para valorizar o seu evento, você deve utilizar materiais de alta qualidade na premiação e torna-las “a cara” do seu evento, através da identidade visual. Nesse caso, capriche na criação de um cartaz/identidade para divulgação do evento e siga esse padrão na criação das escarapelas. Reforce a marca do seu evento/empresa através da personalização da faixa e do rabicho.

COMO CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL SENSACIONAL PARA SEU EVENTO ESPORTIVO?

Na personalização da arte do centro da escarapela, não deixe de evidenciar o nome do evento, escolha uma imagem com alta resolução do animal ou raça que será o motivo do evento e reserve um espaço para os patrocinadores e para a data do evento.

Seguindo essas dicas, todo seu evento seguirá um padrão visual, o que irá fazer com que os participantes do seu evento o memorizem com maior facilidade, além de transmitir a eles a sensação de organização.

Finalizando...

As escarapelas são importantíssimas para a organização de eventos como exposições, copas, feiras de animais e descuidar da aquisição do artigo pode arruinar a premiação do seu evento.

O momento mais esperado para os criadores/adestradores/donos dos animais que participam desses eventos é a premiação que seus animais, a quem dedicam boa parte das suas rotinas, irão receber e, por isso, você deve ter uma atenção toda especial ao escolher quem será seu fornecedor.

CONFIRA ESTES 7 ITENS ANTES DE CONTRATAR UM FORNECEDOR DE TROFÉUS

Se atentar para empresas que consigam produzir escarapelas mais bonitas, personalizadas e de melhor qualidade fará a diferença aos olhos dos participantes do seu evento. 

dog-2388270 640

Cuide de cada detalhe e veja seu evento se transformar em um sucesso memorável para os inscritos!